Tenho medo de magoar minha mae e ela me rejeitar

Feita por >Amora · 13 dez 2022 Abordagem psicológica

Olá, então eu trabalho com minha mãe e não recebo salário porque ganho teto e comida, mas a convivência tá chata fico o dia todo em casa com minha família e não tô aguentando mais, primeiro que eu não posso fazer oq eu quero, nem sair pra onde eu quero; fiz 18 anos começo do ano e trabalho até de final de semana e não consegui fazer minha CNH e estou bem frustrada por nem conseguir entrar na faculdade e agora tô pensando em ir trabalhar fora e começar me virar sozinha e ser independente mas me sinto culpada por deixar ela, acho que sou uma péssima filha por "abandoná-la". E estou com medo de conversar com ela sobre isso porque sei que ela vai chorar e fazer drama e eu não vou conseguir sair de casa nunca desse jeito. Alguém consegue me ajudar?

A melhor resposta 15 DEZ 2022

Oi, Amora
Sabe que é frequente ter esse sentimento de culpa em relação à mãe. Mas você nem sempre conseguirá agradá-la e na vida adulta você começa a ter que aprender a sustentar sua personalidade e depender cada vez menos da aprovação de sua mãe. Por mais que ela faça drama, seja uma pessoa difícil, possivelmente ela ama você e ainda que haja um susto inicial pela sua decisão, ela não deixará de amá-la. Mas assim como você é uma adulta, ela também é e também precisará lidar com isso. Boas relações são feitas com verdade, não com sacrifícios. Converse com sua mãe, expresse suas emoções. Pode ser que você não consiga fazer isso de cara, mas comece a trabalhar no processo da sua independência.

Stefanie Hansen Jung Psicólogo em Araçatuba

12 respostas

17 DEZ 2022

Oi Amora...
Pelo exposto, compreendi que mora voce e sua mãe, só. O pai não mora junto e não tem irmãos... correto?
Apesar disso, precisa compreender que voce apenas nasceu por meia dela, mas não é dela; voce não é propriedade dela.
E voce veio para realizar o seu objetivo de vida a través deste, ser muito feliz.
Pois a tua intensão de sair de casa, de trabalhar num ofício que voce gosta e ótima. É isso mesmo que deve fazer.
Ela pode ficar magoada, chateada, pode chorar, mas, voce precisa fazer o teu caminho, precisa descobrir a tua missão de vida, a tua profissão; A vida te deu a liberdade e o livre arbítrio para voce mesma escolher o que quer e o que não quer para si.
A mãe se resolve de outro jeito, ela tem capacidade para achar outra pessoa que a ajude, se necessário for.
Assim como voce tem a capacidade de inventar o teu modo de vida.
O choro e o drama faz parte do show, mas nada poderá te deter.
Abraços

5817 respostas

14 DEZ 2022

Olá Amora,
É muito comum as pessoas terem dificuldades em dizer "Não", por medo das consequências, por medo de magoar, medo de não ser aceito, medo da exclusão... e acabam se anulando, não alcançam os objetivos e fica difícil lidar com a frustração.
O importante é aprender a se colocar, dizer não, mas de uma forma sem magoar o outro, sem criar inimizades e sem culpa.
Veja a possibilidade de fazer psicoterapia, vai te ajudar a organizar sentimentos, pensamentos e principalmente se fortalecer emocionalmente para lidar da melhor forma possível com essa situação.
Fico a disposição caso queira se aprofundar.
Rute Martins - psicóloga clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo

1408 respostas

14 DEZ 2022

Oi Amora! Obrigado por escrever. Imagino a ideia de estar com dezoito anos, ser responsável como se fosse adulto, mas (em sociedade tão complexa) ter a sensação de grandes limitadores e despreparos. Qual será o tipo de trabalho que você faz com tua mãe? Calma: o que você queixa, as pessoas costumam consolidar queixa depois dos vinte e cinco anos.
Não estando bom, arrume um trabalho fora e passe a pagar pensão para tua mãe (comida, morada, energia, água, telefone, faxina), dentre outras despesas. Ao mesmo tempo estudar seriamente para o vestibular, consolidar enriquecimento de turma de colegas e conhecidos sejam éticos, saudáveis enriquecedores e significativos para você. CNH, há muito tempo para tirar. Faculdade, é importante amadurecer mais, entrar em faculdade pública, com convicção.
Será muito enriquecedor você amadurecer escolha e posicionamento de estudante e desenvolvimento de carreira, com a assessoria científica de um psicólogo especializado em orientação ocupacional.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples, para manipular e levar vantagens. Resgatemos a democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Perceba que a barbárie do momento, é orquestrada por poucos, para prejudicar trabalhadores. Vacina e máscara precisam ser repensadas.

8635 respostas

14 DEZ 2022

Olá!
É compreensível o fato d e você ter medo de magoar sua mãe, pois ela é a pessoa que te colocou no mundo e desde então vem cuidando de você e é normal que ao perceber que você quer buscar sua independência longe dela cause um certo "drama" só que o melhor é você explicar para ela como você tem se sentido em relação a falta de tempo e sobre suas metas e objetivos de vida,. como tirar a CNH e fazer faculdade por exemplo, no começo toda mudança e tudo que é novo gera medo e insegurança, mas com uma boa conversa vocês irão se entender.
O importante é você estar bem e confortável com suas escolhas, principalmente agora que você já é maior de idade.

Vanessa Hellen da Silva Psicólogo em Londrina