É normal crianças da mesma família com idades de 7 a 9 anos se beijem na boca?

Feita por >Victor Costa · 9 jun 2022 Terapia familiar

Quando eu tinha 7 ou 8 anos, eu havia beijado minha meia-tia de 9 anos na boca. Eu não lembro como e o porque de acontecer, só que mesmo depois de anos isso ainda me incomoda. Assim, claro que poderia ter sido algo mais sério, mas sempre que eu lembro disso, me sinto estranho e frustrado por não ter tido o conhecimento adequado.

A melhor resposta 10 JUN 2022

Victor, crianças só tem esse tipo de comportamento quando expostas a ele e não esclarecidas sobre não serem comportamentos de criança. Infelizmente é comum crianças passarem por essa sexualização na sociedade em que vivemos, por não termos conhecimento sobre educação sexual para crianças. Comum, todavia, não é saudável. Se isso ainda te incomoda, procure um profissional da psicologia para falar sobre o assunto e tratar dos possíveis significados e cargas emocionais relacionadas ao evento.

Tainá Sampaio Psicólogo em Salvador

53 respostas

11 JUN 2022

Victor Costa,
Nesta idade as crianças ainda não tem a sexualidade despertada, então, beijar na boca pode apenas ser uma manifestação de mais intimidade, só isso. Antes dessa idade as crianças sentem algo diferente quando tocam as regiões digitais, das outras partes do corpo... mas não ligam com desejos sexuais, a não ser que os adultos induzam a isso, coloquem o em culpa.
Se a experiência que voce teve ainda está na sua mente (não sei a sua idade agora) e isso te incomoda, precisa analisar, precisa fazer psicoterapia para esclarecer isso, ressignificar, curar.
Abraços

5817 respostas

10 JUN 2022

Olá Victor! Obrigado por perguntar. Você beijou com a leitura de mundo e significado de beijo própria de criança de oito anos, não de adolescente ou adulto. Provavelmente beijou movido por fatores externos. Não entendia a extensão do significado do beijo na boca, na cultura do adulto. Não é normal nem adequado beijo assim nessa idade, assim como, em idade nenhuma, o beijo na boca deve vir antes da consciência e concordância da qualidade do vínculo.
Poderá ser muito enriquecedor você poder conversar melhor sobre essa vivência e sua ressonância atual em você.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue estão vigentes e mais frequentes do que parece. A maior parte dos políticos são falsos, a grande maioria dos ditos, "líderes religiosos" não são religiosos - querem é dinheiro - são atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Use máscara, mantenha distanciamento, assim como elimine os criadouros de mosquitos.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.