Sou muito emocional. Como melhorar?

Feita por >Kari · 24 jul 2023 Abordagem psicológica

Eu sou muito emocional, quando meu noivo fala algo que me magoa, aquilo fica na minha cabeça por dias, até mudo com ele e não consigo falar da situação sem chorar. Me sinto pra baixo e insuficiente como companheira na maioria das vezes. E, quando falo pro meu companheiro o que me magoou, sinto com se fosse uma besteira.

A melhor resposta 26 JUL 2023

Olá, Kari!

Precisamos entender porque sua relação com suas emoções é conflituosa, havendo um descompassado entre o que você sente e como você gostaria que fosse. Na psicoterapia, Kari, você terá a oportunidade de ter uma escuta atenta e sem julgamento, o acolhimento necessário para que você possa gradualmente entrar em contato com essas fortes emoções, e irmos viabilizando a verbalização desses afetos, dando contorno a esses sentimentos, apropriando-se dessa energia para que você não prossiga refém dela.

Fico à disposição para iniciarmos esse processo, Kari, realizo o atendimento on-line.
Um cordial abraço,
Bruno Souza Marques - CRP 05/62038

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro

186 respostas

27 JUL 2023

Olá Kari! Obrigado por escrever. Talvez você não entenda, inicialmente, minha proposição, mas com o tempo entenderá. Primeiro, se está muito emocional, não está vivendo o noivado da razão e sim da emoção, portanto, precisará rever seu noivado. Uma pessoa que se comunica chorando, sente-se pra baixo e insuficiente, não está se posicionando de forma adequada, para viver namoro, imagine, noivado.
As pessoas, antes de namorar ou noivar, precisam desenvolver razoável entendimento da natureza humana, das construções culturas atuais. A prioridade, para isso, precisa ser turmas de colegas e conhecidos de convivência real, que sejam éticos e saudáveis, precisa ser a dedicação aos estudos sérios e consistentes, ao trabalho ou preparação séria para o trabalho, precisa da prática de esportes coletivos de contato, de grupos de teatro, arte, cultura, serviços comunitários, dentre outros, antes de pensar em vínculo amoroso mais profundo. Não se esqueça que namoro é experiência, na imensa maioria das vezes, para amadurecer e se conhecer mais de perto, mas raramente para viver os desdobramentos pós namoro (sociedade, junção de famílias, filhos, etc..).
Vamos amadurecer, e muito?
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

Ary Donizete Machado – Psicólogo clínico e orientador ocupacional.

8680 respostas

26 JUL 2023

Kari
Voce precisa curar seu emocional! São conflitos, carências, dependências particulares que não foram resolvidas e agora exige que ele satisfaça. Nada muda e tudo pode piorar até voce resolver.
Faça Psicoterapiapara compreender e resolver em si mesma.
Abraços

5858 respostas

25 JUL 2023

Entendo que ser emocional pode ser difícil, mas suas emoções são válidas. Comunique-se abertamente com seu noivo sobre como se sente, escolhendo um momento tranquilo para conversar. Aprenda técnicas de relaxamento para acalmar suas emoções e considere buscar apoio emocional. Lembre-se de que é importante aceitar-se como é, e o crescimento emocional é um processo contínuo. Seja gentil consigo mesmo enquanto trabalha em melhorar a forma como lida com suas emoções. Você é valiosa e merece se sentir bem consigo mesmo e em seu relacionamento. Se precisar, estou aqui!

Michel Lopes Psicólogo em Itapecerica