Sofro 24 horas por dia

Feita por >Professora deprimida · 14 ago 2023 Abordagem psicológica

Me sinto um peso para todos o tempo todo. Perdi minha mãe há 5 meses atrás e isso me afundou ainda mais, sinto que me perdi dentro de mim mesma... Me sinto num poço sem fundo o qual há muito tempo eu vinha tentando sair porém após a morte dela eu já não tenho mais forças pra tentar nada. O que me faz sair de casa todos os dias e trabalhar é a minha filha que é o motivo de eu ainda estar aqui. Sou obesa mórbida, muitos problemas de saúde, sinto dores 24h por dia e juntando isso tudo me encontro nesse estado. Sinto que sou um peso para as pessoas, não consigo fazer ninguém feliz, me sinto uma perdedora o tempo todo. Não tenho mais vontade de viver, me arrasto dia após dia até não estar mais viva para dar mais trabalho pra ninguém e enfim estar denovo com a minha mãe. Só queria uma ajuda para sair desse fundo de poço. Saúde física eu sei que necessito me cuidar melhor porém a psicológica eu não faço ideia do que posso fazer.

A melhor resposta 16 AGO 2023

Olá professora! Primeiramente sinto muito por sua perda! Pelo que descreveu posso imaginar a forma como se sente, quando lidamos com muitas coisas assim ao mesmo tempo, e as vezes ao longo do tempo, além das emoções e pensamentos, lidamos também com o cansaço mental. Como você mesma pontuou, você tem uma motivação para continuar, sua filha, esse é um ponto positivo que pode te ajudar a dar um passo de cada vez. Um primeiro passo seja nomear essas sensações, esses sentimentos… Ao nomear o que sentimos, podemos lidar com as emoções e pensamentos de forma mais eficaz, fazendo pequenas coisas ao dia que possam te trazer um pouco de esperança e conforto em estar buscando sua melhora. Um dia de cada vez, querida. Cuide-se!

Bianca Cristina de Abreu Bezerra Psicólogo em São José dos Campos

6 respostas

19 AGO 2023

Olá
Vamos trabalhar essas questões que a estão impedindo de conquistar os seus objetivo. Com a psicoterapia você ira buscar o autoconhecimento que precisa pra ser feliz em primeiro lugar. Saiba que para fazer alguém feliz bode precisa, primeiro, ser feliz. Posso explicar como funciona a psicoterapia e como você pode sim, mudar a sua. Abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

227 respostas

17 AGO 2023

Olá Professora, espero que esteja tudo bem com você.

Sinto muito pela perda de sua mãe.

O luto pela perda de sua mãe e todas as dificuldades que você enfrenta são desafios reais e compreendo o peso que eles têm sobre você. Você não está sozinha, embora possa sentir que está carregando tudo sozinha. Lembre-se de que todos nós, em diferentes momentos da vida, precisamos de apoio e compreensão. A busca por ajuda profissional é um passo muito importante. Um profissional de Psicologia pode oferecer um espaço seguro para você explorar esses sentimentos e encontrar maneiras de lidar com isso que está passando. É importante pontuar que pequenas mudanças no estilo de vida, como hábitos alimentares mais saudáveis e atividade física adequada, já podem ter um impacto muito positivo não apenas em sua saúde física, mas também em sua saúde mental. Lembre-se sempre de que você também merece cuidado e apoio, assim como qualquer outra pessoa. Não hesite em procurar ajuda de um profissional de Psicologia e falar abertamente sobre seus sentimentos dentro de um processo de psicoterapia. Você não está sozinha nessa jornada e há recursos e pessoas dispostas a te apoiar sempre. Torço por você.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

916 respostas

16 AGO 2023

Simplesmente você precisa fazer Psicoterapia para se conhecer e começar a viver a tua vida.
Está acontecendo tudo isso porque você nem iniciou viver a sua vida, nem iniciou fazer o teu caminho, está paralisada. Por isso a tua obesidade, por isso está sem motivação, não encontra razão de viver.
Voce é mãe, mas ainda não cortou o cordão umbilical psicológico com a sua mãe - que já morreu...
Voce apenas veio através dela, mas não era dela...
E a profissão de professora, você não consegue exercer pois não aprendeu a se conduzir ainda; por isso o ser professora não te realiza.
Antes, precisa ser para si mesma e depois, consegue ser para os outros.
Antes, precisa aprender a amar a si mesma e depois pode amar outros, inclusive tua filha.
Não pode se sentir perdedora pois não iniciou tua caminhada ainda.
Inicie a Psicoterapia que tudo compreenderá a solucionará.
Abraços

5817 respostas

16 AGO 2023

Olá. profa. Que bom vê-la aqui pedindo ajuda, obrigada por nos procurar.
no momento o que mais você precisa é de um apoio psicológico, a terapia vai ajudá-la muito. Enquanto você não começa sua terapia deixarei aqui algumas dicas, como: Escreva sobre o que você pensa e sente, veja se o que você pensa tem a ver com sua realidade, para que você consiga ver as evidências é preciso olhar ao seu redor . Escreva sobre o que você deseja, suas metas e seus valores. Aceita o que não se pode mudar. Desde pequenos ouvimos dizer que "aceita que dói menos". Sei que não é nada fácil aceitar, já era difícil aceitar quando éramos crianças, imagina hoje (com crenças), e quando se trata de luto, fica mais difícil, mas vamos lá, você não está sozinha nessa luta, tem uma filha e se olhar com mais atenção ao seu redor verá sua rede de apoio.
O fato é que sempre foi difícil e ainda é, não é fácil aceitar quando acontece algo de ruim com a gente, mas precisamos seguir em frente. Por mais duro que pareça ser e muitas vezes é mesmo, porém não podemos fugir dos fatos, é preciso aceitar a verdade, a realidade, e enfrentá-los.
Enfim, a aceitação é a capacidade de aceitar o fato e com isso reduzir o sofrimento. O alívio é automático, gerando uma sensação de liberdade.
As 3 fases da aceitação são as seguintes:
1 - Aceitar a realidade do momento;
2 - Reconhecimento da necessidade de mudança;
3 - Encontrar um equilíbrio entre mudança e aceitação.
A resistência radical envolve aceitar completamente a realidade da situação, sem tentar muda-la, porém fazendo mudanças nas atitudes e reações. Essas fases são importantes, ajudarão você a lidar com a dor e com as emoções difíceis de uma forma mais saudável e equilibrada.
Siga os passos que orientei, mas não deixe de procurar ajuda, ok. Precisando estou aqui. Abraço!

Crisângela N. De Menezes Costa Psicólogo em Manaus

24 respostas

15 AGO 2023

Olá professora, acredito que podemos iniciar uma terapia,
vejo que a morte da sua mãe é um ponto difícil e talvez vc não esteja sabendo lidar com a situação
em terapia podemos conversar sobre tudo isso e sobre o luto.

Quanto ao seu estado de saúde, o seu peso, sua auto estima, iremos conversar na terapia e vamos tentar encontrar uma forma de reverter essas situação,
trabalhar seus pontos fortes e qualidades para que dessa forma vc comece a ter uma vida mais saudável e positiva.

As questões sobre "estar no fundo do poço" deve ser conversado também e porque vc se colocou nesse lugar ?
Qualquer coisa me chama.

Érika Dipe Psicólogo em São Joaquim da Barra

49 respostas

15 AGO 2023

Olá professora, acredito que podemos iniciar a terapia,
veja que a morte da sua mãe foi muito difícil e realmente é difícil lidar com o luto.
agora acho que vc precisa focar mais em vc, vamos conversar em terapia
sobre sua saúde, sobre esse estado que vc se encontra de se sentir no fundo do poço e não ter mais forças para nada,
o que vem te abalando ?
Quanto ao seu estado de saúde e seu peso também será conversado em terapia, vamos juntas ver o que pode ser feito
para reverter essa situação e vc começar a ter uma vida saudável e feliz.
Todos nós passamos por sofrimento, mas a vida não se trata só disso. Recomeçar é um ponto que pode ser trabalho aqui,
ver vc como mãe e mulher saudável, ver suas qualidades e talentos. e começar a viver de novo sabe?

Pode me chamar para conversar, vamos ver tudo isso juntas.

Érika Dipe Psicólogo em São Joaquim da Barra