Não sinto líbido e nenhuma excitação sexual (terapeuta não sabe como me tratar)

Feita por >Raquel · 29 jul 2020 Terapia sexual

tenho 27 anos, já tive 5 parceiros sexuais e não consegui sentir prazer com nenhum deles. O meu corpo não reage com preliminares e sinto que minha mente não está naquele lugar e sim vagando por todo canto. Por não ter reação, não fico lubrificicada e sinto muita dor na relação sexual, não sinto nenhum prazer com a penetração e depois fico extremamente machucada.
meu primeiro contato com sexo foi um namoro virtual e eu consegui ficar totalmente excitada de verdade várias vezes com ele, mas depois que aprendi a me masturbar, não consegui mais ficar excitada nem com ele e nem com filmes.
Quando tive a minha primeira relação, percebi que o meu corpo não reagia a nada. senti também uma espécie de bloqueio.
eu consigo me masturbar e chegar ao orgasmo sem estar excitada e acredito que isso tenha alguma coisa a ver no meu caso.

Eu sou hetero, nunca sofri nenhum tipo de abuso sexual e faço terapia a 7 meses, não sinto líbido a anos.
Minha terapeuta já me disse que não tem conhecimento nesse assunto, mas que iria estudar.
não consegui ver nenhum avanço nesse tempo que estou com ela.

A melhor resposta 31 JUL 2020

Oi Raquel, sou Geime Rozanski, Psicoterapeuta.
Teu corpo não reage, sente dor porque não estás preparada para a relação.
Ter um relacionamento sexual não é ser penetrada, é um ato muito maior, mais significativo.
Quando voce se masturba fica excitada, provavelmente, tanto que tem orgasmos. Talvez é porque escolhe mal teus parceiros.
Quando se masturba tens um ritual, a forma como se toca... isso voce deve passar ao parceiro, voce deve comandar o ritual e ele deve ter paciência e aprender como fazer.
Normalmente o parceiro masculino, devido à crenças, cultura e pornografia, ele não liga muito com a parceira, busca a própria satisfação, frustra a si mesmo e a você. Livre-se destes parceiros.
Precisa aprender a ascender a outra forma de amor, mais realizador, mais duradouro. Sexo é criatividade e alegria mas precisa ser bem realizado.
Não tem nada de errado contigo, confie em ti.
Voce está sendo mal amada

5817 respostas

29 MAI 2022

Olá querida tudo bem ?

Vamos por partes, temos muitos mitos em relação a sexualidade humana, principalmente a sexualidade feminina. Isso atrapalha as mulheres se sentirem conectadas. Os bloqueios sexuais muitas vezes são os tabus e mitos que temos dentro de nós, tudo de negativo que um dia aprendemos, sobre sexualidade. Então no momento que você está tentando se conectar com sua sexualidade vem todas as vozes negativas que um dia ouvimos sobre o assunto. Sobre sua terapeuta, se você estiver indo nela por essa questão, o mais ideal é você procurar uma especialista em sexualidade humana, uma psicóloga que seja terapeuta sexual ou sexóloga.Penso que nesse caso é a mesma coisa você ir no clínico geral sendo que está precisando de um ginecologista. A psicologia também é dividida em várias especialidades. Agora se estiver com outras questões, você pode continuar indo nela e procurar uma sexóloga para trabalhar suas questões sexuais. Precisando estou à disposição. Grande abraço.

Clarete Duarte Galdino Psicólogo em Marília

55 respostas

31 JUL 2020

Olá Raquel. Grata por sua pergunta.
O desejo, a excitação e o orgasmo são pontos importantes a serem analisados nessa questão. O estímulo está relacionado ao conhecimento que você teve sobre o sexo e às experiências que teve durante a vida. Se você já obteve prazer alguma vez na sua vida você não é frígida e portanto é capaz de ter o desejo. Verifique se os seus hormônios estão equilibrados, se nos exames de toque não aparecem feridas no cólon do útero entre outras causas. Procure um médico ginecologista. Se tiver algo errado você não terá lubrificação vaginal necessária para sentir prazer e sentirá dor. Use lubrificantes íntimos à venda nos supermercados e farmácias. A falta de excitação pode estar relacionada à preocupações com o futuro, questões financeiras, familiar, estudos, trabalho, perdas não elaboradas, traumas, idéias irracionais e culpas relacionadas ao sexo e religião.
Apesar do estresse e do cansaço nessa época de pandemia e isolamento o sexo pode ser relaxante e divertido. Para isso basta criar o hábito e perseverar com foco e até mesmo certa disciplina para não negligenciar o relacionamento íntimo com o seu marido. Não deixar a rotina tomar conta. Se tomar essas providências e verificar que a questão está relacionada somente ao orgasmo você pode estar com o que os especialistas chamam de Trasntorno Orgástico Feminino. Fale com o seu psicólogo a esse respeito.
Espero ter ajudado.
Fico à disposição,
Psicóloga Maria Nair de Castilho Ramlow

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

30 JUL 2020

Olá Raquel! Grato por participar. Cada ser humano é único, com uma riqueza particular de aspectos, que as respostas, sem reflexão com a própria pessoa, correm o risco de não gerarem especificidade. Por essa razão darei uma resposta, que acredito, pela experiência de clínica, que represente uma frente a ser trabalhada: a mente não estar naquele lugar indica forte ansiedade, ter certa satisfação com a masturbação, confirma que a ansiedade se conecta com o peso de ter (em sua crença) desempenho sexual que está no tempo e lugar do outro, mas não no seu. Com esses dados, certamente você precisa revisitar tua história, a construção do conceito de sexualidade, incluindo as fantasias e expectativas em relação a outros. Alimentação, sono, rotina de vida, medicamentos, outras possíveis doenças, precisam ser investigadas. Uma observação: essa área psicológica, por ser extremamente íntima, demanda muita persistência, o maior esforço possível por abertura mental, disciplina e, certamente, bem mais tempo do que sete meses.
Estou à disposição para possíveis esclarecimentos e aprofundamentos.]
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, cuidemo-nos!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8602 respostas

30 JUL 2020

Olá Raquel, é bem complicado dar uma resposta pronta pra algo tão complexo e único como nós, indivíduo, únicos. "Não conseguir sentir prazer com seus parceiros anteriores" - Como era essa relação?, Como é sua relação com você mesma?, O que é sexo pra você?, O que é sexualidade pra você?, O que era importante, o orgasmo ou envolvimento,o toque, o cheiro, enfim.
"Ficar extremamente machucada" - Você conhece vaginismo? É interessante se orientar sobre, pra descartar está possibilidade.
Percebes como o assunto é tão amplo, e olhando de longe fica meio genérico.
Espero ter lhe orientado.
Fico feliz em saber que procurou ajuda de um profissional.

Elisângela Bispo da Silva Alcarria Psicóloga Psicólogo em Jaraguá do Sul