Sou muito controlador ?

Feita por >Joji · 24 nov 2022 Abordagem psicológica

Quando minha namorada sai para beber com os amigos dela ,custumo ficar muito inseguro pois geralmente ela custuma beber bastante e isso me deixa com muito medo dela me trair e um pensamento muito constante e intrusivo é dela chegar no dia seguinte e me dizer que não se lembra de nada daí a minha mente começa criar n situações de que tudo poderia ter acontecido na noite passada e fico remoendo esse pensamento.

Tenho medo de avisar pra ela se isso acontecer um dia eu não saberei como lidar.
Quero ficar com ela ,mas esses pensamentos me matam.

A melhor resposta 4 FEV 2023

Olá.
Vejo que essa situação se tornar um gatilho para um medo/trauma na instalado. Fala das suas inseguranças no relacionamento com o outro. É importante ressignificar (dá um novo sentido) ao que já passou, e manejar a ansiedade sobre o que poderá acontecer.
Espero ter ajudado.
Psi Emiliane Holanda

Maria Emiliane Psicólogo em Natal

3 respostas

25 NOV 2022

Olá Joji, bom dia! Primeiro gostaria que você se sentisse acolhidx em sua questão, imagino o quanto seja difícil falar sobre isso, mas também acho muito importante que você esteja abertx a pensar.
Acredito que existam aí questões que vão além do medo da traição, podem haver questões relacionadas a baixa autoestima, medo do abandono, comparação (são hipóteses, os reais motivos só você sabe) e tudo isso pode se transformar nesses pensamentos que tomam conta de você e que podem até atrapalhar o seu funcionamento e a sua relação.
Se for do seu desejo, a psicoterapia pode ser uma excelente ferramenta pra olhar pra essas questões e te ajudar a lidar com esses pensamentos e a ficar com sua namorada tendo uma relação mais feliz.
Perceba que você já se preocupa com uma questão que nem aconteceu ainda e que você nem sabe se algum dia irá acontecer, mas ela já lhe causa sofrimento.
Abraço acolhedor.

Tuani Taisa Fausto Psicólogo em Presidente Getúlio

4 respostas

25 NOV 2022

Olá Joji! Obrigado por participar. Em primeiro lugar ser controlador implica pensar que se está sem controle, precisando vigiar; se vigia, não confia. A base da confiança é sempre conforme o grau de confiança em si mesmo. Namoro é experiência de aproximação, maior conhecimento, que na maior parte das vezes deve terminar. Deve ser, muito mais um processo de amadurecimento do que a obrigação de acertar na primeira, a escolha e construção de namoro. Saída, livre com amigos, mas com respeito, saúde e responsabilidade, não só é bom como é recomendável. Agora, sair e beber demais, esquecer o que faz, implica amigos inadequados e postura doentia perante o álcool.
Não é possível controlar as pessoas pela fraqueza o obrigação. É possível a consciência e o amadurecimento gerarem comprometimento, não precisando de obrigações.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples, para manipular e levar vantagens. Resgatemos a democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Perceba que a barbárie do momento, é orquestrada por poucos, para prejudicar trabalhadores. Vacina e máscara precisam ser repensadas.

8769 respostas

25 NOV 2022

Olá eu sei do que se trata.

Roselita Menezes Vicente Pinheiro Psicólogo em Rio das Ostras