Sou casado e estou apaixonado por outra pessoa, preciso de ajuda.

Feita por >Alan Wender · 19 out 2022 Terapia de casal

Sou casado há 10 anos, tenho dois filhos. Meu casamento nos últimos anos se esfriou muito, pouco sexo, pouca intimidade e muita cobrança. Eu não estava tendo minha esposa como minha mulher, mas como uma governanta na minha casa. Recentemente, minha mulher engravidou e as coisas só pioraram, meu sentimento por ela foi se esfriando a ponto de eu não saber mais se a amo. No final de fevereiro eu encontrei uma pessoa que conheci em 2012 e desde então nunca mais tinha visto. Ela é bem mais nova do que eu e está num relacionamento a 5 anos. Então começamos a trocar mensagens e marcamos de nos encontrar. Acho que desde o primeiro encontro já nos conectamos a um ponto de logo estarmos apaixonados. Já estamos juntos a 8 meses e a cada dia parece que ficamos mais conectados e apaixonados. Eu não quero acabar com meu casamento e também não consigo sair desse relacionamento. Tenho dificuldade para tomar a decisão de acabar com isso e focar no meu casamento, por gostar muito dessa pessoa e principalmente por medo de sofrer.
Porém, já sofro muito com essa situação, pois estou me sinto muito quando vejo minha esposa e meus filhos. Não sei o que fazer, preciso muito de ajuda.

A melhor resposta 21 OUT 2022

Oi Alan,
Tenho a sensação que essa paixão é uma frestinha que achou para respirar. Seu relacionamento não estava bem, essa paixão poderia ser por qualquer outra pessoa, mas foi essa garota que apareceu primeiro. Por isso não sente bem quando olha para sua família, por isso não quer se separar, por isso tem medo de sofrer.
Faltou diálogo entre você e sua esposa.
Terminar tudo agora e focar no seu casamento, pode ser assustador em pensar em voltar para aquela rotina.
A psicoterapia pode te ajudar a traçar uma rota diferente, sem tanto sofrimento e dor.
Fico a disposição, caso queira se aprofundar.
Rute Martins - Psicóloga clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo

1408 respostas

22 OUT 2022

Alan Wender
Quando vos se casaram, voces eram apaixonados...
O que aconteceu que esfriou? Deveria crescer e não diminuir...
Faltou alimentar o amor? Uma árvore, se não ganha água, sol e terra boa, também morre...
Com o amor, acontece a mesma coisa. Se a cada dia não é alimentado, morre!
Se voce diz que ela é mais uma governanta do que esposa, talvez voce tenha falhado nos teus compromissos.
Talvez tenha faltado voce exercer o seu papel como chefe da casa, de ser protetor, companheiro, parceiro.
Pior que de nada resolve voce deixar sua família e procurar outra mulher sem antes aprender a lição com a atual esposa.
Tua futura união será pior do que a primeira... não se iluda... voce precisa aprender o que faltou axercer com esta.
Converse com sua esposa, dialoguem sobre voces dois, como se sentem e como querem prosseguir juntos.
Se não fizer isso, o tiro sai pela culatra... se necessário, combinem fazerem psicoterapia de casal.
Abraços

5817 respostas

20 OUT 2022

Olá Alan! Obrigado por escrever. Casamentos e filhos envolvem construções históricas, envolve circunstâncias culturais, econômicas, de alicerces de condução de crianças ao amadurecimento. É preciso muita prudência. Geralmente as pessoas de nossas paixões, tem a sua maior porção dentro de nós, em nossos desejos emocionais, não experimentados, do que na prova da convivência por dez anos. Em outras palavras, apaixonadas, as pessoas veem nas outras ideais que estão dentro dos olhadores, mas não são do olhado. Na convivência, essa expectativa, na imensa maior parte, se perde.
Amadurecer é preciso. Estou a disposição para ajudá-lo.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. As mentiras ainda perduram nos falsos religiosos e políticos com intenções egoístas. É impressionante como falsos religiosos usam a fé dos mais simples, para manipular e levar vantagens. Resgatemos a democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não vote com base em notícias distorcidas.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador vocacional.