Vale à pena mudar a vida toda por um amor?

Feita por >Marina · 16 mai 2014 Terapia de casal

Olá, tenho 31 anos, sou mãe de um menino de 13, separada e há um ano e meio aproximadamente conheci um homem pelo qual me apaixonei, porém o mesmo foi transferido de cidade, continuamos a conversar e nos encontrar a cada 15 dias, somos muito parecidos, gostamos das mesmas coisas e quando estamos juntos "é só sorrisos". Com a distância veio a saudade, a desconfiança e algumas brigas, e a proposta de mudar para lá com meu filho e morar com ele. Hoje sou uma funcionária efetiva, com estabilidade financeira, meu filho tem amigas e vivemos bem aqui. Me sinto muito insegura em largar tudo e começar do zero com meu filho em um lugar novo, ao lado desse homem que gosto muito.

A melhor resposta 19 MAI 2014

Olá Marina! Esta pergunta requer uma série de respostas. Pois seria importante enumerar os fatores favoráveis e desfavoráveis de uma delicada decisão. Que não envolve somente você, mas também sua família e profissão.

Minha sugestão é que faça exatamente isso, coloque em um papel tudo que pode ser benéfico com esta mudança e também aquilo que irás perder ou deixar para trás. Quando escrevemos e estruturamos nossas idéias, ficamos mais imersos na realidade dos fatos. Reflita, converse com alguém de sua confiança e respeito, valorize a vontade de seu filho escutando-o, e se assim decidires ir, deixe seu namorado ciente que esta decisão é algo muito importante na sua vida. E para tanto este deverá lhe oferecer a segurança e suportes necessários para você e seu filho.

E se mesmo assim estiveres com dúvidas, procure um terapeuta, ele poderá lhe auxiliar na busca de respostas.

Abraços e siga seu coração sempre com a razão!

Katia Mafra

Psicóloga Katia Mafra Psicólogo em Florianópolis

30 respostas

23 MAI 2014

Olá Marina, esta é uma situação muito delicada, já que envolve família e profissão.
Penso que você deva avaliar e verificar o que será benéfico para você e seu filho, mas também as perdas que virão com a escolha. Pois quando se faz uma escolha sempre se ganha e perde algo.
A partir desta avaliação da situação pense no que valerá e tome sua decisão baseada no que lhe trará segurança.
Riscos fazem parte da vida, mas podem ser planejados. Busque o que possa trazer bem estar para você e sua família.
Abraço e boa sorte!

Sabrine Fernandes

Psicóloga Sabrine Fernandes Psicólogo em Juiz de Fora

5 respostas

20 MAI 2014

Olá Marina,
esta é uma ótima pergunta e com certeza você não está sozinha nesta situação.
De acordo com as questões que você apresentou e que acredito que sejam as mais importantes para você, minha sugestão é: avaliar o mercado de trabalho da futura cidade, você teria facilidade em se recolocar no mercado? Outra questão, seu filho teria um bom colégio para estudar? Ele tem facilidade de fazer novos amigos? A relação dele com seu namorado é positiva?
Acredito que estas são algumas perguntas que ao responder você irá conseguir tomar uma decisão mais assertiva.

Aline Medeiros Psicólogo em Florianópolis

49 respostas

19 MAI 2014

Se você ama ele e se dão bem, por que não? Aliás, converse com seu filho e diga que se sente sozinha...

19 MAI 2014

Olá, boa tarde Marina.

Na verdade a dica que passo é o seguinte: avalie as vantagens e desvantagens em sua decisão, aquela que tiver mais pontos positivos será mais fácil para você tomar decisão. Mas é bom você pensar bem na sua escolha. Porque na atualidade a realização pessoal é mais difícil que encontrar um amor. Não que amor verdadeiro não existe, existe sim, mas para manter é bem mais difícil. Conviver juntos na atualidade os seres humanos parecem que desaprenderam.

Abraço, Jorgete Onohara

Psicóloga Jorgete Onohara Psicólogo em Joinville

32 respostas

19 MAI 2014

Esta é uma pergunta difícil de responder, tudo vai depender do preço a se pagar e da sua assertividade, se você achar que vale à pena, que vai compensar e será uma grande experiência, por que não mudar em razão de uma amor que está aí, vivo, incandescente, que merece e deve ser vivido?

No entanto, se a mudança significa indecisão, um caminho de incertezas e que exigirá muito de todos os envolvidos, é melhor pensar com calma e refletir bastante a respeito.

Dínerson Fiuza Psicólogo em São Paulo