Sinto que não tenho nenhum talento!

Feita por >Mo · 1 mar 2023 Desenvolvimento pessoal

Trabalho como secretaria, antes disso trabalhei 2 meses em um escritório de contabilidade, ao qual fui muito maltratada e não aprendi muita coisa. Desde sempre me sentir inferior, mas mais ainda depois que trabalhei nesse escritório.
Não adquiri conhecimento e não aprendi nada sobre a área. Hoje atuo como secretaria e encontro dificuldades as vezes com coisas simples. Me sinto burra por as vezes perguntar algo que já me foi passado, sinto um medo constante de errar e nunca evoluir.

A melhor resposta 2 MAR 2023

Ola, querida
Talentos não dizem respeito apenas às nossas habilidades laborais. tome muito cuidado para não reduzir toda a sua vida a isso. Trabalho tem função de promoção de dinheiro, as suas realizações pessoais podem acontecer na sua vida privada. Mas fiquei curiosa com sua história, seus hobbies, coisas que você pode fazer por si mesma e não apenas por outras pessoas ou funções.
Acredito que seria muito rico explorar isso em um processo de terapia, caso assim desejasse. Assim você pode ser possível ampliar o conhecimento que você tem sobre si mesma, como de seus talentos, por exemplo, que certamente existem e estão por ai, basta que sejam percebidos
Boa sorte no seu caminho
Qualquer coisa fico a disposição

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

904 respostas

6 MAR 2023

Olá Mo, espero que esteja tudo bem com você.

Sim, você tem talentos, todos nós temos, e se não temos, podemos desenvolve-los. Vou preferir chamar aqui os talentos, de habilidades.. As habilidades podem ser desenvolvidas mediantes nosso esforço e dedicação. Temos a ideia errada que nascemos predestinados, com dons que Deus nos deu. Isso não é correto. Na verdade, todos os grande nomes em diferentes áreas, se esforçaram muito para obter reconhecimento onde eles desejavam. Esse tipo de coisa não acontece da noite para o dia, e não é mostrado nos filmes, e requer foco, dedicação e paciência. Muito horas de treino e muito estudo são necessários para desenvolver alguma habilidade ao ponto de estarmos prontos para usá-las em nossas vidas, para nosso próprio benefício. Então, se você quer desenvolver uma habilidade, ao ponto de ser reconhecida por isso, e que ela possa te trazer satisfação pessoal, você deve iniciar seu processo de aperfeiçoamento e treinamento o quanto antes. Utilize sua força pessoal para criar coisas boas em sua vida, e desenvolver-se nos campos em que deseja. Com consistência e consciência você vai puder observar progressos no campo que você escolher. Não desista perante as dificuldades, pois os erros são nossos maiores professores, e eles podem indicar qual o melhor caminho a seguir. Continue buscando melhorar e se esforçando, que você vai obter o que deseja É sinal de inteligência perguntar, pois isso indica que você quer melhorar, isso é verdade. É preciso que você saiba onde que investir seu tempo e seu esforço para seu crescimento, e começar a trabalhar para isso. Não deixe que o medo a impeça de realizar coisas boas e progredir, pois esse sentimento não servirá para você, e deve ser deixado de lado. E lembre-se: o erro faz parte do processo. Para cada acerto, muitos erros acontecerão. Mas com o passar do tempo, cada menos erros acontecerão. É o que todos nós, como seres humanos, experimentamos. Não se sinta paralisada, e seja mais justa consigo própria acreditando em si. Assim, você conseguirá avançar!

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

3 MAR 2023

Venha fazer terapia e através de recursos expressivos ir descobrindo seus dons e talentos, melhorar sua autoestima, ter mais confiança, adquirir autoconhecimento, você se sentirá muito melhor.
O psicólogo é o profissional mais indicado para te ajudar a tratar questões psíquicas que reflete nas atitudes e comportamentos do indivíduo.

Andréia Silva Preto Psicólogo em Praia Grande

3 respostas

3 MAR 2023

Olá! você estar precisando de ajuda? Então agende uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

3 MAR 2023

Mo
Quando na tua infancia, principalmente até 5/6 anos de vida Voce conviveu num ambiente hostil, traumatizante, sofreu muita humilhação, desprezo, inferioridade... Voce não é isso, mas a sua mente criou e registrou este cenário. Hoje, sua mente te mostra esta imagem gravada dentro de ti: burra, sem talentos, inferior aos demais.
Precisa se recuperar, deletar estas informações que servem de referência para as tua escolhas e afazeres diários.
É claro que voce tem talentos, todos tem os seus talentos... OS SEUS TALENTOS e não o dos outros.
Vce apenas precisa descobrir quais são estes talentos que se expressam no que voce sabe e gosta de fazer.
Como voce não foi incentivada para ser espontânea, sempre teve que fazer o que os outros mandavam, hoje pode sentir dificuldade de descobrir e acreditar neles.
Oriente-se em fazer o que te dá prazer e alegria; aprenda um trabalhoque te dá prazer e alegria em fazer. Teus talentos vão aparecer. E, não procure emprego... Ofereça trabalho, este trabalho que aprendeu.
Se, mesmo assim sentir dificuldade, faça Psicoterapia para ser auxiliada.

Abraços

5817 respostas

2 MAR 2023

Olá Mo! Obrigado por escrever. A questão não é de talento, é do tempo necessário para aprender as coisas, de forma consistente. Dois meses é quase nada de tempo, para consolidar saberes de contabilidade. Na maior parte das vezes, precisamos de anos para amadurecer, sentir conforto, clima sereno para aprender. Pelo descrito você está extremamente imatura quanto a reflexão sobre apropriação de maturidade ocupacional.
Será importante, muito importante você amadurecer com a ajuda científica de um profissional.
Também será altamente recomendável que você pratique esporte coletivo de contato, que tenha turma de colegas e conhecidos com convivência frequente e contínua, que seja pessoas éticas e saudáveis.
Estaremos a disposição.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não fortaleça terroristas, mentirosos e antidemocráticos.