Fico muito perturbada quando meu namorado demora para falar comigo, o que faço?

Feita por >Dada · 23 mai 2022 Terapia de casal

Quando estamos longe, eu naturalmente estou o tempo todo conversando com ele por áudios e contamos o que estamos fazendo um ao outro. Quando passa um tempo e ele demora pra visualizar o whatsapp mesmo que eu não tenha falado nada e quando ele demora pra falar comigo me bate um pânico e começo a ficar muito ansiosa, pensando que ele pode estar jogando escondido ( terminamos várias vezes pq ele era viciado em jogo online), dormindo ( o quê me deixaria decepcionada pq ele tem curso da faculdade, ou fico imaginando até coisas piores. E enquanto não tiro a limpo não consigo ficar tranquila. Eu tento investigar e questionar até ter uma resposta que me acalme. Mas tenho medo de estar me iludindo. Hoje ele passou uma hora sem ver o celular e depois veio me contar que tava fazendo um curso online, mas eu penso pq não me disse antes?

A melhor resposta 24 MAI 2022

Querida Dada
Hoje com a tecnologia todos ficamos ansiosos por uma resposta rápida, até porque a maioria das pessoas não tira o celular da mão, e quando mandamos a mensagem a pessoa não responde, realmente parece algo improvável. Mas é assim que nosso cérebro funciona, sempre com muitas dúvidas, causando assim uma imensa ansiedade e desconfiança.
Mas o que precisamos entender de fato, que isso tudo não passa de ilusões e fantasias criadas por nós. Não porque o seu parceiro não pode estar fazendo algo que não estava no combinado, mas pelo fato que ninguém consegue controlar o outro.
O medo de ser enganada, traída é algo que você precisa trabalhar na psicoterapia, para você viver em paz consigo mesma. Vou deixar uma leitura bem legal para você, entender mais sobre o Ciúme.

A Cura do Ciúme: Aprenda a Confiar, Supere a Possessividade e Salve seu Relacionamento
Livro por Robert L. Leahy

Clarete Duarte Galdino Psicólogo em Marília

55 respostas

24 MAI 2022

Olá Dada.
Comportamentos de dependência afetiva denotam, insegurança, baixa auto estima e inassertividade. Esses comportamentos podem levar a dificuldades nos relacionamentos sociais e amorosos. Nesse caso a energia que deveria estar usando para atividades mais saudáveis como lazer, estudos, profissão, espiritualidade, família... está usando para num comportamento repetitivo e disfuncional fixado somente numa área específica , a amorosa .... o que lhe tira a tranquilidade. Outras áreas precisam estar igualmente equilibradas na sua vida para que tenha mais segurança. Sobre o comportamento dele o qual você não tem controle sugiro que façam terapia de casal para juntos trabalharem sobre a questão de valores, projetos e metas para o relacionamento de vocês. Fico à disposição para auxiliá-la nessa jornada rumo ao autoconhecimento, conscientização, aceitação, autorresponsabilidade e desenvolvimento de habilidades sociais. Estando disposta a enfrentar os seus medos veja para a terapia para buscar as ferramentas necessárias.
Maria Nair de Castilho Ramlow
Psicóloga

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

24 MAI 2022

Olá Dada! Obrigado por escrever. Muito obrigado por escrever. (intenção de repetir o agradecimento).
Não é possível construir vida adulta, consistente no sentindo de autoconfiança, de estudos, de trabalho, especialmente de namoro e o consequente desenvolvimento, caso fiquem se falando com frequência grande. Nas relações de namoro, ou se confia ou se deixa. No trabalho, nos estudos, com os colegas, adapta-se por preponderância de qualidade e duração, conforme o grau de aprofundamento e confiança.
Certamente você precisa amadurecer e muito, precisa melhorar a autoconfiança, precisa agir com a ideia de que o grande namorado de cada pessoa é ela mesma, que os demais namoros são experiências de aproximação e conhecimento, que na maior parte das vezes, termina. Pelo relatado: como pode seu namorado querer namorar uma pessoa que não namora a si mesma, que não está conseguindo focar na construção dos estudos consistentes, da preparação para o mundo do trabalho, de forma profunda, que não está investindo na formação de turma de colegas e conhecidos, com vínculo de qualidade?
Conte com um de nós, psicólogos, para aprimorar autoconfiança e rotina de vida.
Abraços virtuais (A pandemia está vigente, a dengue também. Há muitos falsos políticos, mais ainda falsos líderes religiosos - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção. Há até alguns falsos cientistas. Diante disso sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Melhore o afeto; evite aglomerações, combata os criadouros do mosquito da dengue.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador ocupacional

8604 respostas

24 MAI 2022

Olá
Para que um relacionamento seja saudável, é inegociável que as duas partes tenham acesso a liberdade e individualidade. Talvez esses medos e inseguranças podem responder sobre como cuido do outro, em que papel me ponho, como me relaciono. Se compreendo que ele é livre pra voltar a jogar ou qualquer coisa que me desagrade é gere um término, mas mesmo assim sinto angústia, talvez nossa alternativa seja pensar sobre como você vê a possível saída de um relacionamento. Não estou indicando que você faça isso, veja, quero que perceba se se vê nessa liberdade ou não. Sugiro que elabore a resposta dessa pergunta com um profissional que te ajude a compreender melhor esse momento.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

904 respostas

24 MAI 2022

Dada,
Precisa fazer Psicoterapia para descobrir o seu real valor, corrigir e curar sua necessidade de controle sobre os outros.
Não é sua missão fiscalizar os outros; seu compromisso é com voce mesma e não com os outros.
Cada um é dono da sua vida e pode fazer o que ele quiser...
Porque voce tem necessidade de estar ligado a ele?
Se le está fazendo o que lhe dá prazer ele colherá os resultados e nada voce pode fazer para mudá-lo. Cada um é responsável por si mesmo... a não ser que queira estar cuidando de um homem que tem que levá-lo como uma criança, não tem ambição, não tem princípios, ainda não cortouo cordão umbilicar psicológico, ainda não nasceu psicologicamente.
Voce precisa descobrir o seu valor, precisa voltar-se para si mesma, qualificar-se, certificar-se de acordo com as coordenadas da vida e não dos sistema; caso contrário atrairá pessoas de acordo com o seu estado interno.
Não foi para isso que voce nasceu... O que quer na vida? Como voce funciona? Como a sua mente funciona?
Abraços

5817 respostas

24 MAI 2022

Oi Dada.

Seu sofrimento está ligado à ansiedade. Se quer mesmo olhar pra isso para resolver procure fazer terapia. Com ela você entenderá muito dessas sensações e passará a enxergar muita coisa de forma diferente.

Caso queira mesmo amenizar esse sofrimento, uma boa forma de começar a trabalhar isso é você desativar as notificações de suas redes sociais, principalmente o whatsapp. Desative a ferramenta faz você saber se ele já leu a mensagem ou não.

É um bom começo.

Mas tudo isso exigirá muita força de vontade.
Que tal, quer conversar comigo?
Qualquer coisa estarei aqui por você.
Jean Pierre

Jean Pierre da Rocha Carneiro Psicólogo em Porto Velho