Toc limpeza, enfrentando níveis mais altos de exposição antes do tempo

Feita por >Luz · 25 out 2020 TOC

Tenho toc de limpeza e estou fazendo a exposição com prevenção de resposta. Vc Entretanto, no nível mais alto da escala de ansiedade está os insetos pousando nas coisas. Como a exposição tem que começar pelos níveis mais baixos pra não gerar crises e recaídas, isso está afetando meu tratamento porque os insetos não me deixam em paz, tudo que é forma de evitar os insetos não funciona, porque sempre aparece mais e mais. Poderiam me dar uma luz d3 como enfrentar isso?

A melhor resposta 26 OUT 2020

Luz, vc faz terapia? Esse tipo de transtorno precisa de tratamento profissional.
Abs Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

28 OUT 2020

Olá Luz. Parece que você já está em um processo de cuidado, certo? Se não, indico uma psicoterapia para acompanhar este movimento. É de extrema importância um profissional estar contigo neste processo de elaboração e mudança. TOC é diretamente ligado às questões da mente, não qual é preciso ser trabalhada para assim prosseguir. A ajuda que posso te dar neste momento está na questão da percepção. Tente entender o que te angustia, se é de fato o inseto ou a invasão de algo estranho em seu espaço. Você mesma disse que não tem uma forma de evitar, que eles estão aparecendo mais e mais. O que tenho pra dizer é que a resolução não está da retirada daquele corpo estranho, mas sim na aceitação de como as coisas funcionam. É na percepção que conseguimos conquistar mudanças e poder tentar coisas novas para nós. Respire fundo, sinta a potência que você é, sinta essa grandiosidade que é ser um humano que corre em suas veias, sinta suas mãos, seus pés, seu corpo inteiro. Perceba o quanto forte você é, abra os olhos e tente coisas novas, é claro de uma forma potente. Espero ter ajudado, um grande abraço.

Anônimo-381669 Psicólogo em São Paulo

40 respostas

26 OUT 2020

Olá Luz! Grato por citar. Falta luz no seu texto. Você está em tratamento? Qual a sua história? Como é a tua estrutura familiar? como está concebida a tua identidade? O psicólogo precisa enriquecer o entendimento desses aspectos para te ajudar.
Caso esteja com psicólogo, certamente vocês investirão em aprofundar isso, caso não esteja, escolha um de nós, e passe por nossa conduta científica, com persistência, abertura mental e disciplina.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos da eminência de segunda onda da Covid-19, sejamos mais razoáveis: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.