Tenho dificuldade de criar e manter relacionamentos

Feita por >Manu · 22 jun 2023 Abordagem psicológica

Sinto que tenho dificuldade de me conectar mais profundamente com as pessoas, falo até com muita gente, mas a maioria são colegas, não chegam a se tornar amigos próximos. Sei que no momento tô com autoestima baixa e também tô um pouco depressiva, mas sinto que essas coisas já são consequências da falta de boas relações. Relacionamento amoroso é a mesma coisa, não consigo ter nem um "fica" mais duradouro. Isso tá me gerando uma ansiedade pra iniciar relacionamentos, porque quando conheço uma pessoa já fico com receio pensando no momento que vai acabar, talvez eu já me sabote porque tenho a sensação que nunca vai dar certo.

A melhor resposta 26 JUN 2023

Olá Manu.
Pelo relato, acredito que você saiba do problema, entretanto não sabe como resolvê-lo.
Já que chegou até aqui não desanime, inicie acompanhamento psicológico.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

666 respostas

26 JUN 2023

Oi Manu, que bom que você percebe que possa estar se sabotando. Os pensamentos negativos vem e muitas vezes existe a tendência de acreditar neles como se fossem reais, mas na maioria das vezes não são. No seu caso você poderia se beneficiar bastante de terapia, pois ajudaria você a identificar melhor os pensamentos negativos e a lidar com os comportamentos.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

26 JUN 2023

Olá Manú!

A parte mais importante você já fez....que é reconhecer o que lhe incomoda!
Agora precisamos entender e colocar cada coisa em seu lugar, ou seja, o que é seu e o que é do outro.
Quando paramos de nos preocupar com o que outro vai pensar nos tornamos mais livres.
Pense nisso....

Vivian Torres Psicólogo em Lindóia

20 respostas

25 JUN 2023

Olá Manu, espero que esteja tudo bem com você!

Observar alguma característica, ou algum comportamento, que gostaríamos de mudar, é o primeiro passo para a mudança. Se você está identificando isso, é interessante que você procure investigar e se aprofunde nas possíveis causas para você estar apresentando esses comportamentos e sentimentos que descreve. Uma forma de se aproximar de possíveis compreensões sobre suas questões, e buscando ampliar seu autoconhecimento, para se tornar assim mais autoconsciente sobre suas emoções e comportamentos, tendo maior clareza sobre o que realmente te motiva a agir dessa ou de outra forma, e traçar estratégias para superar possíveis dificuldades. Se você se sente um pouco deprimida, com sinais de ansiedade e com baixa autoestima, compreender o que está te levando a ter tais comportamentos é fundamental para superá-los. Você não é obrigada a se conectar em profundidade com todas as pessoas que encontra, mas você pode desenvolver uma rede social que seja adequada as suas necessidades e expectativas, e isso inclui também relacionamentos afetivos. Por isso, se você desejar ampliar seu autoconhecimento, e construir novas formas de se conectar com as pessoas, é interessante você se compreender mais profundamente, e para isso, o profissional de Psicologia é o mais indicado para te auxiliar no momento. Se você desejar, inicie um processo de psicoterapia com esse profissional, e comece a projetar as mudanças que você deseja para sua vida, junto a esse profissional. Tenho certeza que você obterá bons resultados com o avanço do processo, e com o passar do tempo, terá mais autoconfiança e autoestima para usufruir de uma melhor qualidade em suas relações. Não deixe que a sabotagem comprometa o melhor que você pode obter em suas relações.

Espero ter te ajudado, e desejo que tudo fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

928 respostas

23 JUN 2023

Olá Manu, espero

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

928 respostas

23 JUN 2023

Oi Manu tudo bem ?
Posso imaginar seu sentimento e vontade de querer se relacionar de forma mais intensa com mais profundidade, penso que maioria de nós já tivemos essa sensação, que nossas relações são superficiais. Mas não invalidando sua dor, acredito que essa questão é um problema até social do nosso século. Relações frágeis, comunicação precária, então pense que não é um problema individual e também social. Quanto aos ficantes, também podemos pensar que isso acontece com grande frequência com muitas mulheres, que procuram relacionamentos mais dourados e profundos, acabam se decepcionando.
Dito isso, posso afirmar que uma boa terapia pode lhe ajudar, ter uma visão positiva e mais tranquila, consequentemente relações mais profundas com você e com o outro. Grande abraço

Clarete Duarte Galdino Psicólogo em Marília

55 respostas

23 JUN 2023

Olá Manu! Obrigado por escrever. Seu texto sugere boa percepção do problema. Essa situação acontece com um número significativo de pessoas. Certamente a complexidade social, as demandas e desejos de cada etapa de vida, de cada necessidade a superar, faz com que as pessoas, na adolescência e juventude, vivenciem esse tipo de situação.
Certamente você precisa melhorar a autoestima, retemperar a ansiedade e conhecer-se melhor, conhecer melhor a natureza humana. Um de nós, psicólogos, nesse sentido, poderemos enriquecer teus entendimentos, possibilidades e potencialidades.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.