Tenho vontade de matar uma pessoa próxima.

Feita por >Mj · 19 ago 2024 Abordagem psicológica

Essa pessoa vive falando de mim e da minha esposa, pelas costas e fazendo maior rolo em nossas vidas, porém não tem como a gente se distanciar nem cortar laços, pois moramos na mesma residência, mas essa pessoa está tirando toda a minha paciência e sinto vontade toda vez de matar ela e de todas as formas possíveis do mais torturante ao mais rápido, não tenho dinheiro para pagar um profissional o que faço?

A melhor resposta 20 AGO 2024

Olá, bom dia. Uma situação do tipo parece ser realmente muito incômoda, muito estressante, ainda mais quando se não tem um espaço adequado para expressão saudável desses sentimentos que aparecem. O melhor mesmo seria passar por psicoterapia, mesmo assim entendo haver certas questões financeiras que te impossibilitem de pagar um profissional, mas ainda sim digo que há profissionais da psicologia com preços sociais bem abaixo da faixa de preço que costuma ver, assim como universidades que oferecem atendimento gratuitos à população.
Lembro também, que o valor da psicoterapia é sempre decidido pelo profissional em conjunto com o cliente.
Espero que consiga passar por esse momento conturbado, sem que necessite passar por medidas extremas como essa em que pensa, pois existe a possibilidade de aprender novos recursos que te ajudem a passar por isso.
Me mantenho a disposição caso queira conversar.

Gabriel Freitas de Moraes Psicólogo em Brasília

1 resposta

27 AGO 2024

Olá MJ!! Obrigada por nos procurar.
Vou passar para você algumas atividades que o ajudarão a se acalmar.
Primeiro passo: se afaste no momento da raiva, não fale nada, só se afaste.
Segundo passo:
RESPIRA, FAÇA UM RELAXAMENTO, TOME UM BANHO FRIO , FAÇA ALGUMA ATIVIDADE FÍSICA. Procure compensar a raiva fazendo atividades que te dão prazer.
O exercício aeróbico, incluindo caminhada rápida ou corrida, pode ser uma ótima maneira de lidar com a raiva. Quando você pratica exercício libera adrenalina, sua, respira de forma mais ofegante, sensações bem parecidas com a raiva. No entanto, vai perceber que tais sintomas não estão ligados a um sentimento ruim, mas a algo bom. A atividade física também libera endorfinas, substâncias químicas no cérebro que ajudam a nos acalmar e a gerir as nossas.
Terceiro passo: Questione seus pensamentos.
É preciso treinar algumas habilidades para ficar bem. Matar não é a solução, não é opção, repita para se mesmo qual vantagem vc teria ao fazê-lo? Pense quantos prejuízos vc teria , acabaria com sua vida também.. Enfim, uma alternativa seria se mudar, porém não sei da sua realidade, caso você e sua esposa não tenho condições de irem para outro local cuide de aprender a ficar bem mesmo na presença de pessoas tóxicas. Se questione do porque o comportamento dela o afeta tanto, quanto é o seu incômodo sobre a opinião dos outros, quanta importância vc vem dando ao que pensam sobre vc?
Aprenda a se direcionar ao que de fato é importante para vc e sua esposa, seus valores e princípios. Suponhamos que sua familia seja um valor para vc... Se vc fizer mal a essa pessoa vc estará se aproximando ou se afastando da sua família?
Escreva sobre o seus valores, sobre seus objetivos de vida e leia sempre para reforçar o que é de fato importante para vc.
Caso precise de mais ajuda estou a disposição, atendo online.
Espero ter ajudado, dúvidas me procure.
Abço

Crisângela Nascimento de Menezes Psicólogo em Manaus

26 respostas

23 AGO 2024

É de fato necessário ajuda psicológica para te auxiliar nas estratégias de resolução de problemas. Situações de estresse podem causar pensamentos distorcidos gerando agitação, desassossego, irritação, nervosismo, perturbação e etc. Com a psicoterapia você vai aprender a lidar com esses pensamentos entendendo melhor os seus sentimentos, evitando assim, comportamentos impulsivos.
Aqui em fortaleza existem as clínicas escolas (alunos em formação) que você paga apenas uma taxa pelo o atendimento! Você pode ver se na sua cidade existe esse serviço ou tentando um atendimento social.
Não deixe de procurar!
Boa sorte.

Michele Meneses Psicólogo em Fortaleza

5 respostas

20 AGO 2024

Olá MJ, como está?
Sinto muito que você esteja passando por uma situação tão difícil, mas é crucial que busque ajuda. Sentimentos de raiva intensa e pensamentos sobre fazer mal a alguém são sinais de que você precisa de apoio psicológico. Não agir sobre esses sentimentos é vital para evitar consequências graves para você e para os outros envolvidos.
Você pode procurar ajuda com um terapeuta ou psicólogo para entender melhor esses sentimentos e encontrar maneiras de lidar com eles de forma saudável. Se sentir que está prestes a agir de forma perigosa, é essencial procurar ajuda de emergência, como ligar para uma linha de apoio ou ir a um hospital. Se não conseguir pagar por um profissional, há serviços de apoio gratuitos disponíveis em muitas localidades, existem serviços tanto do governo quanto online.
Lidar com esses sentimentos é possível, mas é necessário buscar o suporte adequado. Você não precisa enfrentar isso sozinho.
Se precisar estou à disposição.
Marília - psicóloga de abordagem psicanalítica.

Marília Figueiró Bueno de Oliveira Psicólogo em Ribeirão Preto

168 respostas

20 AGO 2024

Quanto a não ter dinheiro, me procure e podemos entrar em um acordo quanto ao valor.
Respondendo sua pergunta. Nós seres humanos possuímos instintos de matar. Isso é natural. Pressuponho que você seja homem. E desconfio que a pessoa que você quer matar seja sua sogra. Se for o caso, ela é mais velha, mais frágil por ser mulher. E por isso você não deve matar e nem ter um confronto físico. É preciso ter paciência com os idosos. E é mãe da sua esposa.

Caso seja um homem, irmão dela, é preciso conversar sobre a possibilidade dele sair daí e ter a casa dele. Se ele for jovem ou da mesma idade de vocês, que desconfio que possa ser menos de 50 anos.

Não ceda a seus instintos assassinos. Para isso você deve ter a frente a sua moral, seja qual for. Pode ser religião, valores morais recebidos de sua família e/ou seus próprios valores. Noção de bem e mal. Esses instintos selvagens estão conosco, mas, ao vivermos em uma sociedade civilizada, e que não está em guerra, devemos encontrar meios para contê-los. Tente conversar com a pessoa, se te incomoda tanto. Não de modo educado e passivo, mas, sério. Sem gritar. Se for um homem. Se for uma mulher idosa, converse de modo gentil. Mulheres idosas são um pouco sem noção.

É preciso ver também do que essa pessoa fala mal, se for sua sobra, podem ser coisas que pra ela estão erradas, na visão dela. E cabe a você ver se ela está certa ou errada. Se for um homem da idade de você, irmão de sua esposa, é preciso conversar com sua esposa sobre isso e vocês irem falar com ele.

Você deveria ter dito quem é essa pessoa, teria facilitado a resposta.

Diego Dias Psicólogo em Rio de Janeiro

17 respostas

20 AGO 2024

Olá MJ,

Matar uma pessoa não será uma boa solução de conflito, inclusive só lhe trará mais problemas ainda mais graves na sua vida e na vida de familiares. É normal sentir ódio, busque dar vazão a esse ódio de forma mais saudável. Por meio de alguma atividade que vc goste e ajude a relaxar, como um esporte, expressão artística, etc. Dependendo do caso, vc pode fazer um BO. Ou busque ajuda no CREAS de sua cidade, é uma instituição pública que visa auxiliar pessoas vitimas de violência psicológica e física, lá eles podem te acolher e orientar de como lidar melhor com essa situação.

Atenciosamente,

Angela Dias Campanha Psicólogo em São José do Rio Pardo

48 respostas

20 AGO 2024

Bom dia, Mj! Matar, na teoria, a maioria das pessoas vivenciam vontades. Geralmente acontece essa vontade direcionada a pessoas próximas, muito próximas. Isso reflete imaturidade, reflete dificuldade para lidar com os seres humanos de forma mais intensa. Uma vida não vale mais do que outra vida. Quem mata paga altos preços. Nesses preços, além da prisão, implica desorganização de família, de interações e valorizações sociais, profissionais, de consciência, dentre outras implicações.
O que você faz: não mate, procure viver tua verdade interior sobre o que os outros falam. Afaste-se dessa pessoa. De certa forma, matar ao outro é matar a si mesmo, isto é, anula-se exatamente o desejo original do matador.
Afaste-se dessa pessoa, controle-se. Você precisa desenvolver o hábito de pensar a vida, também a médio e a longo prazo. A vida não pode ser só o presente.
Atenciosamente,

9308 respostas

20 AGO 2024

MJ
A única coisa a fazer é curar a tua mente, pensar numa forma mais inteligente de resolver o problema.
Você não vai conseguir mudar a ela, mas pode entender, compreender por que ela age assim contigo.
A resposta está em ti mesma, mas precisa despertar.
Faça Psicoterapia para solucionar criativamente.

6349 respostas

20 AGO 2024

É crucial que você busque ajuda profissional, mesmo que não tenha condições financeiras. Existem serviços gratuitos em organizações não governamentais, profissionais que oferecem seus serviços a preços sociais, estudantes de psicologia em universidades que oferecem atendimento gratuito, ou até mesmo um atendimento mais urgente no CAPS de sua cidade (caso se sinta em uma posição extrema). O importante é procurar pelos que podem oferecer suporte. Lidar com tais sentimentos é complexo e perigoso, e um profissional pode ajudar a explorar essas emoções de forma segura e construtiva. Tente também encontrar maneiras de expressar suas frustrações de forma não violenta, como a escrita ou o diálogo, caso exista abertura para isso.
Espero ter ajudado.

Caroline Moreira Psicólogo em Sabará

1 resposta

20 AGO 2024

Conflitos entre relações interpessoais muitas vezes são resolvidas na base do diálogo, talvez seja o primeiro passo a ser dado.

Michael Gama dos Santos Psicólogo em Bauru

1 resposta