Amor da vida ou amor para a vida?

Feita por >Renata · 3 fev 2019 Terapia de casal

Olá, queridos. Eu tenho uma dúvida enorme, existe mesmo amor para sua vida e amor da sua vida? Vivo me questionando isso. Terminei um relacionamento já tem 5 anos, já estou em outro, mas me sinto ligada ao meu ex (e ele corresponde isso também). Foi meu melhor namorado, foi quem descobrir o amor. Ele me inspirava todos os dias e nós vivemos dois anos muito bons. Terminamos por falta de maturidade de ambas as partes. Eu era muito possessiva e ele já não tinha mais paciência pra isso. Quando conversamos, ele me pede desculpa por ter terminado, que o certo era sentar, resolver, já que existia um amor bonito e puro. Ele é... meu eterno amor. Já meu atual namorado, é ótimo também (graças a Deus eu só me relaciono com pessoas maravilhosas). Tem seus erros, como eu, mas ele se esforça muito pra ser bom. Só que agora, chegamos num ponto que o coração dele diz que ama, mas a razão diz que não daremos certo. Somos diferentes (eu acho ótimo). E isso acaba gerando conflitos que, hoje em dia, pesam na relação. Eu o amo. É outro tipo de amor, mas eu o amo. Já terminamos e eu fiquei arrasada porque eu gosto mesmo dele. Com essa dúvida (dele), eu passei a ter dúvida também. Será que vale a pena enfrentar nossas diferenças? Será que iremos continuar juntos? Será que estamos assim porque não há total entrega? E o meu ex? Por que ainda existe esse amor? Tô insistindo no erro de ficar com alguém que não amo como amo meu ex? Afinal... Existe amor da vida e amor pra vida?

A melhor resposta 4 FEV 2019

Olá Renata!
O amor é o sentimento mais elevado da escala afetiva, de modo que não acontece plenamente quando não há maturidade. Para chegar a esse grau o sentimento é precedido pelo respeito. Quando em uma relação o respeito acontece por ambas as partes é possível realizar escolhas que desenvolvam o amor. Este sentimento é diferente da paixão, a qual é expressa por um encantamento pelo outro e ocorre porque o cérebro produz um neurotransmissor chamado fenitilamina com duração biológica que pode variar de 4 meses a 2 anos. Ou seja, no seu primeiro namoro, quando houve dificuldade vocês não persistiram. Será que você está considerando como base para todos os seus relacionamentos futuros o período da paixão? E no relacionamento atual, amar com o coração e não amar com a razão se torna um pouco incoerente, uma vez que o amor se torna uma escolha, precedida pelo respeito, e que se constrói principalmente diante das dificuldades.
Avalie sua relação e seus sentimentos para fazer escolhas maduras e conscientes, evitando Novos arrependimentos.
Abraço e conte comigo!
Jaqueline Elisa Psicóloga

Jaqueline Elisa Psicóloga Psicólogo em Jaraguá do Sul

63 respostas

24 MAI 2019

Sim, logico que pode existir amor para vida, se você ainda tem duvida procure um terapeuta

Wenderson Psicólogo em São Paulo

403 respostas

5 FEV 2019

Bom ter o seu contato Renata!!!

De acordo com o seu relato, sugiro que procure um(a) profissional da psicologia em consultório.

Considerando ser uma questão que envolve a sua qualidade de vida afetiva conjugal, a fim de que se possa trabalhar os detalhes para uma decisão mais assertiva e de comum acordo com os seus planos em um relacionamento saudável e benéfico.

Atenciosamente,

Carlos César Petruy Psicólogo em Curitiba