Tenho dívidas sobre a relação e ética com psicólogo.

Feita por >Rafael · 14 jun 2024 Abordagem psicológica

Há algum tempo, comecei a me relacionar com uma psicóloga, depois de alguns meses de relacionamento, ela me pediu para procurar uma ajuda profissional, pois ela suspeita que eu tenho algumas comodidades, ela me orientou que talvez eu seja tdah, autista e talvez outros transtornos, indaguei ela perguntando se ela não poderia me laudar, ela recusou, gostaria de saber se é antiético e como eu poderia correr atrás disso e aonde, como eu poderia me informar sobre isso.

A melhor resposta 15 JUN 2024

Olá Rafael, como vai?
Realmente, se vocês mantém uma relação interpessoal, segundo o código de ética, não é possível que ela te atenda ou avalie.
Para questões de investigação de autismo e TDAH, seria necessário buscar a avaliação de um neuro, junto com o acompanhamento psicoterapêutico comportamental.
Qualquer dúvida, estarei a disposição!

Gabriela Andrade Psicólogo em São Paulo

16 respostas

17 JUN 2024

Olá, Rafael, espero que esteja bem.

Ela está agindo com ética profissional, sem dúvidas, pois não podemos diagnosticar ou tratar pessoas com relações próximas, pois a intimidade comprometeria diretamente o resultado do processo terapêutico.
Se você nota que esses traços que ela observou em você estão trazendo algum prejuízo em sua vida, faz sentido buscar ajuda. Caso não, pode ser que não se faça necessário, já que tudo vai bem.

Espero ter ajudado.

Rafael Santos Silva Psicólogo em São Paulo

79 respostas

15 JUN 2024

Olá, ela falou sobre uma percepção que teve durante o relacionamento de vocês. Busque um profissional para fazer as avaliações e ter um diagnóstico pautado em avaliações feitas para essa finalidade. Abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

352 respostas

15 JUN 2024

Rafael
Ela está sendo muito ética sim.
Ela te quer como amante, como namorado, ter um relacionamento ... e entre voces ela não pode ser terapeuta.
Mas, se ela como psicóloga, solicitou que fizesse terapia, aproveita e faça para saber quem é você, quais teus conflitos precisa resolver. Pouco importa o diagnóstico, importa é que resolva o problema que você sente ter para ser quem você quer ser.
Assim também é normal que entre terapeuta e cliente surja interesse de relacionamento, mas a partir disso, não é mais relação terapeuta/cliente. Ele ou ela não pode mais atuar como terapeuta pra você.

6356 respostas

15 JUN 2024

Bom dia, Rafael! Grato por se colocar. Teu conteúdo indica muitas inadequações. Envolvimentos emocionais são contagiados por emoções próprias desse modalidade, incompatíveis com limpeza da análise impessoal que a Ciência requer. Outra pessoa te "laudar" já implica muitos cuidados, precauções, aprofundamentos, reflexões, imagine a psicóloga/namorada.
Trabalho de psicólogo não deve começar com busca por laudo, isso envolverá contágio de pré-conceito. Psicólogo precisa conhecer pessoas, o mais completo possível, e depois, com fundamentações consistentes, se for o caso, emitir parecer, desde que gere futuras atitudes para melhorar ou resolver a situação.
Cuidado: pessoas são muito maiores do que laudos.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

9316 respostas

15 JUN 2024

E como você se sente sobre isso?
É uma questão a ser Investigada Para melhora de vida nada se resume é uma questão só principalmente um relacionamento

Roselita Menezes Vicente Pinheiro Psicólogo em Rio das Ostras

69 respostas

15 JUN 2024

Olá Rafael, sua namorada está coberta de razão. Ela pode ter identificado em você alguns sintomas desses transtornos porém para uma análise mais aprofundada é importante que você procure alguém que não tenha um relacionamento com você para que possa ter um olhar mais neutro e acertivo.

Gleicy Portes Psicólogo em Curitiba