Toda noite, fico me julgando de como agi durante o dia!

Feita por >Luna · 31 mai 2023 Abordagem psicológica

Pensamentos , insônia .. Passo por alguns problemas pessoais, muita preção e mais alguns traumas que carrego !
Minhas dormidas viraram um pesadelo , a insônia me pegou , tenho pensamentos que só chegam durante a noite , fico me julgando , fico com ânsia ,e sempre pensando que poderia ter agido diferente( isso em tudo que faço durante o meu dia )!
E pensando sempre em meus problemas pessoais !
E pensamentos negativos !
Que não me fazem ter uma linda noite de sono !
Tento controlar e visualizar pensamentos de felicidade de como eu gostaria que me minha vida fosse , mais os pensamentos negativos são mais fortes e sempre ganham !

A melhor resposta 6 JUN 2023

Oi Luna, imagino como deve estar sendo ruim e difícil para você sentir essas coisas. Está bem evidente que se tratam de pensamentos ligados a dinâmica da ansiedade. Quanto mais preocupação, mais ansiedade e é um mecanismo que se retroalimente. Muita gente que tem dificuldade em iniciar o sono passa por isso, pois começa a pensar em tudo o que fez durante o dia, o que poderia ter feito de diferente, começa a se julgar, se criticar ou fica pensando no que vai fazer no outro dia. Além disso os pensamento negativos predominam, essas pessoas pensam nos piores cenários possíveis e por isso chamamos de pensamentos catastróficos. Esse comportamento dispara o mecanismo de luta ou fuga, gerando adrenalina que deixa o indivíduo em estado de alerta, dificultando assim engajar no sono. Desta maneira é preciso: perceber os pensamentos ansiosos, perceber o sentimento presente, aprender a desfocar os pensamentos, praticar técnicas de relaxamento e manejo da ansiedade. Tudo isso deve ser feito no tratamento para ansiedade, com a orientação de um psicólogo. Lembre-se, quanto mais preocupação, mais a tendência de sentir ansiedade, mas é preciso entender e avaliar o seu contexto, por isso é importante buscar um profissional. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

3 JUN 2023

Luna
Precisa compreender o que são esses "pesadelos" "sonhos" que tem durante o teu sono.
Não são por acaso, eles tem muito significado e enquanto não compreender e curar, não vai ter sossego.
Eles são vozes que clamam, teu corpo está pedindo ajuda.
Faça Psicoterapia

5817 respostas

2 JUN 2023

Oi Luna. Busque ajuda, converse com pessoas que confia, pois ficar ruminando os pensamentos sozinha muitas vezes nos coloca em um ciclo onde não conseguimos avançar ou ver possibilidades diferentes. Parece que você está se criticando bastante e sofrendo com a pressão da vida, então acredito que conversar e entender como isso te afeta vai ser de grande ajuda. Abraço

Gisele Rodrigues Psicólogo em Florianópolis

25 respostas

2 JUN 2023

Olá Luna, espero que esteja tudo bem com você!

Toda essa pressão, esse problemas e esses traumas, como você está relatando, podem ocasionar essas questões com o passar do tempo. Temos também que cuidar de nosso lado emocional e mental, para que tenhamos uma qualidade de vida que esteja alinhada com aquilo que desejamos e projetamos para nós mesmos. Quando não damos atenção para questões que vivenciamos ao longo da vida, e que nos causaram algum tipo de dor ou sofrimento, essas experiências passam a não ser bem elaborada por nós, e podem gerar reações não positivas em nossa mente e sentimentos com o passar do tempo. Não deixe que essas experiências passadas e atuais continuem prejudicando sua vida neste momento. É indicado que você possa elaborá-las adequadamente, tornado-se livre da carga negativa que elas possam ter imprimido em você. Para realizar esse processo, o profissional de Psicologia é o mais indicado em seu caso. Junto a esse profissional, você terá um lugar seguro e neutro para tratar de suas questões mais pessoais, tendo a real oportunidade de ressignificar essas experiências. Seguindo por esse caminho, lidando melhor com seus problemas pessoais, você pode encontrar novamente o equilíbrio em sua vida, e seguir adiante com seus projetos, objetivos e desejos, em um contexto mais livre de pressão, de julgamento, de ânsia e negatividade. No momento você está apresentando essas dificuldades, que vêm com os pensamentos negativos. Mas, ao compreender e superar esses traumas e problemas pessoais, esses pensamentos mudarão naturalmente, e você seguirá novamente em seu caminho mais adequado, experimentando maio felicidade e realização pessoal. Procure não se julgar, e tente ser mais justa e generosa consigo própria, apostando em suas capacidades positivas. Por isso, se houver possibilidade, busque um profissional de Psicologia de sua escolha, e inicie seu processo o quanto antes.

Espero ter te ajudado, e desejo que tudo fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

1 JUN 2023

Olá, Luana!
Essa experiência de autocrítica intensa e pensamentos negativos recorrentes podem ser extremamente angustiantes e afetar sua qualidade de sono e bem-estar emocional. É importante lembrar que esta resposta fornece apenas uma orientação geral e não substitui uma avaliação profissional adequada.
Esses sintomas podem estar relacionados a diversos fatores, incluindo sobrecarga de afazeres e responsabilidades, traumas passados ​​e problemas pessoais que você mencionou. Pode ser útil explorar as raízes desses pensamentos negativos e autocríticos excessivos para buscar tentar compreender como as experiências passadas podem estar influenciando suas emoções e comportamentos atuais.
Recomendo que busque o apoio de um psicólogo, para um acompanhamento adequado. Um psicólogo poderá te ajudar a desenvolver estratégias para lidar com a autocrítica, a ansiedade noturna e promover um sono mais tranquilo. A psicologia pode te ajudar a identificar padrões de pensamentos negativos e trabalhar no fortalecimento da autoestima, na gestão do estresse e no desenvolvimento de habilidades para enfrentar os desafios do dia-a-dia.
Estou à disposição.
Um abraço!

Herson Alex Psicólogo em Blumenau

134 respostas

1 JUN 2023

Oi Luna! Obrigado por escrever. Muito provavelmente há um ciclo teórica idealizado que não encontra correspondência na prática. Você deve se cobrar melhoras ao mesmo tempo em que imagina muito, mas não consegue colocar em prática. Será importante que te ajudemos a se conhecer melhor, organizar metas e objetivos com realismo, com tolerância, com a devida flexibilidade. Ações são sempre muito mais fortes do que pensamentos. Muitas vezes, precisamos de estímulos e ações concretas, para que ações sejam realizadas.
O ato de escrever aqui já foi uma ação. Será muito enriquecedor e transformador você vivenciar outras ações, dentre elas, a abertura mental para a assessoria científica de um psicólogo, para que se conheça melhor, para que aprofunde entendimento da natureza da humana, de tuas potencialidades, com resgate de metas e objetivos que possam ser colocados em prática na atualidade.
Estaremos a disposição.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.