Estou noiva, mas sou apaixonada por outra pessoa. O que eu faço?

Feita por >Ana Carolina · 18 mai 2016 Separação

Preciso de ajuda!

Estou com o meu noivo a 5 anos e estamos programando a data para casarmos, porém de 1 ano para cá venho percebendo que não gosto mais dele como antes. Sou apaixonada por um cara que já tive um relacionamento anterior.

Todas as vzs em qe viajei com o meu noivo, pensava em como seria mais divertido se fosse com esse cara ao invés dele. Até no sexo, eu prefiro esse outro cara.

Porém meu noivo é a melhor pessoa do mundo e esse cara já é mais galinha, mas esse outro cara disse que largaria tudo para ficarmos juntos.

Não sei o que faço, pois sempre costume me planejar para tudo e quando penso daqui a 20 anos como vou estar, acho que terei uma vida mais "segura" financeiramente e de companheirismo com o meu noivo, porém não serei completamente feliz... Sempre me faltará alguma coisam ou alguém, que no caso esse alguém seria esse outro cara.Estou com o meu noivo há cinco anos e estamos programando a data para casarmos. Porém, de um ano para cá venho percebendo que não gosto mais dele como antes. Sou apaixonada por um cara que já tive um relacionamento anterior. Todas as vezes em que viajei com o meu noivo, pensava em como seria mais divertido se fosse com esse cara ao invés dele. Até no sexo, eu prefiro esse outro cara.

Porém meu noivo é a melhor pessoa do mundo e esse cara, não. No entanto, esse outro cara disse que largaria tudo para ficarmos juntos. Não sei o que faço, pois sempre costumo me planejar para tudo e quando penso daqui a 20 anos como vou estar, acho que terei uma vida mais "segura" financeiramente e de companheirismo com o meu noivo. Porém, não serei completamente feliz. Sempre me faltará alguma coisa ou alguém, que no caso esse alguém seria esse outro cara.

A melhor resposta 19 MAI 2016

Bom dia Ana Carolina, imagino que você já saiba, mesmo assim vou reafirmar: seja qual for a sua decisão, é você e só você que irá viver as consequências do que escolher e decidir. E é exatamente por isso que é importante a decisão e a escolha partir de você.
Alguns questionamentos ficaram para mim. Por exemplo:
Como é ser completamente feliz para você? Quando você levanta essa questão, deixa claro que falta "algo" no seu relacionamento atual. Você acredita que, conhecendo ele como você conhece, é possível construírem juntos esse "algo" que hoje está faltando? Penso que existe a chance de daqui a alguns anos, ser outro "algo" a faltar. O que você acha disso?
Se você assumir que quer ficar com o "outro cara", daqui a cinco anos, como você imagina que estará a relação? Não estará faltando nenhum "algo"?
Em cada fase da vida temos diferente prioridades, por isso existe uma busca constante desses "algos" faltantes. Independente da pessoa com quem você decida se relacionar, sempre faltará "algo" a ser construído e conquistado pelos dois. Talvez essa seja a graça da relação. Será que você e seu namorado não pararam de conquistar e por isso mesmo a relação está morna?
Com relação ao outro cara ser mais "galinha", não sei a idade dele, mas penso que hoje é muito fácil para ele prometer qualquer coisa. Ele ainda está na conquista, e se ele sabe que você tem o seu namorado, ele também está na competição. Mesmo assim, não quer dizer que ele não goste de você e que não seria capaz de mudar para ficar com você. Apenas quer dizer que é importante você avaliar essas questões também.
Espero ter lhe ajudado.

Carpeendi Psicologia Psicólogo em Curitiba

34 respostas

20 MAI 2016

Querida, entendo seu conflito, procure um profissional de preferencia um psicoterapeuta para que possa te acompanhar a resolver essa angustia.

Fatima M. C. Noronha Psicólogo em Fortaleza

4 respostas

20 MAI 2016

Oi Ana. Escolher faz parte da vida, até quando decidimos não escolher, já estamos escolhendo e é preciso lidar com as consequências de nossas escolhas e atos. Em qualquer das situações você terá perdas e ganhos, porém é preciso que pense sobre o que é mais importante para você. Busque ajuda! Um psicólogo poderá te ajudar a se conhecer melhor e assim você poderá tomar uma decisão estando mais segura de si mesma. Boa sorte.

Gracilene Conceição Psicologia Familiar Psicólogo em Fortaleza

121 respostas

20 MAI 2016

Ana Carolina, a vida é feita de escolhas, e sempre terá prós e contras. Você traz um questionamento de que o seu relacionamento atual falta alguma coisa, e que essa outra coisa seria um outro cara, mas esse outro cara provavelmente não te proporcionará "uma vida mais segura", então de certa forma você terá uma " falta" em ambas as relações. O ideal seria você buscar uma terapia para que junto com o psicólogo você pudesse melhorar sua inteligência intra pessoal (autoconhecimento) e assim se sentir mais segura e consciente das suas escolhas, uma fez tamém que você escreveu uma frase muito interessante e eu deixo ela aqui para você começar a refletir "o que é para você ser completamente feliz?"

20 MAI 2016

Ola Ana.
Vejo que voce esta submersa a tantos questionamentos e duvidas sobre relacionamento.. Um tanto confusa em qual caminho a seguir. Seria bom voce procurar psicoterapia e examinar cada possibilidade que a vida te oferece.
De fato, voce esta em um relacionamento a 5 anos , mas.ainda pensa em outro rapaz que esta afastado de voce por um longo periodo.
Muitas vezes criamos um ideal de parceiro. Metss e possibilidades muitas vezes inatingiveis.certamente todas essas respostas estao dentro de voce.

Cristiane Cabreira Psicologia Psicólogo em Florianópolis

38 respostas

20 MAI 2016

Olá. A vida é feita de escolhas e para escolher algo você tem que renuciar outro. Você está consciente do que quer, mas não sabe se está preparada para lidar com as consequências. Busca uma terapia pois vai te dá um apoio.

Psicóloga Eliciana Monteiro do Sacramento Psicólogo em Fortaleza

3 respostas

19 MAI 2016

Ola, Ana para voçê ter ficado com alguém durante 5 anos com alguém essa relação atual foi importante. Na duvida não se decide nada, O melhor caminho e procurar ajuda terapêutica. Existe a idéia que o outro pode preencher algumas coisas em sua vida, e que o outro não, e importante rever seus valores, voçê mudou dentro de 5 anos. Conhecer a Ana que é agora e o que mudou dentro de voçê. Importante: Voçê quem vai conviver com alguém procure ver com o que lhe agrada mais. Um abraço.

Ana Marcia Andrade Moreira de Oliveira Psicólogo em Valinhos

17 respostas

19 MAI 2016

Olá Ana! Percebo que há muitas coisas entrelaçadas a essa dificuldade de fazer escolhas. Faço a seguinte pergunta para reflexão: Que garantia você tem de que estará segura em todos os aspectos, futuramente, com alguém? Certamente nosso futuro não é palpável e é difícil sabermos o que acontecerá amanhã, por exemplo. Acredito que você possa aproveitar muito bem um processo terapêutico, pois imagino o quanto está sendo doloroso para você fazer esta escolha. Fico à disposição.

Jéssica Rosa Terapia Cognitiva Psicólogo em Florianópolis

1 resposta

18 MAI 2016

Olá Ana Carolina!
Percebo que está com muitas dúvidas e inseguranças para tomar essa decisão.
Independente de quem é o seu parceiro ideal, essas dúvidas e inseguranças estão comprometendo seu relacionamento atual, pois em muitos momentos você se questiona e seus pensamentos vão longe, seja em viagens ou nas relações sexuais.
É importante que você busque a Psicoterapia para ter um espaço de reflexão e organização desses sentimentos, pensamentos e dúvidas, principalmente neste momento tão importante da sua vida.
Muitas vezes idealizamos um parceiro e é importante refletirmos sobre isso para percebemos oque é real e oque é fantasia e qual a sua natureza.
Nenhum relacionamento ou parceiro irá suprir todas as suas necessidades, cabe a você refletir sobre seu parceiro, sobre oque você espera de um relacionamento e oque você acredita que lhe fará feliz. Com a ajuda de um profissional encontrar essas respostas dentro de você poderá ser mais fácil e assim você terá mais segurança para tomar essa decisão.

Fico a disposição

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

18 MAI 2016

Olá! Segundo seu relato, você tem bastante consciência dos ganhos e prejuízos de suas escolhas. Se a intensidade da situação te incomoda oriento que busque a ajuda de um profissional, além da possibilidade do auto conhecimento, irá te proporcionar um espaço para que possa colocar na fala o que pensa e deseja.

Jessica Moreira Carvalho Psicólogo em Londrina

170 respostas

18 MAI 2016

Ana Carolina,
Concordo com vc, sempre faltará algo que nos faça inteiramente feliz por isso buscamos todos os dias por esse "algo".
Mas e hoje Ana, o que é mais importante e te faz feliz?
Seja qual for sua escolha a responsabilidade e as consequência dela será sua como uma pessoa plena e inteira que é.
No entanto se a dúvida lhe paralisa ou a faz sofrer busca a ajuda de um psicólogo.
Torço por você.

Maria Emília Simões Psicólogo em Salvador