Uma criança muito ativa, o problema é que faz birra

Feita por >c. silva · 8 nov 2017 Psicologia infantil

Minha filha tem 1 ano e 8 meses.

Uma criança muito ativa, o problema é que faz birra e me chuta para dormir e quando acorda também eu tento controlar, mas acabo alterando o tom de voz (grito) e dou uma palmada. Me sinto frustrada por não estar sabendo lidar com ela.

A melhor resposta 9 NOV 2017

Boa noite.
Ao fazer birra, a criança geralmente está demonstrando que tem noção das regras e dos limites impostos, porém não os aceita. É a forma que ela encontra para expressar que algo não a está agradando. É uma forma de reivindicar. Palmadas e gritos, provavelmente só aumentarão a frequência desses episódios, tente brincar com ela e aproveite esse momento para acessar o mundo dela. É preciso observar a sua filha e tentar compreender o que há por trás desses comportamentos. Ela dorme com vc? Como é a rotina familiar? Em que momentos isso acontece? Vc não forneceu muitos detalhes, então fica difícil compreender com maior profundidade. Caso sinta que não consegue lidar com isso sozinha e perceba que os comportamentos dela estão persistindo, procure um grupo de orientação de pais ou um psicólogo para investigar essas dificuldades. Fico à disposição. Um abraço.

Cristiane Melo Psicólogo em Campinas

232 respostas

12 NOV 2017

Olá, a criança sempre vai agir e reagir a forma como os pais se comportam. Alguns comportamentos demoram a "desaparecer", quando estamos nesse processo de reeducar a criança, isto faz parte. O importante é não desistir e evitar perder a paciência, por mais difícil que seja.

Se por exemplo a criança bate em alguém e todos ficam rindo, agindo como se aquilo fosse algo "bom", a criança vai tender a repetir esse comportamento para ter as mesmas reações e aceitação das pessoas ao redor. Se em determinado momento esse bater se torna incomodo, machuca essas pessoas e a criança for repreendida ela ficará confusa, pois antes aquilo era aceitável. Então mesmo que mudem sua postura em relação a criança, ela ainda irá tentar bater nas pessoas várias vezes, antes desse comportamento ser "abandonado".

Caso o problema continue persistindo, busque um psicólogo que trabalhe com crianças para lhe orientar. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

10 NOV 2017

Ola C. Silva, ha crianças que tem temperamento mais agressivo e mais energia. Isso as vezes dificulta a relação com uma mamãe cansada e insegura. É de certa forma esperado que as crianças comecem seu processo de autonomia e sejam impositivas em seu querer, mas que nunca vc precisa ser paciente e nao disputar com ela, porém com amor e paciencia permanecer no limite q vc impos, ou q a situação requer. Mas nao se culpe, nao é mesmo fácil saber fazer tudo direitinho. Nesse momento vc ainda deve combinar amor, paciência pq sua crianca precisa, e tb tolerar o fato dela te desafiar, nao precisa ceder às demandas dela, apenas tolere sem agredila, logo ela se cansa e aprendera q a birra nao dara resultado e que a autoridade esta em vc.

Maria das Graças da Silva Psicologia Psicólogo em São Paulo

14 respostas

9 NOV 2017

Boa tarde, olha C. Silva normalmente quando a criança pequena a partir de 1 ano os pais ou os responsáveis começam a impor limites e regras a resposta emitida pela criança pequena é o choro e a birra inicialmente, nesse caso você terá no inicio alguma dificuldade, pois, como acontece com os adultos, jovens, adolescentes e idosos, todos nós temos que cumprir "um cronograma", tem hora para tudo, pela manhã, tarde, noite, sugiro que tente fazer uma agenda com horários que você com um tempo irá adequando a necessidades e limites de sua filha e inclua o "brincar" apesar dela está começando agora a descobrir o mundo ao seu redor, assim diminuirá a birra e o choro e, também você ficará com mais tempo para descansar e cuidar de você mesma. Depois de todas as tentativas a criança continuar com o mesmo comportamento sugiro que procure uma Psicóloga especialista em desenvolvimento infantil. Um forte abraço.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

9 NOV 2017

C. Silva, é importante entender que crianças pequenas, geralmente, por não possuírem uma verbalização tão ampla quanto os adultos, costumam se comunicar através do comportamento, das expressões, e isso inclui a birra. É interessante entender a rotina da família, a dinâmica que vocês elaboram quanto mãe e filha e os outros membros da família para que possamos entender o que a sua filha demanda de você através da birra. Pode ser atenção, pode ser algum incômodo familiar (brigas, violência, gritos), alguma dificuldade pessoal dela (dores, dificuldade pra dormir), enfim... o ideal seria que você procurasse um psicólogo para que juntos pudessem investigar as causas da birra e também para que encontrem o melhor caminho para alcançar o equilíbrio que você tanto deseja. Um abraço.

Géssyca Adriano de Souza Psicólogo em Armação de Búzios

4 respostas

9 NOV 2017

C. Silva, bom dia! Seria interessante entender um pouco da rotina familiar para melhor compreensão quanto aos limites e negociações combinados, mesmo que ela só tenha 1 ano e 8 meses, ela já entende os gestos, os limites, as frustrações. Concordo que a birra é sinal que ela não esteja gostando desta forma de limites. Como são os castigos? Os gritos e palmadas aumentam o distanciamento quanto à possibilidade de negociação e diálogo. Estes comportamentos são só à noite? Como ela está na escola e na relação com outras pessoas? Caso seja do seu interesse, seria importante você procurar um psicólogo infantil, que através da ludoterapia e da terapia, possam abordar pela fala e pelas atitudes da criança, expressões dos seus sofrimentos e suas dificuldades em relação ao contexto em que vive e que os desencadeiam. Ao ser encaminhado para psicoterapia infantil, a criança é acolhida e ouvida, tendo a oportunidade de expressar seu universo privado. Neste processo, a psicoterapeuta utiliza estratégicas lúdicas como jogos, brincadeiras, desenhos, colagem, pintura, argila, histórias para se comunicar com a criança, investigar e identificar quais os problemas psicológicos a impedem de se desenvolver de maneira saudável para depois ajudá-la a superar suas dificuldades. Neste processo é fundamental o envolvimento dos pais que também tem seus encontros para a compreensão do contexto que está sendo apresentado, bem como para construirmos todos juntos, as melhores formas de ajuda-la. Estou à sua disposição para maiores esclarecimentos. Abraços, Danielle Almeida

Danielle de Almeida Psicólogo em Rio de Janeiro

353 respostas

9 NOV 2017

Olá C.!
Se tiver disponibilidade e interesse, inicie a psicoterapia para que através do processo de autoconhecimento e fortalecimento emocional encontre suporte adequado para lidar com as questões da maternidade favorecendo a maneira como você se expressa.

Fico a disposição

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

9 NOV 2017

Olá C, boa noite.
Aqui você descreve poucos dados sobre a situação que vivencia atualmente então ficou difícil para entende-la. Fiquei com a impressão de que sua filha dorme com você e por isso as dificuldades com a birra e os chutes? Veja crianças dessa idade são muito ativas e conhecem bem os pais, elas tentam através do que tem disponível comportamentos para mostrar que alguma coisa não anda bem. Procure refletir se houve alguma mudança, morte, doença na sua família recentemente. Caso esse comportamento continue sugiro que marque consulta com um psicólogo e investigue essas questões.
Fico à disposição,
Suiani Oliveira Fustinoni

Suiani Oliveira Fustinoni Psicólogo em São Paulo