Tenho 19 anos e não tenho nada planejado para minha vida

Feita por >Camilly · 20 dez 2021 Coaching

Eu sinto que não tenho uma "missão" na terra, tenho 19 anos e não tenho nada planejado para minha vida,
Meu namorado tem a mesma idade e mora sozinho , tem suas coisas planejadas e até é gerente do trabalho dele. faço curso técnico mas não sei o que fazer quando terminar. Muitos com minha idade já estão casados ,empregados etc e eu só estou parada na vida. tenho medo de investir em algo e depois falhar ( penso no futuro negativamente) tenho medo de se arriscar. Não sei o que faço e sinto que isso atrapalha por parte de mim o relacionamento.

A melhor resposta 27 DEZ 2021

Olá Camilly.

Li seu relato com muita atenção. Você trás ao nosso conhecimento que se percebe enquanto pessoa sem um proposito definido para sua existência. Você ao se comparar com outras pessoas percebe que estas já encontram com propósitos definidos e/ou andamento e você paralisada...com medo...medo de falhar....para ti é possível até que atrapalhe seu relacionamento.

Que bom que você consegue falar sobre isso...Com isso, acredite, a ajuda pode ser muito melhor...
Baseando-me pelo seu relato, verifico que gostarias de lançar-se a um mundo, novo, mas, no entanto, apressadamente...O apressado aqui, não quer dizer impulso, explico: Você ainda tem 19 anos, é um ser único no mundo, que em seus recursos ainda não encontrou um caminho a trilhar, sua onda para nadar...Camily, cedo ou tarde você encontrará. Também é possível que quando encontrardes tais caminhos, você possa falhar, me permita ser um pouco direto: se dê o direito de falhar. São através das falhas que se cria consciência e aprendizado necessário para acertos futuros...

Penso que você trilha um caminho positivo, e encontrará uma maneira de melhor guiar a sua vida...
Gostaria de lhe sugerir, caso aceite a sugestão, que busques um atendimento com um psicólogo para uma avaliação vocacional, e até psicoterapia, esse processo pode te ajudar.

Não desiste! te observas!!!

Um grande abraço,
Hugo Henrique Carvalho de Souza

Hugo Henrique Carvalho de Souza Psicólogo em Recife

71 respostas

20 JAN 2022

Camilly. Vc é muito jovem. Nem todos tem planos pra vida tão cedo, não se cobre demais . Tudo tem seu tempo. Não deixe de buscar, mas tb n se cobre demais.
Abs Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

24 DEZ 2021

Vejo que já lhe respondi esta pergunta... mas se voltou é porque as respostas não foram adequadas...
Camilly,
Voce só tem 19 anos e pelos instrutores e educadores que teve não é de se admirar, porque estes, como instrumentos do sistema, não intencionam o alcance da sua missão de vida e sim, apenas te adaptar aos papeis que o sistema aprova.
Enquanto a vida te dá a liberdade de escolha e decisão e o livre-arbítrio para te conduzir, o sistema te dá os limites, te ameaça, te julga dentro das suas leis e crenças.
Se seguires as diretrizes do sistema, vais colher como resultado o medo, a insegurança, a dúvida, a frustração, o vazio e o sentimento de uma vida sem sentido.
Priorize a vida que voce tem, seja fiel a ti mesma, ouse ser voce mesma, faça as suas escolhas e não aceite as escolhas que outros fazem por ti, seja autônoma e responsável pelo que decide e faz, não terceirize o comando da sua vida. Você é dona da sua vida.
Desenvolva flexibilidade e use de muita diplomacia para lidar com o sistema (tudo o que existe de organização social, educacional, religioso), drible suas leis e costumes sem nunca esquecer de si mesma.
Necessariamente vai perceber que tens determinados talentos naturais que trouxeste para esta vida; estes serão transformados em ferramentas de trabalho, um trabalho focado na alegria, prazer e facilidade. O dinheiro vem como consequência. Depois, se precisar, voce busca qualificações necessárias. São inúmeras as pessoas que têm somente o ensino médio, incompleto, mas que tem o seu trabalho, lideram equipes de funcionários, sem perder tempo com as exigências do sistema de estudar, estudar, estudar.
Busque orientação, um planejamento de vida e de carreira para te conhecer e conhecer como voce funciona, como a sua mente funciona, como foi estruturada para vencer neste mundo.
Abraços

5830 respostas

21 DEZ 2021

Olá Camilly! Que bom que você escreveu! Grandes missões, grandes conquistas acontecem pela integração de contínua e consciente de pequenas ações. Escrevestes aqui, porque queres se modificar. O ser humano somente é completo e saudável se ele integrar a consciência e o desdobramentos dos três tempos básicos: passado, presente e futuro. O passado é o reservatório de experiências, aprendizados, memórias; o futuro é sonho, o lugar, a posição a que se quer chegar,; o presente é o momento de integrar os saberes e vivências do passado e o lugar que se quer atingir no futuro, através de ações conscientes e direcionadoras.
Quem cultiva vínculos e amizades reais, quem pratica atividade física, trabalha seriamente, estuda seriamente, dorme de noite, no escuro, no silêncio, ente sete e nove horas por noite, alimenta-se saudavelmente, coopera com os seus próximos nos afazeres, certamente caminha para uma vida rica de significados e boa saúde.
Reflita sobre tua rotina de vida.
Estou à disposição para maiores aprofundamentos.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)

8669 respostas

21 DEZ 2021

Ola, Camilly
A sociedade tenta nos mostrar que temos um cronograma para conquistar tudo antes de determinada idade. Mas isso muda com o tempo, as gerações podem sofrer com essas alterações.
A busca com um profissional pode te ajudar a entender o porquê desse "bloqueio" de pensar sobre o futuro. Alem disso, também podemos, aos poucos planejar juntas o que você deseja para o futuro.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

907 respostas

21 DEZ 2021

Olá Camilly,

Suas angústias são válidas, mas tenha calma. Ficar fazendo comparações com outras pessoas não é uma boa prática.
E a vida não é linear, não existe um cronograma fixo, cada indivíduo tem sua história de vida. Avalie tudo que conquistou até agora e tudo que vivência de bom.
Busque um profissional para lhe auxiliar nesse processo e traçar metas para o futuro.

Paula Taise Barbosa Caldas Psicóloga Psicólogo em Juazeiro