Término após surto psicótico.

Feita por >Raio062 · 12 ago 2024 Abordagem psicológica

Tive um relacionamento de quase 7 anos, praticamente um terço da minha vida (tenho 24 anos).
Sempre nos damos bem, nunca houve brigas feias com discussão, dedo na cara, humilhação, ofensas ou agressão. Sempre que estávamos descontentes com algo nos afastávamos e ficávamos em silêncio (sei que não é o mais correto, mas era o nosso jeito).

Ano passado ela teve um surto psicótico no qual tinha uma visão religiosa, me viu como uma pessoa ruim, inclusive me vendo como o próprio demônio e fugindo de mim.
Após esse episódio ela diz que só de pensar em mim dá a ela uma angústia, um sentimento ruim, tem uma visão ruim sobre mim, sente medo, raiva. Disse também que no relacionamento, as vezes ela chorava escondida no banho, mas não disso qual o motivo. Não sei se era por conta da rotina, infelicidade no relacionamento, saudade da casa da mãe e dos irmãos ou se ela sofria com depressão.

Nosso relacionamento não foi perfeito, tivemos nossos desentendimentos, os dois erraram, afinal não somos perfeitos. Entretanto, o que não consigo entender é esse sentimento de trauma comigo, um bloqueio emocional, sendo que nunca fiz nada que ameaçasse a integridade física ou mental dela.

Após o surto ela terminou comigo, depois de um tempo voltamos a conversar e reatamos o relacionamento. Após uma briga que ela teve com a mãe e a irmã (eu nem estava no meio) ela terminou comigo dizendo que eu a traumatizei, que não soube cuidar, que não me ama mais, não tem mais sentimentos e tudo mais. Após 1 Mês, voltamos a conversar e reatamos de novo. Agora, novamente, após um desentendimento e lembranças do passado ela novamente terminou dizendo as mesmas coisas: trauma, medo, raiva, não sente mais amor e etc. E dessa última vez ela também disse que estava se sentindo mal, com ansiedade, depressão, estresse, não só comigo, mas no geral.

Eu acredito que ela tem sentimentos porque sempre que estamos juntos nos damos muito bem, os problemas desaparecem. É só ter um gatilho que ela começa a se sentir mal de novo e vem o término. Acredito que o cansaço emocional, a dor das discussões e a sensação de que a relação está estagnada leva ela a pensar que não há outra saída.

Não sei o que fazer. A "falta de amor" parece mais uma máscara pra se proteger das feridas emocionais que o relacionamento causou.

Quero reatar o relacionamento pois acredito em nós. Mas não sei o que fazer para resolver esse problema. Após esse último término estamos sem contato, não quero insistir, nem deixa-lá desconfortável ou alimentar ainda mais esse sentimento ruim sobre mim.
Caso ela venha conversar comigo, o que falar? Fazer? E caso não venha? Quais as possibilidades que tenho?

Essa situação me deixou muito mal, sinto culpa pelo surto dela, e não queria sair dessa relação dessa forma, não sou uma pessoa ruim e nunca pensei que seria o motivo do trauma de alguém. Só quero consertar as coisas e pra terminar esse nosso ciclo, que seja de uma forma mais amigável.

A melhor resposta 13 AGO 2024

Olá
Imagino como essa situação possa estar sendo desafiadora para ti. Acredito que um bom primeiro passo é se certificar de que ela esteja recebendo os cuidados médicos que precisa, especialmente a psicoterapia, já que assim ela pode passar a compreender mais sobre o que sente, sobre esses "gatilhos" e sobre o relacionamento de vocês. Digo isso porque é muito difícil conduzir uma situação que não conseguimos nos entender muito bem naquele contexto, percebe? E sinto que isso possa valer para as duas partes, tanto para ela como para você. A psicoterapia pode te beneficiar em vários aspectos, podendo te ajudar a entender o que é melhor para ti, a permanência nessa situação ou seguir em frente, por exemplo.
Boa sorte no seu caminho

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

955 respostas

26 AGO 2024

É compreensível que você esteja passando por uma fase emocionalmente complexa e dolorosa devido à situação com sua ex-namorada. O relacionamento de quase sete anos, especialmente na sua idade, é significativo, e é natural que você esteja buscando formas de entender e resolver os desafios que surgiram, especialmente após o surto psicótico que ela enfrentou.

Aqui estão alguns pontos importantes para considerar:
1. Entender o Surto Psicótico e seus Efeitos:

Impacto Psicológico: Um surto psicótico é uma experiência profundamente perturbadora e pode alterar significativamente a forma como a pessoa percebe o mundo, as pessoas ao redor e até mesmo a si mesma. É possível que, durante o surto, sua ex-namorada tenha associado a você sentimentos de medo, raiva ou outros sentimentos negativos, o que pode ter deixado um trauma emocional.
Memórias e Gatilhos: Após um surto, a pessoa pode ter dificuldades em separar a realidade do que foi experimentado durante o episódio psicótico. Por isso, é possível que certos gatilhos, como discussões ou lembranças do passado, reativem esses sentimentos, mesmo que, racionalmente, ela saiba que você nunca a machucou intencionalmente.

2. O Ciclo de Reatar e Terminar:

Cansaço Emocional: O padrão de reatar e terminar frequentemente pode indicar um cansaço emocional ou uma incapacidade de lidar com os conflitos que surgem. Quando os problemas são temporariamente esquecidos durante os momentos bons, mas voltam com força total durante os momentos de estresse, pode ser um sinal de que questões mais profundas precisam ser abordadas, possivelmente com a ajuda de um profissional.
Proteção Emocional: A "falta de amor" que ela menciona pode, de fato, ser uma forma de se proteger emocionalmente. Quando uma pessoa sente que a dor ou o estresse emocional de um relacionamento é insuportável, ela pode começar a convencer a si mesma de que não ama mais o parceiro como um mecanismo de defesa.

3. O Papel da Comunicação e Apoio:

Conversar com Empatia: Se ela voltar a procurar você, é importante manter uma comunicação aberta, empática e sem julgamentos. Pergunte como ela está se sentindo, o que ela precisa e como você pode apoiá-la, sem pressionar para reatar imediatamente. Mostrar que você se preocupa com o bem-estar dela, independentemente do status do relacionamento, pode ser uma forma de reconstruir a confiança e o respeito mútuo.
Limites e Respeito: Ao mesmo tempo, respeitar os limites dela é crucial. Se ela não procurar você, pode ser importante aceitar que ela precisa desse espaço para se curar e resolver seus próprios sentimentos. Forçar um contato ou tentar "consertar" a situação sem que ela esteja pronta pode causar mais danos.

4. Reflexão Pessoal e Autocuidado:

Lidar com a Culpa: Sentir culpa pelo surto dela é algo compreensível, mas é importante lembrar que um surto psicótico é uma condição médica complexa que não é sua culpa. O foco deve estar em como você pode aprender e crescer a partir dessa experiência, e talvez buscar apoio psicológico para lidar com seus próprios sentimentos de culpa e inadequação.
Autocuidado: Durante esse período, é fundamental que você também cuide de si mesmo. Relacionamentos complexos e emocionalmente desgastantes podem deixar marcas, e procurar terapia para si pode ser uma forma de lidar com esses sentimentos e encontrar um caminho mais saudável para seguir em frente.

5. Aceitar Possibilidades:

Reatar ou Não: Se ela voltar a procurar você, a decisão de reatar deve ser tomada com muito cuidado, levando em conta se ambos estão emocionalmente prontos para lidar com as questões que surgiram. Se ela não procurar, pode ser um sinal de que ela precisa desse espaço para curar suas feridas emocionais.
Encerrar o Ciclo: Se vocês chegarem à conclusão de que não é possível continuar juntos, tentar encerrar o relacionamento de uma forma amigável e respeitosa pode ser uma maneira de aliviar o peso emocional que ambos estão carregando. Isso pode incluir uma conversa franca e honesta sobre os sentimentos e as razões para o término.

Essa situação é extremamente delicada e emocionalmente carregada. Buscar ajuda de um terapeuta pode ser essencial, tanto para você quanto para ela, para lidar com os sentimentos que surgem de ambos os lados e para encontrar um caminho de cura, seja juntos ou separados.

Érica Tavares Psicólogo em Sete Lagoas

30 respostas

15 AGO 2024

A situação que você descreveu é complexa e envolve muitos fatores emocionais que podem ser difíceis de compreender completamente por conta própria. É compreensível que você se sinta confuso e angustiado com tudo o que aconteceu, especialmente com a alternância entre reatar e terminar o relacionamento.

O surto psicótico que ela experimentou pode ter impactado a forma como ela percebe você e o relacionamento, e esses sentimentos de angústia, medo e raiva podem ser manifestações dessa experiência traumática. A percepção dela de você e do relacionamento pode ter mudado devido ao surto e, em muitos casos, essas mudanças podem ser difíceis de compreender ou processar, tanto para quem experimenta quanto para o parceiro.

A responsabilidade pelo bem-estar de outra pessoa em um relacionamento é compartilhada, mas é importante lembrar que os surtos psicóticos e as respostas emocionais a eles não são algo que você possa controlar ou pelo qual você deva se culpar. O mais importante agora é focar no bem-estar emocional de ambos e procurar entender os limites e necessidades de cada um.

Se ela voltar a procurar você, pode ser útil ouvir ativamente o que ela tem a dizer, validar os sentimentos dela e expressar o seu desejo de resolver as coisas de forma saudável. No entanto, é importante também considerar que, se ela está lidando com questões de saúde mental graves, como ansiedade, depressão ou o impacto de um surto psicótico, buscar apoio profissional, como terapia individual ou de casal, pode ser fundamental para ambos.

Se ela não entrar em contato, pode ser um momento para refletir sobre o que é melhor para você emocionalmente e como seguir em frente, respeitando o espaço e os sentimentos dela, mas também cuidando de si mesmo.

Essas situações são difíceis e pode ser importante para você também buscar apoio emocional, seja através de amigos, família ou um profissional de saúde mental, para lidar com o impacto que isso está tendo em você. Estou aqui para apoiar você nesse processo e podemos explorar juntos as melhores formas de abordar essa situação.

Crislayne Marques Psicólogo em Rio Largo

10 respostas

14 AGO 2024

Raio,
O ficar em silêncio quando os conflitos surgiam não resolve o que precisavam resolver, apenas vocês íam construindo mais alto o muro entre voces.
Ela, tem os seus conflitos e traumas para resolver na esfera particular. Como não foram saneados, com o casamento, passou para a esfera conjugal.
Você certamente tem os seus conflitos e traumas particulares que não resolveu e por estar convivendo com ela, colocou na convivência conjugal.
A única coisa que pode fazer é iniciar a tua Terapia individual e quando e se ela te procurar, falar que está fazendo terapia e convidar para que ela também faça.
Isso ela pode reconhecer que você se importa em corrigir a ti mesmo e não julgar que ela seja a imatura.
Os conflitos entre vocês oportunizam e desafiam a capacidade de superação.

6351 respostas

13 AGO 2024

Olá, tudo bem?
A situação que você descreve é muito complexa e delicada, especialmente considerando o histórico do relacionamento e o impacto do surto psicótico que sua ex-namorada vivenciou. É natural que você se sinta confuso, magoado e culpado, mas é importante lembrar que surtos psicóticos são condições muito sérias e complexas. É crucial separar o que aconteceu na realidade da percepção que ela teve durante o surto. Isso pode ajudar a aliviar a culpa que você sente. Não é justo para você carregar a culpa pelo surto ou pelo trauma, especialmente se você sempre agiu com respeito e cuidado. As questões de saúde mental dela são complexas e multifacetadas.
Seus sentimentos de tristeza e confusão são completamente válidos. Você investiu muito nesse relacionamento, e é natural querer um desfecho positivo. Manter sua saúde mental forte é essencial. Fazer terapia pode te ajudar a lidar com esses sentimentos.
Se precisar estou à disposição.
Marília - psicóloga de abordagem psicanalítica.

Marília Figueiró Bueno de Oliveira Psicólogo em Ribeirão Preto

168 respostas

13 AGO 2024

Sua situação é muito complexa e envolve emoções intensas tanto para você quanto para sua ex-namorada. Vou tentar te ajudar a pensar em algumas possibilidades e estratégias para lidar com isso:

Surto Psicótico e Trauma: Um surto psicótico é uma experiência profundamente perturbadora e pode ter consequências duradouras na forma como uma pessoa vê a si mesma e os outros. O fato de ela ter associado você a algo negativo durante o surto pode ter criado um trauma emocional que é difícil de superar.

Dê Espaço e Tempo: Neste momento, parece que ela precisa de espaço para lidar com suas emoções e seu estado mental. Insistir no contato pode aumentar o desconforto dela. Respeitar o tempo dela é importante.

Cuide de Si Mesmo: Esta situação também está te afetando profundamente. Cuide da sua saúde emocional, seja por meio de apoio de amigos, terapia ou outras práticas de autocuidado.

Aceite a Possibilidade de Encerramento: Se ela decidir não retomar o contato, pode ser um sinal de que ela precisa seguir em frente para cuidar de si mesma. Nesse caso, aceitar o término e trabalhar na sua própria cura emocional será crucial.

Reconheça Seus Limites: Você não é responsável pelo surto psicótico dela. Eventos como esses podem ser desencadeados por uma variedade de fatores, muitos dos quais estão fora do seu controle.

O importante é que você valorize a saúde mental e emocional de ambos. Se precisar, buscar ajuda profissional para lidar com essa situação pode ser extremamente benéfico.

Vitória Martins Suliano Psicólogo em São Paulo

23 respostas

13 AGO 2024

Olá raio! Em primeiro lugar precisa-se entender o diagnóstico, surto e respeitar a decisão dela em terminar. O surto dela é algo do psicológico dela, não é culpa sua. No que eu percebo o ciclo parece ter terminado mas entendo sua dor e questionamentos. Para isso sugiro você fazer terapia, até para entender o que deixou de ver no tempo que ficaram juntos. O que fica de aprendizado para você? O que impede o ponto final e seguirem suas vidas? Reflita sobre suas expectativas e dependência emocional. A disposição

Lisiane Hadlich Machado Psicólogo em Santa Maria

235 respostas

13 AGO 2024

Bom dia, Raio062! Grato por se colocar. Em termos gerais, as pessoas que mais falam de Deus, são as que mais falam do diabo; as pessoas que mais falam da paixão, são as que mais falam de ódio. Isso ocorre porque se cria uma expectativa muito alta em relação ao outro, que beira a perfeição. Como somos todos falhos, não podemos atingir esse grau de quase perfeição, quando não correspondemos às expectativas, somos objetos de frustrações. Quando as pessoas amadurecem mais, entendem mais a natureza humana, a dinâmica da cultura, a variedade de pontos de vista, as limitações perceptivas, as distorções interpretativas, ficam mais tolerantes.
Você relatou pelo menos três términos e voltas. Pelo descrito está claro que cada separação não envolveu o tempo mínimo de possível modificação efetiva (três anos). Com isso, vocês ou se separam de forma precipitada ou não respeitaram a própria decisão.
Namoro, em média, até os vinte e sete anos de idade, em nossa sociedade complexa, deve ser mais para se conhecer, amadurecer, adquirir experiência. As prioridades, até essa idade, precisam ser outra.
A questão do dito, surto psicótico, com a visão, precisam ser melhor verificados.
Atenciosamente,