Tenho 20 anos e sofro de depressão.

Feita por >Larinha.u_u · 16 mai 2024 Depressão

Estou numa fase crítica que não tenho vontade de viver. Há 2 anos atrás eu comecei a ficar "doente" sinto muita fraqueza nas pernas nos braços, não posso trabalhar , não consigo nem subir escadas mais. Fui em um médico especialista e foi me dito que era depressão. Estou parada na vida , não estudo , não trabalho apenas existo. Comecei a namorar com um cara de outra cidade desde outubro de 2023, estava tudo bem realmente um homem maravilhoso. Mas alguns dias ele começou a sumir e não querer falar comigo. Hoje faz uma semana que ele sumiu de novo, fica on nas redes sociais e no jogo que ele joga. Estou um caco, sem animado para nada, meu celular quebrou e não tenho mais como me distrair com séries, vídeos, filmes e etc. Essa atitude do meu "namorado" sem nem ao menos saber o motivo foi o que faltava pra tudo desmoronar. Tomei uma rasteira da vida e estou sem forças pra me levantar.

A melhor resposta 19 MAI 2024

Larinha,
A vida apenas te afastou das distrações para se dedicar exclusivamente a resolver o que precisa resolver.
Faça Psicoterapia para analisar e compreender o que está acontecendo.

6395 respostas

17 MAI 2024

Sinto muito que esteja passando por essa situação. Acredito que um ponto importante e urgente seja você procurar ajuda de um profissional (psicólogo e psiquiatra). Sei que pode ser difícil, mas tenta encontrar maneiras de distrair tua mente e cuidar de ti mesmo. É importante priorizar sua saúde emocional e física neste momento difícil.
Se precisar estou aqui.
Se cuida e fique bem.

Abraços
Psicólogo Fernanda Nunes

Fernanda Nunes Ribeiro Andre Psicólogo em Cotia

6 respostas

17 MAI 2024

Olá Larinha!

Sentir isso tudo que você vem sentindo e ainda perder esse apoio que você tinha desse homem deve ser um grande sofrimento. Pelo que você disse, já houve um diagnóstico de depressão e a depressão traz consigo pensamentos de desesperança, mesmo quando há motivos para crer num futuro bom.

Portanto, não acredite no que sua depressão te diz Larinha. Por mais que sinta ter levado uma rasteira da vida e não ter forças para levantar, você tem toda capacidade de que precisa para conseguir se recuperar dentro de ti mesma.

Permita-se ter o apoio profissional de que você precisa nesse momento. Com um acompanhamento, você poderá descobrir toda força e potencial que há dentro de ti e que você não consegue perceber agora. Junto a isso, você poderá desenvolver mecanismos de defesa e estratégias para lidar com as dificuldades e a falta de vontade de fazer qualquer coisa.

Pense, Clarinha, que a vida com a depressão é como um jardim que precisa de cuidados - ele está com ervas daninhas, flores murchas e falta um pouco de água. Cuidando desse jardim, removendo as ervas daninhas, regando as flores e plantando novas sementes a melhora vem naturalmente e a depressão sai, dando lugar para todas as ricas possibilidades da vida. A psicoterapia é uma grande aliada nesse processo para que o jardim volte a florescer.

Terei o maior interesse em participar contigo da reconstrução e florescimento desse jardim, desse processo de busca da melhora na sua vida. Te incentivo a chamar a mim ou a um(a) colega psicólogo(a) para começar esse processo o quanto antes para que você volte a sorrir.

Abraço Clarinha!

Luiza Teixeira Natale Psicólogo em Pelotas

179 respostas

17 MAI 2024

Bom dia, Laurinha.u_u! Obrigado por escrever. Será importante, muito importante que você possa falar de tua história, rotina de vida, metas, com maior detalhamento, em trabalho com um de nós, psicólogos. Sem isso estaremos sem elementos para apresentar encaminhamentos com fundamentação específica e consistente.
Quanto antes você sair dessa situação melhor. Não se fixe na palavra: "depressão". Não há elementos, por enquanto, para se pensar a partir desse conceito. Em caso do conceito se solidificar, será preciso personalizar os encaminhamentos, conforme tuas características, possibilidades e forças.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

9366 respostas

17 MAI 2024

Olá! Esse especialista que você foi é o psiquiatra? E importante realizar o tratamento com medicamentos e terapia, em casos de depressão é de máxima importância.

Renata Leite Irineu Psicólogo em Guarulhos