Sono e medo infantil

Feita por >Celli · 15 fev 2021 Psicologia infantil

Meu filho tem 5 anos , tem noites (não todas) que ele acorda assustado, leves tremedeira, e não consegue me dizer oque é ( se foi algum pesadelo) fica tipo gaguejando tentando dizer daí acalmo ele e ele pega no sono... simplesmente diz assim que a cabeça dele tá girando e tá com medo. No dia seguinte pergunto o porque ele acordou assim, ele age como se não lembrasse mas tbm só diz que tem medo de altura. Eu acho que a cabeça talvez seja tonto. Mas, do que pode se tratar ?

A melhor resposta 17 FEV 2021

Olá Celli.
É muito importante investigar o motivo que seu filho está acordando assustado. Pode ter acontecido algum fato que o deixou com medo de alguma coisa. Também é importante perceber como é o dia a dia dele, o que ele faz, como se comporta, quem são as pessoas que estão próximas dele e como se relacionam com ele. Ao mesmo tempo verifique se tem alguém que se aproximar dele, e ele demonstra algum tipo de reação diferente, então verificar o porque disso.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

17 FEV 2021

Celli,
As crianças retratam no seu comportamento e principalmente pelos sonhos e sono, como estão percebendo a realidade no seu dia a dia. Pode estar agitado, emocionalmente abalado.
Nada a fazer com ele, ele apenas é um "termômetro" da harmonia ou desarmonia familiar. Convém voce, pais, conversarem, pois alguma coisa não está bem e reflete no filho.

5822 respostas

17 FEV 2021

É muito bom dar atenção a qualidade de sono de nossas crianças. Aos 5 anos, é interessante observar que a criança ainda está em aprendizagem do sono, se você fizer uma análise de quantas vezes seu filho despertou a noite desde o nascimento, hoje ele dorme melhor ou pior? E como foi essa aprendizagem (embalos, canções, sozinho). Sobre questionar a criança (e até mesmo com adulto pode ocorrer) e é bem provável que ele não lembre mesmo no outro dia se já estava no estagio de sono profundo. Entendo que estejas preocupada, pelo fato dos distúrbios do sono estarem associados a outros sintomas e comportamentos, que ótimo estar buscando informação. Tente a higiene do sono, como cuidar o excesso de telas antes de dormir, por exemplo e outros hábitos que considere interessante. Você perguntou sobre o que pode se tratar e existe uma prevalência de 20% a 50% de chances de uma criança na idade pré-escolar sofrer de despertares noturno. Observe se há associada irritabilidade e agressividade durante o dia.

Crislainne Aparecida Freitas da Silva Psicóloga Psicólogo em Alvorada

8 respostas

16 FEV 2021

Olá Celli!

Com crianças pequenas muitas coisas podem eclodir tais reações, sejam lembranças, imagens, desejo de afeto ou simplesmente um caso sonho. Como foi colocado abaixo, primeiro é importante que se atente para o ambiente e a rotina da criança, celulares a noite ou coisas do tipo, descartado isso é importante que se faça uma avaliação para que se possa ter maiores detalhes acerca das imagens dele. Crianças dessa idade não possuem muitos recursos expressivos e por isso hoje temos várias alternativas terapêuticas como a terapia da caixa de areia e os exercícios e testes expressivos que amplificam as imagens da alma infantil. Talvez ampliando o significado e as imagens não verbais o psicólogo possa te dar um feedback mais consistente.

Abraços!

Renato Bandola Psicólogo em Poços de Caldas

18 respostas

16 FEV 2021

Olá Celli, não parece ser algo grave ou problema psicologico, mas sim, podemos tratar transtornos do sono, higiene do sono para que ele durma tranquilo.
Existem técnicas que podem o ajudar.

Carolina Ovalle Psicóloga Psicólogo em São Paulo

150 respostas

16 FEV 2021

Olá Celli! Grato por citar. Falta especificar mais para que possamos te ajudar de forma mais consistente e específica. Será bastante interessante organizar o que acontece em cada dia dele. Será que há predomínio de jogos eletrônicos? Excesso de uso de celular? O que ele estará vendo na televisão? Brincadeiras com situações em que o movimento gere a ilusão de perda de controle? Pode se tratar de muitas coisas?
Cabe observar que não é raro as pessoas viverem esses sonhos (popularmente chamados de pesadelos) de depois aprenderem a lidar com eles e colocá-los sob controle.
Em casa e sob controle, é preciso compreender o que alimenta na cabeça dele a predominância desse tipo de sensação (medo de cair, medo de altura). O diálogo compreensivo e acolhedor ajudará muito.
Caso persiste, poderemos realizar uma investigação cientifica mais apropriada a psicólogos.
Espero ter ajudado. Estarei à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória para todos e por todos, senso de comunidade empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.