Travada após separação

Feita por >Fran · 27 abr 2022 Terapia sexual

Olá, tive um relacionamento de 10 anos, sendo 8 namoro e 2 casados. Desde os 16 anos. Foi meu primeiro tudo.
Hoje faz 1 ano que me divorciei, mas me sinto travada para conhecer pessoas novas, tenho receio de marcar encontros e tals. Sempre arrumo desculpa pra não ir.
Após separação fiquei apenas com 1 pessoa nesse ano, e não passei dos beijos. Sinto que não consigo ter relação sem sentimento. (Não tenho vergonha de corpo, nada disso)
Mas o fato de fazer sexo for fazer, não consigo. E isso já está me incomodando pois não queria ficar assim, queria me abrir mais.
Não sei oq fazer.

A melhor resposta 28 ABR 2022

Oi Fran.
Imagino como pode ser difícil passar por tudo isso, acredito que você esteja ainda passando por um luto. Luto pelo termino, pela separação.
Trabalhar isso em terapia vai te ajudar a entender o que está acontecendo e consequentemente você conseguirá enxergar novas formas de ser na sua vida.

Está disposta a vivenciar isso?
Se achar e sentir que isso faça sentido, vamos marcar uma sessão.
Jean Pierre.

Jean Pierre da Rocha Carneiro Psicólogo em Porto Velho

117 respostas

30 ABR 2022

Olá Fran espero que esteja tudo bem com você!

É natural você sentir essa insegurança para se abrir para novos encontros e até mesmo novos relacionamentos depois de muitos anos apenas convivendo com uma única pessoa, desde sua juventude. Geralmente é na juventude que passamos a ter mais experiências afetivas, o que nos proporciona mais segurança na idade adulta, para realmente saber o que nós gostamos ou não, o que desejamos ou não em nossas experiências. Como você não passou por essas vivências na juventude, é natural que se sinta insegura agora, já sendo adulta. Quanto a você só desejar ter relacionamentos envolvendo sentimentos, acredito que isso seja uma característica pessoal sua, e você não deve se sentir culpada por ser assim. Realmente é importante você não embarcar em qualquer tipo de relação após a separação, pois é indicado você se organizar internamente e se fortalecer para não passar por experiências desagradáveis e frustrantes, tirando um tempo para se conhecer melhor nesse período, e a psicoterapia pode te auxiliar bastante nesse processo de autoconhecimento. Aos poucos, quando você for se conhecendo mais e se sentindo mais segura no campo sexual e afetivo, você irá se abrir para aquilo que você deseja para si naquele momento, sem culpa ou receio. Por isso, se sentir necessidade, procure um Psicólogo para te auxiliar nesse momento, acredito que ira te ajudar a obter aquilo que deseja.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem!

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

936 respostas

29 ABR 2022

B noite. Não se cobre tanto. O término foi recente vc está se adaptando.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3183 respostas

29 ABR 2022

Oi Fran,
Pois vai com calma... precisa se restabelecer, precisa se curar do que a vida de casada te provocou; precisa abandonar a carga que ainda carrega nos ombros para aos poucos ir se reconhecendo como mulher, como dona da sua vida.
Precisa se conhecer, conhecer como a sua mente funciona, como a sua mente se roganizou para enfrentar as circunstâncias da vida determinando a sua forma de se relacionar, sentir e agir e amar. Tem o seu manual de funcionamento... precisa conhecê-lo para não prejuducar a si mesma e ao mesmo tempo dar-se o devido valor, ser uma mulher autêntica para poder escolher homens, relacionamentos autênticos.
Bora fazer Psicoterapia? Lhe seria muito útil.
Abraços.

5912 respostas

28 ABR 2022

Olá Fran! Obrigado por escrever. Embora você tenha tido teu primeiro tudo aos dezesseis anos, tenha vivido casada por oito anos, revela falta de escolha, de amadurecimento. Isso ainda está, certamente presente em você. O processo de namoro deve ser antecedido por turma de colegas e conhecidos, turma do esporte, do grupo social, conhecer pessoas, observar pessoas, pesquisar pessoas, paquerar pessoas, talvez namorar, talvez sexo (na maior parte das vezes, namoro é conhecer mais de perto, que faz conhecer e reprovar). Namorando precisa de um tempo de provas para tentar outros aprofundamentos.
É preciso (contrato de vivência), antes de ter obrigações. A maior parte das pessoas se envolve antes de se conhecer, acabam se comprometendo com filho, finanças, doenças, desonestos (as), vagabundos, porque não tiveram o cuidado de pesquisar com o adequado aprofundamento e tempo.
Se útil, posso fundamentar melhor.
Abraços virtuais (A pandemia ainda está viva, há muitos falsos políticos, mais ainda, há falsos religiosos - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Pondere a máscara. Mantenha proximidade afetiva, mas evite aglomerações.

8757 respostas

28 ABR 2022

Olá
Não há nada de "errado" em só querer ter relações com quem você sente afeto. Compreendo que possa ser angustiante, mas é a sua forma, no momento, de se relacionar. Talvez seja legal compreender o que você sente que te "trava". Porque não há nenhum problema em passar muito tempo sem ter relações, desde que isso seja uma escolha. O que não me parece ser. Nesse caso, recomendo que considere um processo de terapia para que um profissional te ajude a compreender a situação.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha