Casei e minha mãe, que já sofria de depressão, está me fazendo sentir culpada

Feita por >camila · 10 nov 2020 Terapia familiar

Tenho 23 anos, namorei por 7 anos e fazem dois meses que eu e meu noivo fomos morar em nossa casa própria. Minha mãe e eu sempre fomos muito apegadas, então "preparei o terreno" desde cedo para que ela não sofresse tanto com nossa separação (já que passou por um divorcio conturbado e não tem ninguém da família com quem possa contar além de mim e minha irmã). Nos falamos quase todos os dias por telefone, não deixei de visitá-la e de chamar ela para ir na minha casa, porém, ela começou a fazer tempestades em copo d'água e para qualquer coisa boba acabamos discutindo e ela usa e abusa de frase do gênero: "AGORA VOCÊ NÃO PRECISA MAIS DE MIM", "FIQUEI SOZINHA COMO FALARAM QUE EU IA FICAR","NÃO TENHO MAIS MOTIVOS PARA VIVER". Faz anos que ela se trata contra depressão, tenho medo que ela chegue ao ponto do suicídio e que eu me sinta culpada por isso, mesmo tendo consciência de que estou fazendo minha parte. Me sinto perdida, apreensiva e com a sensação de que minha mãe não aceita que cresci. Por favor, alguém me ajude! O que eu faço???!

A melhor resposta 10 NOV 2020

Camila, a sua mãe está se sentindo sozinha, e é comum o que chamamos de sindrome do ninho vazio, até porque criamos os filhos para o mundo.... Tenha paciencia com sua mãe, converse com a psicologa dela se for o caso., para que vc se sinta mais segura.
Deixe ela confortada ao saber que ela tem uma rede de apoio e mostre a ela como vc esta feliz, como ela foi responsavel pela sua criaçao,tudo que ela fez por você, mostre-se agradecida.... se precisar de ajuda sou Mônica psicologa

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

13 NOV 2020

Camila,
Sua mãe precisa de Psicoterapia.... Medicamentos não curam depressão. Remédios, remediam, mas não curam.
Ela precisa resolver o problema dela, precisa fazer Psicoterapia para descobrir qual o problema real, qual o conflito.
Já não deu certo com o seu marido e não dará nem com voce e nem com sua irmã.
Precisa falar com ela que só ela mesmo pode resolver isso, e devia ter feito quando tinha 14 anos de idade. Como não fez deverá fazer agora se não quiser sofrer pelo resto da vida, infernizar a vida de todos, colocando-se como vítima, de "pobre coitada" e não se responsabilizando pela sua vida.
Cada um cuida de si, são respostas que cada um deve dar à sua alma e não há nada que se possa fazer.
Depois que falar com ela, diga que se ela não se importar com ela mesma, voce também não se importará com ela.
Se ela buscar atendimento psicoterapêutico, aí sim voce pode estreitar os laços, mas realizadores e não sofridos como é agora.
De nada dianta ela protelar e não querer solucionar porque na próxima existência ela virá com este mesmo problema aumentado. Então, que resolva nesta existência para que a próxima tenha uma vida melhor!

5817 respostas

11 NOV 2020

Olá Camila! Grato por escrever. Você, pelo relato, está fazendo o razoável. Sua mãe, pelo jeito, está achando insuficiente. O que ela está fazendo por ela mesma? Há psicólogo acompanhando ela? Caso não, será enriquecedor, traçar conjunto de medidas e atitudes, após detalhamento da situação para um psicólogo.
Procure por um de nós. Poderemos ponderar de maneira mais específica e profunda, formas de conectar a vida dela de forma mais autônoma, com medidas razóaveis, para uma mãe cuja filha se casou.
Conte conosco. Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de iminente segunda onda da pandemia, sejamos mais razóaveis: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.