Problemas psicológicos na relação, como proceder?

Feita por >Mey · 30 set 2020 Terapia de casal

Meu namorado é uma pessoa maravilhosa, nosso relacionamento sempre foi incrivel, sempre transbordamos com o outro, muita cumplicidade, reciprocidade, muito amor, acolhimento, sempre correspondeu de todas as formas comigo, e sempre transparentes com o outro.

Porém ele sofre de ansiedade e já teve quadro depressivo. Inclusive toma medicamento e faz acompanhamento psiquiatrico. Eu sempre tive paciencia, sempre demonstrei muita compreensão e empatia com ele. Isso nunca foi e jamais seria problema pra mim.

Mês passado pra cá ele teve um baque de noticias ruins sobre vida academica, acho que juntou com outros probleminhas externos dele e acabou pesando sobre ele. E quando foi esse mês, umas semanas atrás começou dizer que não estava se sentindo bem consigo mesmo, e tava sentindo que isso era injusto comigo, já que não estava sendo 100%. Que quer estar comigo quando tudo estivesse bem. E de um nada pediu término.. Disse que nao foi eu o problema, nem nosso relacionamento, não existe outra, nada disso. Só não esta bem com ele mesmo, cabeça a mil.

Mas ele continua dando sinais que tem volta, diz que ainda quer realizar todos os nossos sonhos, quer dar continuidade nos nossos projetos juntos, que eu não deixei de ser especial e que ainda sente o mesmo por mim. Que ele quer só por a vida dele no lugar, ta focado em ficar bem com ele mesmo e disse que é pra eu cuidar da minha saude mental tbm.

Eu estou confusa, e não sabendo como lidar com essa situação. Eu tbm sofro de ansiedade, estou buscando terapia (por conta tbm de outros probleminhas meus), mas ainda não consegui lidar com essa situação dentro de mim em relação a ele. Eu ainda o amo muito, muito mesmo. Só não sei como lidar.. Se eu fico na minha em silêncio e continuo me cuidando e tendo paciencia com a situação toda, pois é uma pessoa que vale muito a pena, ele é incrivel ou eu não sei. Não sei o que fazer, preciso de uma luz pra entender a cabeça dele e como eu devo prosseguir

A melhor resposta 2 OUT 2020

Olá Mey.
Em uma relação sempre haverá altos e baixos, assim como a vida de todas as pessoas, há momentos bons e outros nem tanto. Se for esperar estar tudo bem, nunca haverá um relacionamento, o importante é administrar os momentos difíceis.
Até quando você vai esperar ele estar melhor? O que é estar melhor para ele e para você?
Se seu namorado dá sinais de voltar e você sempre conseguiu administrar as dificuldades dele, o que acha de ter uma conversa franca com ele e dizer o que está sentindo e ouvir o que ele tem a dizer sobre o relacionamento de vocês?
Você pode ficar nesta incerteza ou tomar uma decisão.
Os atendimentos psicológicos podem te ajudar com as suas decisões e dificuldades, para isso precisa estar aberta e disposta a passar pelo processo.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

1 OUT 2020

Olá Mey! Grato por escrever. Você tem razão. Está com muitos fusos: um fuso do não namoro, outro fuso do namoro, um fuso do passado, um fuso do futuro. Na verdade vocês nunca terminaram. Palavras e combinados são muito superficiais diante dos sentimentos e atenções. Tanto para ele, quanto para você, é preciso ponderar: o grande namorado de cada pessoa precisa ser ela mesma; Não há vida plena sem a temperada integração entre passado, presente e futuro. Cada qual precisa fortalecer sua rotina, desenvolver maior autonomia, maior autoconfiança, maior produtividade autônoma, para que possam estar inteiros para interagir com o outro, também inteiro.
Namoros são aproximações para se conhecer melhor. A maior parte das pessoas, vivenciando relações bem conduzidas, baseadas na ética, na reciprocidade, na realização mútua, tornam-se pessoas maravilhosas.
Espero ter ajudado. Estou à disposição, se for o caso, para aprofundar a questão.
Abraços virtuais (em tempos de aumento da pandemia, sejamos razoáveis: máscara, higiene, distanciamento físico, abertura mental, espírito comunitário, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

1 OUT 2020

Mey, uma relação saudável depende de diversas coisas dentre elas o respeito. Pelo que vejo ele está pedindo que você respeite que ele no momento não está bem com ele mesmo e precisando melhorar ; Não tem como uma relação amorosa ser saudável quando um dos parceiros está nela pela metade, não é ?! Infelizmente uma relação não depende somente de amor e se ele te pediu para terminar para cuidar dele, se questione você mesma o que você pode fazer nesse momento, se está nas suas mãos resolver o problema dele. Certamente verá que você não pode fazer nada a não ser aceitar. Então por mais que doa e eu sei que dói, procure aceitar e aproveita esse tempo para cuidar de você. Tudo que é nosso pode ir um dia, mas se for para ser volta. Então tente fazer coisas que lhe dão prazer, saia para conversar com as amigas e vai vivendo sua vida, permitindo que o tempo lhe mostre se é ele ou não.
Não fique tentando entender a mente dele, pois isso vai lhe gerar ansiedade e não irá conseguir entender. Se você quer ajuda-lo proponha a ele fazer terapia para que ele entenda a cabeça dele, pois as vezes nem ele deve está entendendo a si mesmo.
bjos Fernanda

Fernanda Silvério Psicóloga Psicólogo em Brasília

2 respostas

1 OUT 2020

Mey, entender a cabeça dele sem estar conversando c ele será difícil, porém acho q vc deve pensar em vc nesse momento e se cuidar. Se tudo voltar como vc gostaria ótimo, senão a vida continua, ne....abs Mónica

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

1 OUT 2020

Boa noite,
Para um relacionamento ser saudável, ambos precisam estar bem emocionalmente. Além do amor, outros fatores também são importantes como dedicação e investimento. Às vezes pode acontecer sim, de uma das parcerias estar vivenciando conflitos externos e não conseguir estar presente e inteiro para o outro.
Só conseguimos oferecer o que temos, o que está no nosso limite. Relacionamento saudável é resultado de pessoas saudáveis.
Uma psicoterapia pode ajudar tanto você quanto a ele neste momento. Um profissional irá ajudar a elaborar as angústias, incertezas, receios e fazer com que você tome a melhor atitude em relação a sua dúvida.
Uma conversa sincera expondo os sentimentos de cada um, acolhendo, compreendendo, pode fazer com que vocês consigam achar uma solução para este tempo.
Se existe amor, como passar por este momento de uma forma madura?
Abraços!

Camila Ferreira dos Santos Psicóloga Psicólogo em Conselheiro Lafaiete

23 respostas

1 OUT 2020

Olá Meu! No seu próprio depoimento você já deu a resposta. Ele expôs uma situação ao qual neste momento só cabe a você respeitar e como ele mesmo disse, aproveita para cuidar mais de você. Caso haja um retorno estará bem e caso não haja, estará bem também para seguir.

Dayse Xavier Psicólogo em Brasília

1 resposta