Tenho tido esses sentimentos, o que significa?

Feita por >Giulia · 14 mar 2023 Abordagem psicológica

Olá, meu nome é Giulia, ultimamente venho sentido umas coisas que não sei exatamente oq significam, sinto muito cansaço, mental e físico também, falta de energia, desmotivação, desanimo, uma angústia no peito, uma preocupação repentina e uma aflição, baixa auto estima, também sinto um sentimento de vazio, como se eu não tivesse nada, as vezes sinto um aperto no peito, sinto meu coração acelerar, sinto um formigamento nas minhas mãos e minha perna direita involuntariamente começa a balançar, sinto uma vontade repentina de chorar, e muita das vezes eu não consigo chorar, é como se eu estivesse guardando essa tristeza e essa angústia dentro de mim e não conseguisse colocar pra fora.
Esse sentimento de vazio, desânimo, falta de vontade e falta de humor vem me consumindo cada vez mais, e só consigo me manter bem quando estou ocupada, mas quando minha mente fica minimamente livre, volta todo esse sentimento de novo, nao consigo dormir direito e tenho tido pensamentos suicidas, podem me ajudar?

A melhor resposta 15 MAR 2023

Olá, Giulia, tudo bem?
Algumas pessoas que possuem um quadro de ansiedade percebem sensações parecidas com a que você conta. Mas para além do que se sente fisicamente, muito me interessa o que esses sintomas dizem a respeito do que você vive emocionalmente, do que os "causou". Compreender como eles aparecem na sua vida pode nos dar pistas sobre o que eles tentam revelar a ti. A partir do momento em que entendemos mais sobre o que vivemos podemos buscar mecanismos para que as coisas passem a ser diferentes. Muitas pessoas também percebem que, a partir do momento que compreendem o que seus sintomas buscam dizer, esses mesmos sintomas também começam a diminuir. Esse processo é muito facilitado num processo de terapia, que pode te dar o suporte necessário para que você não precise lidar com isso sozinha. Além disso, acho que uma terapia seria muito rico para seu caso.
Boa sorte no seu caminho
Qualquer coisa fico a disposição

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

907 respostas

21 MAR 2023

Boa noite Giulia, te aconselho a buscar um atendimento psicológico pra tu entenderes o que está acontecendo e poder melhorar.Abraço, Luciana Berton.

Luciana Berton Psicólogo em Porto Alegre

33 respostas

18 MAR 2023

Oi, Giulia, vem te conhecer de fato, vem entender teu funcionamento mental. Por guardar tanto, teu corpo de alguma forma precisa se libertar , se livrar dos estímulos e dores que são insuportáveis , isso é para manter o organismo em certo equilíbrio. A doença vem para nos tirar da morte ou da loucura. Se você não se expressa, não chora, não fala das tuas dores, inquietações, medos, então isso vai para tremer pernas, mãos. Essas partes do corpo tem a ver com seguir para vida, com interagir, conectar-se com outro, com o mundo, enfim, caminhar para a vida, fazer movimentos. Entra em contato comigo, vem falar mais disso, entender quem você é, de onde tem vindo essa baixa autoestima, esse sentimento de desvalia. Te aguardo.
Steffany Alves
CRP 22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

17 MAR 2023

Olá Giulia.
Pela descrição, é semelhante ao quadro depressivo.
Sugiro avaliação com psicólogo.
Estou disponível para ajudar.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

658 respostas

16 MAR 2023

Olá Giulia, espero que esteja tudo bem com você.

Esse sentimentos que descreve em seu relato precisam de sua atenção, e necessitam de uma compreensão mais detalhada por parte de um profissional especializado. Em alguns momentos de nossas vidas podemos experimentar sentimentos não muito agradáveis, que podem nos deixar mal por alguns momentos. Mas quando esses sentimentos permanecem por muito tempo dentro da gente, começam a refletir em nosso corpo físico, e passam a afetar a qualidade de nossa vida, então talvez seja importante acionar um profissional para que essa situação não cresça, e você fique cada vez mais prejudicada. O mais indicado para que você possa compreender o que está acontecendo, e obter uma orientação mais direcionada para seu caso, é que você inicie um acompanhamento com um profissional de Psicologia. Através de um processo de psicoterapia com esse profissional, vai ser possível colher as informações necessárias para formular as respostas que está procurando. Não deixe isso para depois, pois quanto antes você conseguir lidar com isso, e entender o que está acontecendo dentro de você, mais fácil será superar esses estados, para que experimente sentimentos mais satisfatórios em sua vida novamente. E isso é totalmente possível em seu caso, não se preocupe.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

16 MAR 2023

Oi Giulia
Tudo o que está sentindo e vivendo é o resultado de ter abandonado a tua inteligência de vida; voce foi forçada a abandonar para aceitar a forma de vida como os adultos impuseram. Hoje, voce é mais resultado do que os outros queriam que voce fosse do que aquilo que a tua vida queria.
Voce se construiu de forma equivocada, fora dos teus padrões. Tanto o ambiente familiar como da escola, da sociedade, da religião apenas se preocuparam em te adaptar aos padrões deles. A tua visão de vida, teus gostos, teus prazeres eram sempre condenados, desmerecidos, desvalorizados... o certo era o que eles diziam; tudo o que vinha de ti, não tinha valor.
Assim, voce aprendeu a fazer o que os outros gostam e preferem.
O resultado é o que voce constata: dor, vazio, tristeza, angustia, falta de motivação, desânimo... é a tua alma que está chorando; é o teu corpo te falando que precisa abandonar o que aprendeu e começar a trilhar o teu caminho;
Precisa resgatar a tua inteligência natural, o teu vetor interno, a bússola interna.
Precisa ser dona de si mesma, da sua vida; precisa provocar o nascimento de si mesma...
Esta que está aí, não é voce de verdade. É o que os outros construíram... voce percebe a ti mesma como estranha, não reconhece.
Faça Psicoterapia para se conhecer, autenticar a tua vida de acordo com as coordenadas da vida e não do sistema.

Abraços.

5817 respostas

15 MAR 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só agendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possivel

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

15 MAR 2023

Olá Giulia! Obrigado por escrever. Será muito importante que um de nós, psicólogos, possa avaliar com você, de forma metódica, detalhada, tua rotina, tua configuração familiar, personalidade e objetivos. A princípio, de forma genérica, é possível ponderar que você está ansiosa, mas sem disciplina de ocupação de tempo, sem clareza de metas e prioridades. Diante disso está perdendo muito tempo, embora se cansando por não ser objetiva nos gastos de energia. Qual será tua idade? Quanto tempo faz que está sentindo isso? Quais acontecimentos marcantes viveu nos últimos tempos? A resposta a essa e outras questões, contribuirá muito para construirmos respostas consistentes, significativas e transformadoras.
Estaremos a disposição.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não fortaleça terroristas, bárbaros e antidemocráticos.

8634 respostas

15 MAR 2023

Olá Giulia!
Eu sinto muito por você estar passando por isso e atravessando uma fase tão ruim. Saiba que você não está sozinha, nunca! É preciso olharmos para o que deu origem a esses sentimentos e processos mentais. É verdadeiramente possível de se solucionar e vc superar essa situação, se fortalecer e se enxergar de maneira mais amorosa. Seja gentil com você mesma e se dê a oportunidade de sentir coisas boas e alegria de viver. Sim, isso é possível e real. Repito, você não está sozinha!
Se quiser ajuda, pode marcar um atendimento comigo.

Paula Laini Psicólogo em Patos de Minas