Tenho 48 anos e chupo dedo desde os 7anos. Quero parar e não consigo.

Feita por >Eliane · 25 jul 2024 Abordagem psicológica

Chupo pra dormir e algumas vezes quando estou cansada, estressada ou até mesmo chateada. As vezes passo o dia todo sem chupar, mas na hora de dormir, não tem jeito. Algumas vezes durmo a noite toda com o dedo na boca e outras raras vezes percebo que só chupei ao iniciar a dormida e logo deixo. Mas não é sempre.

A melhor resposta 19 SET 2024

O hábito de chupar o dedo em adultos pode estar relacionado a mecanismos de conforto e alívio de estresse que se desenvolveram na infância. Muitas vezes, esse comportamento continua porque foi uma maneira eficaz de lidar com emoções ou situações difíceis.

Aqui estão algumas estratégias que podem ajudar a lidar com isso:

1. **Identificar os gatilhos**: Você mencionou que o hábito aparece quando está cansada, estressada ou chateada. Observar os momentos em que o impulso de chupar o dedo é mais forte pode ajudar a entender melhor os fatores que desencadeiam esse comportamento.

2. **Substituição de comportamentos**: Tente encontrar alternativas saudáveis para substituir o hábito de chupar o dedo. Pode ser algo simples como apertar uma bola de estresse, usar uma almofada sensorial ou praticar técnicas de relaxamento, como respiração profunda ou meditação, antes de dormir.

3. **Estabelecer uma rotina para dormir**: Desenvolver uma rotina relaxante para a hora de dormir pode ajudar a reduzir a necessidade de conforto através do hábito. Um banho quente, ler um livro ou ouvir música suave podem criar um ambiente mais tranquilo.

4. **Uso de barreiras físicas**: Algumas pessoas encontram sucesso usando barreiras físicas, como luvas ou bandagens nos dedos, para evitar o ato inconscientemente durante o sono.

5. **Terapia cognitivo-comportamental (TCC)**: Se o hábito persiste e está difícil de controlar, a TCC pode ser uma ferramenta útil para ajudar a modificar padrões de comportamento e a encontrar novas formas de lidar com o estresse.

Se o hábito estiver te causando desconforto ou atrapalhando a qualidade de vida, procurar apoio de um psicólogo pode ser fundamental para trabalhar essas questões emocionais e ajudar a romper com o comportamento de maneira mais eficiente.

Stephanye Lopes Psicólogo em Arujá

36 respostas

1 AGO 2024

Olá Eliane. Que bom que Escolheu olhar para esse seu comportamento antigo e que perdura na idade adulta. Há vários aspectos do seu histórico de vida que podem estar envolvidos no ato de chupar o dedo: afetivos - emocionais - psicológicos e outros..
O importante seria procurar um psicólogo (a) para realizar um processo de psicoterapia e, assim descobrirem-se as causas dessa longevidade do ato, que em geral, termina na infância, aos 3/4 anos, mais ou menos. Com uma eficiente investigação, poder-se-ão traçar as estratégias terapêuticas e, com determinação, extinguir-se este comportamento.

Miguel José Ferreira de Freitas Psicólogo em Belém

3 respostas

29 JUL 2024

Olá Eliane,
Parar de chupar o dedo pode ser um desafio, especialmente se isso se tornou um hábito arraigado ao longo de muitos anos. Podemos pensar em algumas estratégias para conseguir melhorar:
- Identificar os Gatilhos: Como você já mencionou que chupa o dedo em momentos de cansaço, estresse ou chateação, tente identificar os gatilhos específicos e pensar em outras formas de lidar com essas emoções.
- Substituição de Hábito: Encontre uma alternativa que possa substituir o ato de chupar o dedo, como segurar um objeto macio, apertar uma bola de estresse, ou praticar técnicas de respiração relaxantes.
Você também pode considerar ajuda de um psicólogo para te ajudar a lidar com esse hábito.
Caso precise estou à disposição.
Marília

Marília Figueiró Bueno de Oliveira Psicólogo em Ribeirão Preto

190 respostas

27 JUL 2024

Eliane
Este é um comportamento que indica conflito emocional.
Precisa tratar o emocional através da Psicoterapia para chegar às causas.
São conflitos que podem ser desde o primeiro dia da tua gestação aé os 4/5 anos... precisamos investigar
Por isso, a Psicoterapia
Abraços

6395 respostas

26 JUL 2024

Olá Eliane.
Agradeço por compartilhar a sua preocupação. Vamos abordar essa questão com base na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), que é uma abordagem eficaz para modificar comportamentos indesejados.
Chupar o dedo é um comportamento que muitas vezes traz uma sensação de conforto e segurança, especialmente em momentos de stress ou cansaço. Para ajudar a interromper esse hábito, a TCC utiliza algumas estratégias que podem ser úteis:
É importante lembrar que a mudança de hábitos pode levar tempo e paciência. Não se desanime com possíveis recaídas, elas fazem parte do processo. Se achar necessário, procurar o apoio de um psicólogo pode ser muito benéfico para acompanhar e orientar durante este processo de mudança.
Estou aqui para apoiar você nesse caminho. Se precisar de mais alguma orientação, não hesite em entrar em contato para agendarmos uma sessão.
Atenciosamente,
Jane Holetz
CRP 12/09641

Jane Holetz Psicólogo em Balneário Camboriú

26 respostas

26 JUL 2024

Bom dia, Eliane! Obrigado por escrever. Chupando o dedo faz quarenta e um anos, segundo o seu relato, implica em hábito que te acompanha pela maior parte da vida. Trata-se de costume altamente consolidado. Certamente esse hábito te trouxe e traz alguns desdobramentos que você quer evitar. Muito além desse hábito, precisaremos compreender o que está em torno dele, quais os desdobramentos, já incorporados, que são decorrentes desse hábito. Quando você diz não é sempre, também precisaremos detalhar, assim como será de suma importância aprofundar entendimentos da associação que você faz entre cansaço, estresse, chateação e ato de dormir e chupar o dedo.
Estaremos a disposição para estudos profundos.
O método científico, a estratégia, a empatia, o acolhimento ético, poderão ajudar em muito.
Atenciosamente,