Tdah ou autismo, como ter certeza?

Feita por >Mariah · 19 jun 2023 Abordagem psicológica

sempre me falam que tenho sintomas de tdah e traços de autismo, como ter certeza? Ja frequentei 4 psicólogas, as 4 disseram que eu tenho tdah, inclusive tenho diagnóstico, mas duas delas me falaram que tenho traços de tea nivel 1 de suporte, mas após falarem isso, nunca mais tocam no assunto, o que faço pra ter certeza?

A melhor resposta 7 AGO 2023

olá! Sou a Psicóloga Rafaela e faço avaliação Psicológica para dar diagnóstico de autismo com os respectivos tratamentos

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

26 JUN 2023

Olá Mariah...a proimeira coisa a se ter em mente: é que não devemos nos se preder a rótulo.
Mas se isto lhe incomoda muito e traz transtornos para dua vida o ideial é buscar atendimento médico com um psiquiatra, neurologista ou psiquiatra ou psicólogo. Estes profissionais com certeza conseguirão lhe dar um diagnóstico adequado e após o Diagnóstico fica msis assertivo o Processo Terapêutico.

Vivian Torres Psicólogo em Lindóia

20 respostas

20 JUN 2023

Olá Mariah! Obrigado por perguntar. O que você faria com essa certeza dada por outra pessoa? A certeza precisa ser organizada por você, não basta ser organizada pelas psicólogas. Eu, psicólogo, tenho dificuldade, demora e muitas avaliações e observações, antes de formar essas certezas. Mesmo formando, algumas vezes, sempre preciso não esquecer que pessoas são altamente complexas, únicas, ricas de possibilidade e potencialidades. Sempre são infinitamente maiores do que diagnósticos. Diagnósticos somente fazem sentido quando sabemos o que fazer com eles.
TDAH e Autismo envolvem diferentes graus, particularidades, subjetividades.
Prefiro viver a rica e incrível aventura de ajudar as pessoas a se conhecerem mais profundamente.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.