tenho ansiedade quando falo com a minha namorada e isso não para, o que eu faço?

Feita por >ana · 11 jul 2022 Ansiedade

eu tenho um relacionamento muito saudável com a minha namorada, nos amamos, nos respeitamos e tudo mais.

mas recentemente teve um dia em que ela me mostrou alguns vídeos que me deram alguns gatilhos (sobre meu antigo relacionamento que era abusivo)

e isso me fez ficar mal porque me fez pensar que essas coisas ruins sobre meu passado poderiam acontecer no nosso relacionamento

eu conversei isso com ela e ela me pediu desculpas por tudo, mas agora toda vez que eu vou entrar em contato com ela pelo celular eu sinto meu coração acelerar

de ir a 80 bpm para 130 bpm por exemplo

e nós já conversamos sobre a melhor maneira de reagir a esses gatilhos mas a taquicardia continua e eu não consigo parar

o que eu faço para melhorar?

ela é uma namorada incrível e sempre me trata bem, não gostaria de sentir ansiedade por medos do meu passado e gostaria que essa taquicardia passasse pois eu nunca me senti ansiosa perto dela
podem me ajudar?

A melhor resposta 12 JUL 2022

Olá, Ana
É impossível que essa ansiedade passe se não for compreendida. Nenhum sentimento pode ser "enterrado" sem ser elaborado e digerido antes. Se isso acontece, ele retorna na forma de "gatilhos" como você citou.
Esse desconforto é uma forma do teu corpo te sinalizar que algo não foi bem resolvido. É uma conexão com o passado, que vem se mostrando presente por meio dessas feridas nem tão fechadas.
Acredito que uma saída viável seria elaborar esses sentimentos num processo de terapia, abrindo um espaço para que eles sejam conhecidos e assim talvez curados. É necessária muita coragem para entrar nesse processo, uma vez que tuas feridas vão estar lá abertas. Entretanto não é possível que elas se resolvam se não cuidarmos delas, certo?
Boa sorte no teu caminho
Qualquer coisa fico a disposição

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

907 respostas

19 JUL 2022

Olá Ana!
O ponto aqui não é a sua namorada, e sim a sua relação com esse tema.
Dialogar sobre esse tema vai te ajudar a encontrar mais serenidade, a ter mais autoconfiança e a lidar melhor com esse e outros gatilhos na sua vida.
Com ajuda de um profissional você vai conseguir ressignificar essa imagem que deixou essa cicatriz aberta e seguir sua vida com mais tranquilidade.

Camila Yume Bertoluzzi Psicólogo em São Paulo

14 respostas

15 JUL 2022

Oi Ana,
Precisa conversar sobre essas "coisas ruins" que vivenciou no passado... pode ser com a sua namorada mesmo desde que ela te ouça.
Se achar mais confortável, faça psicoterapia.
Essas "coisas ruins" são gatilhos de outras coisas que precisa corrigir e sanear em sua vida.
Resolva isso para que possa continuar usufruindo do amor e da harmonia.
Abraços

5817 respostas

13 JUL 2022

Olá Ana.
A ansiedade é uma sensação de vulnerabilidade, em que a pessoa se sente indefesa, incapaz de enfrentar situações angustiantes, e imagina que sempre há uma ameaça. Tudo isto traz pensamentos distorcidos que prejudicam a forma de existir de uma pessoa.
A psicoterapia é um caminho que se busca para se tratar a ansiedade.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

13 JUL 2022

Olá Ana424! Obrigado por escrever. Certamente você está ficando insegura, ansiosa diante da aproximação. Há algo interno que você precisa falar de forma mais detalhada, mais aprofundada, para que, nós psicólogos, possamos compreender o processo de evolução e te ajudar a lidar com a questão. Não se deve estender uma vivência, com uma pessoa do passado, para uma pessoa atual, mas a história é cumulativa e isso, muitas vezes acontece em grau não adequado.
Cada pessoa é única, cada momento é novo. É preciso cuidar para que a mente, com os aprendizados do passado, não se resuma a eles, mas os use para entrar em contato com as experiências do agora, mas sem preconceitos.
Estaremos a disposição para contribuir para melhorar o autoconhecimento, o conhecimento da tua história bem como o adequado direcionamento dos aprendizados da história.
Abraços virtuais