É normal ter ranço de criança?

Feita por >Esmeralda · 21 dez 2021 Psicologia infantil

Bom tenho um enteado de 4 anos, e estou com o pai dele já tem um tempinho. O menino é muito debochado, briga com meus filhos que são mais velhos que ele, a de 6 e 10 anos, o de 10 anos é especial, ele tem paralisia cerebral, ele anda e corre muito, é muito peralta, sem esquecer que ele é muito doce e amoroso com todos. As vezes meu filho chega pra brinca com ele ele não gosta, ele empurra meu filho, sabe parece que não gosta , comigo é assim tbm. No começo da relação com o pai dele , tentei de mais me aproximar dele, porq eu amo criança, mas ele sempre coloco essa barreira entre nós, uma vez ele chegou a empurrar meu rosto quando eu quis dar um beijo nele. Desde então foi aí que comecei a pegar ranço do menino. O pai é super presente, ele mora com a mãe a mãe dele tem outro relacionamento, não nós perturba em nada. Ele passa mais tempo na minha casa do que na própria casa dele.
Mas com o passar do tempo, eu não consigo nem ficar perto dele, ele vem fica com o pai dele não consegue olhar na minha cara, apesar de eu nunca ter feito nada pra ele. O que me deixa peh da vida, é ele maltratar meu mais velho que é especial. Pai dele chama atencao dele e tudo, porq bater não adianta porq só tem 4anos e também não concordo. Pai dele cansa de conversar com ele mas não adianta, sem contar que ele faz birra pro pai dele e isso me irrita de mais. Não come comida , só quer comer besteira. E eu coloquei que na minha casa todo mundo deve se alimentar de comida, de besteira e de vez em quando, se não acaba com alimentação deles. Mas ele consegue convencer o pai a dar as besteira fora de dia e horário. Brigo com meu marido , mas não resolve.
Amo ele não quero me separar, mas se chegar a me separar dele , vai ser por causa do filho dele que é malcriado.
Peço ajuda pra que me ajudem, não aguento mais esse menino dentro da minha casa, acho que tem que passar mais tempo com a mãe dele, ele vive muito na minha casa, quebra o brinquedo dos meus filhos, quebrou o deles já, e quando meu filho quer brincar com ele, ele não deixa , mas usufrui tudo do meus filhos, apenas 4 anos e já faz o inferno.
Peguei ranço e não quero mais ele na minha casa, quando ele vai embora , me dá um alívio que vcs não tem noção, quando sei que vai vim de novo já fico de mal humor.
Não sei se é normal ter ranço de criança, mas essa é a primeira vez que tenho de uma criança, porq sou apaixonada por qualquer criança, mas esse menino já deu oq tinha que dar, só de olhar a cara dele, me dá ansiedade.
Esse final de semana, coloquei na cabeça que eu iria ser mais pacífica e tentar entende-lo, fui conversar com ele e ele siimplismente me ignorou.
Ranço eterno!!

A melhor resposta 22 DEZ 2021

Olá Esmeralda! Grato por escrever. Seu texto contribui muito. Cada criança apresenta uma história, cada criança desenvolve uma personalidade única. É comum e até esperado que, aos quatro anos, a criança ainda não consiga se colocar no lugar do outro, compreender a individualidade, as dificuldades e necessidades do outro. Não se pode desanimar. É preciso insistir, com afeto, mas com firmeza. Ele aprenderá. Não permita que sua mente alimente essa energia ruim. O menino, assim como você e eu, estamos todos em constante transformação.
A falta de educação precisa ser administrada, explicada direcionada com esclarecimento didático e constante dos prejuízos e consequências dela. A alimentação correta é muito importante. Ele não deve convencer ao pai de alimentar-se de maneira incorreta. O futuro ,para isso, cobra preço muito alto.
Seja dialogadora, amorosa, mas firme a partir do que o adulto entende como certo e errado, sem se curvar à criança.
Não é razoável viver ranço de criança de quatro anos.
Caso as coisas persistem conte com a assessoria científica de um psicólogo.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.