Tenho um relacionamento conturbado

Feita por >Fabíola Bezerra · 13 abr 2020 Terapia de casal

Tenho um relacionamento de 8 anos e meu namorado tem brigado muito comigo por coisas que ele fantasia na cabeça. Nosso relacionamento tirando essas brigas que aconte, é muito feliz fazemos diversas viagens juntos, somos muito unidos trabalhamos juntos, nossa vida sexual é bem ativa.
Ele já passou por situação de agressão física quando era criança e acho que isso acarretou um trauma nele muito grande até hoje quando tocamos nesses assuntos ele chora. Ele briga comigo e as vezes na hora da raiva fala coisas que me magoa e as vezes até palavrões e depois que ele para e refleti ele ver que me magoou mas não consegui pedir perdão.
Eu amo muito ele e queria muito que o meu namorado mudasse e que ele possa tirar pensamentos ruins da cabeça para que nós possamos viver o nosso relacionamento em paz e felizes.

A melhor resposta 14 ABR 2020

Olá Fabíola! Grato por participar. Você relata um relacionamento com predomínio de aspectos positivos, mas classifica seu relacionamento com conturbado. Há um aspecto muito importante: trabalhar juntos, estar o tempo todo juntos, pode ser sufocante, pode ser empobrecedor para ampliação de análises e leituras do mundo e da vida. Outro aspecto, talvez não tão importante; são as brigas. e conturbações. Brigas e conturbações, dependem do detalhamento: algumas são comuns aos relacionamentos, outras ultrapassam limites, precisando ser objeto de providências modificadoras. Certamente especificar e aprofundar o entendimento dessas questões, com o direcionamento técnico de um psicólogo, dará maiores fundamentos para você escolher caminhos e direcionamentos. Um abraço: Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8664 respostas

14 ABR 2020

Olá, Fabíola
Diante do seu relato foi possível perceber alguns aspectos - primeiro por ser um namoro duradouro e com pontos positivos, porém o comportamento inadequado do seu namorado é explicado por você como - trauma infantil, "magoar e não pedir desculpas", brigar com você por coisas que ele "fantasia" e finaliza dizendo que ele têm pensamentos ruins - dentro de um relacionamento, nos trazemos nossas vivências, jeito de ser e de se relacionar e iremos - lidar também com a 'bagagem do outro' - e juntos construir uma história escolhendo juntos quais elementos de cada bagagem colocar nessa história, ou seja, vão haver diferenças. brigas e desentendimentos, pois dificilmente queremos abrir mão do que somos e temos como referência.
Dito isso, finalizo com o seu relato "queria muito que o meu namorado mudasse" - Primeiro- ele quer mudar? - ou essa mudança é um desejo seu? Segundo - o processo de psicoterapia de casal - sem sombra de dúvidas irá ajudar, mas não necessariamente fazer com que ele mude nos aspectos que você quer, porque está é a sua visão do namoro, na terapia de casal o profissional será o mais imparcial possível, para que vocês entendam a visão, e aspectos de cada um diante do relacionamento e dessa forma possam conduzir essa história.
Espero ter contribuído!!!
Coloco-me á disposição...

Agnes Moura- Psicóloga e Neuropsicóloga clínica

Agnes Catarino Moura Psicóloga Psicólogo em São Paulo