Criança de quatro anos tem problema em sair de casa. O que fazer?

Feita por >Roseli · 29 mar 2016 Fracasso escolar

Meu neto de quatro anos não quer sair de casa. Chora muito na hora de sair, mas, quando sai gosta se diverte. Mas é muito difícil. Agora na escolinha ele chora bastante. Diz que é muito tempo que fica La e que sente saudade. Não gosta de falar sobre a escola. Tem uma semana que começou a frequentar. O que fazer?

A melhor resposta 30 MAR 2016

Pelo que tu relatas, ele está com dificuldade no processo de separação e isso pode ter inúmeras causas. Sugiro que procurem um psicólogo para que ele possa avaliar o que leva este menino a ter estas atitudes e a partir da avaliação, poder encaminhar um tratamento para ajudá-lo.

Anônimo-276355 Psicólogo em Passo Fundo

114 respostas

30 MAR 2016

Bom dia Roseli
Bom acredito que ele deva permanecer na escola, deve sair, até porque a criança precisa interagir com outras pessoas e crianças além do mundo de sua casa. Agora se ele tem toda essa dificuldade e resistência aconselho-a a levá-lo a um psicólogo para investigar as causas. Não entre no seu jogo de resistência porque ele é a criança e ainda não sabe o que é o melhor para ele. É preciso que os pais/cuidadores imponham limites a criança e o ensine a li dar com o mundo externo, porque ele vai crescer e precisará interagir, transformar e ser transformado pelo mundo.
Atenciosamente à Psicóloga Ussénade.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

30 MAR 2016

Ele está passando por uma fase que merece cuidados, procure um tratamento.
Bjs boa sorte

Clínica de Bem Estar Psicólogo em Guarulhos

210 respostas

29 MAR 2016

Roseli, boa tarde! Em seu relato podem ser várias situações que estão desencadeando esta relação. A escola é muito importante para o desenvolvimento cognitivo e social para a criança. Quando você relata o tempo de uma semana, seria importante entender como foi/ como está sendo a adaptação dele na escola. Por isso, seria importante os pais e os avós conversarem com o seu filho/neto sobre não somente como foi o dia, mas sobre sentimentos e emoções, podem se utilizar até de jogos e brincadeiras que vocês comecem a observar e escutar dele o que se passa. Acredito ser importante também você procurar um psicólogo infantil que através da ludoterapia e da terapia, possam abordar pela fala e pelas atitudes da criança, expressões dos seus sofrimentos e suas dificuldades em relação ao contexto em que vive e que os desencadeiam. Ao ser encaminhado para psicoterapia infantil, a criança é acolhida e ouvida, tendo a oportunidade de expressar seu universo privado. Neste processo, a psicoterapeuta utiliza estratégicas lúdicas como jogos, brincadeiras, desenhos, colagem, pintura, argila, histórias para se comunicar com a criança, investigar e identificar quais os problemas psicológicos a impedem de se desenvolver de maneira saudável para depois ajudá-la a superar suas dificuldades. Neste processo é fundamental o envolvimento dos pais que também tem seus encontros para a compreensão do contexto que está sendo apresentado, bem como para construirmos todos juntos, as melhores formas de ajuda-lo. Estou à sua disposição para maiores esclarecimentos. Abraços, Danielle Almeida

Danielle de Almeida Psicólogo em Rio de Janeiro