Sinto que não pertenço a nenhum grupo e lugar

Feita por >João Pedro · 2 jun 2022 Desenvolvimento pessoal

Sempre me senti descartável dentro da minha família, saí de casa há mais de um ano e levo uma vida nômade, busco meu lugar e meu grupo social mas eu nunca consigo me sentir de fato desejado em nenhum lugar, sinto que sou sempre o agregado em qualquer situação até quando estou na presença de alguém que me ama, pois esse amor parece ser circunstancial, essas mesmas pessoas na presença de terceiros me tratam com maior indiferença. Recentemente voltei pra minha cidade e estar entre meus amigos de longa data agravou muito estes sentimentos, porque até pra eles eu pareci substituível.

A melhor resposta 3 JUN 2022

João Pedro,
Você está colocando barreiras nos seus sentimentos e pensamentos; você sempre se compara e se julga; pare de julgar e se julgar.
Por que você se classifica de descartável? Agregado? Substituível?
Você não nasceu e não veio aqui neste planeta para ser desejado, ou para receber aplausos, ou para ser aceito, ou para ser amado!...
Veio aqui para se corrigir, se curar, amar e ser feliz.
Cada um de nós é único e diferente de todos e precisa realizar o seu Projeto de Vida, o objetivo porque veio aqui... terá que descobrir.
Você precisa curar, resolver as suas carências, suas dependências... precisa ser dono da sua vida.
A vida te deu a liberdade e o livre arbítrio, precisa se responsabilizar por si mesmo; ninguém é vítima de nada e de nenhum; cada um resolve as suas coisas do jeito que melhor lhe convier, deve aprender a usar o sistema, a lei do sistema, os costumes, as crenças, a cultura a seu benefício e não se submeter a ele.
Faça Psicoterapia para poder se colocar neste endereço.
Abraços.

5817 respostas

12 JUN 2022

João. Para q as pessoas gostem de vc, vc n precisa se fazer de vítima. Vc pode e deve crescer. Procure terapia. Auto desenvolvimento.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

7 JUN 2022

Recomendo que você busque tratamento psicológico. O consultório é o único local que você poderá contar com a privacidade para expor e tratar dos seus problemas.

Glauce Babo Psicóloga Psicólogo em Rio de Janeiro

5 respostas

6 JUN 2022

Olá João! João a forma como nos sentimos e nos comportamos está diretamente ligada aos nossos pensamentos. Quando temos um pensamento disfuncional ( negativo) sobre determinada situação, buscamos evita-la, pois aquilo trás um certo incômodo. Procure questionar a validade dos seus pensamentos, mais se baseiem em fatos e não no que você acha. Exemplo: Todas as pessoas te tratam com indiferença? O que te leva a pensar dessa forma ? Todas as pessoas são iguais? Sugiro que você faça terapia, pois ajudará a você a cultivar boas relações e a se conhecer melhor.

Estou a disposição!

Rozana Soares Neto
Psicóloga CRP 16/8574

Psicóloga Rozana Neto Psicólogo em Cachoeiro de Itapemirim

6 respostas

4 JUN 2022

João . Parece q vc se sente assim. Mas as outras pessoas n pensam assim a respeito de vc.
Vc está sim confuso.
Se possível faça terapia. Vai te ajudar

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

3 JUN 2022

Olá João Pedro.
Nossos pensamentos precisam de validação. Você precisa fazer o teste da realidade para saber se o julgamento que faz sobre o que as pessoas pensam e sentem é realmente igual ao que você pensa. A grande maioria de nossos pensamentos não condiz com a realidade. Alguns mecanismos que a nossa mente usa para negar a realidade é generalizar algumas situações como se todas as situações semelhantes fossem ter um mesmo resultado. A nossa vida é dinâmica, as pessoas são dinâmicas. Os vínculos se fazem através de afetos recíprocos. As amizades necessitam de serem tratadas, cultivadas com gestos de amor, de carinho, de acolhimento, de aceitação, admiração, responsabilidade, entrega, companheirismo, dedicação, afago, interesse genuíno por quem queremos cativar. Então todas essas qualidades devemos dedicar em primeiro lugar a nós mesmos. Se nos dedicamos ao nosso autoconhecimento, aos cuidados com a saúde física , espiritual, emocional iremos olhar para nosso interior e ver o que tem lá dentro. Se tivermos amor para dar ao semelhante podemos fazer voluntariado, ajudando alguém que precise de nós e ao dar a atenção e ajuda que precisam estaremos expandindo o nosso amor e refletindo nas outras pessoas ao redor. As outras pessoas passam a ter o mesmo brilho. Dessa forma todos estarão na mesma vibração do amor. O produto do amor não precisa ser economizado pois quanto mais você dá mais ele se expande dentro de você. Procure ajuda psicológica para o seu autoconhecimento, para na terapia desenvolver a sua auto estima e assertividade que é a comunicação mais positiva e eficaz nos seus inter-relacionamentos. Fico à disposição para auxiliá-lo nessa caminhada.
Maria Nair de Castilho Ramlow
Especialista em Psicologia Clínica
Terapia Cognitiva Comportamental

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

3 JUN 2022

Olá João Pedro.
Que admirável você poder compartilhar o seu sentimento conosco. Existe os pensamentos distorcidos que muitas vezes distorcem a realidade da pessoa. É muito importante você começar a questiona-lo. Aah, mas como eu faço isso, Andreia? Faça perguntas para você. Todas as pessoas me tratam indiferente? Em qual momento me sentir mais confortável? … redirecione seus pensamentos. Às vezes generalizamos os fatos, só basta trazer à memória os fatos com mais cuidado e carinho.

E o mais indicado é que comece a sua terapia para se autoconhecer cada vez mais.

Com afeto!

Andreia Almeida Psicólogo em Salvador

14 respostas

3 JUN 2022

Olá, João Pedro! Compreendo o seu sentimento.

É preciso ter cuidado com o que você pensa!

Todos nós, seres humanos, carregamos conosco padrões de pensamentos distorcidos que influenciam a forma como nós interpretamos os acontecimentos. Esses pensamentos distorcidos, também chamados de distorções cognitivas, são construídos ao longo da vida através de experiências significativas que nós vamos passando.

Pelo que você diz, hipoteticamente, você pode ter passado por experiências que fizeram você se sentir substituível para algumas pessoas e isso gera em você esses pensamentos de que você não pertence a nenhum lugar.

Pois bem, eu entendo que devem ter sido experiências dolorosas para você, mas para identificar se esses pensamentos são fatos ou apenas distorções cognitivas eu te proponho a refletir:

Será mesmo que são todas as pessoas?

Será mesmo que em todo lugar você não será aceito?

Sobre as pessoas com quem você teve essas experiências, entendo que foi a sua forma de pensar sobre o que aconteceu, mas você também buscou entender o lado dessas pessoas? Buscou saber delas se elas tinham ou têm realmente a intenção de fazer você se sentir assim? Expressou para elas como você se sente?

Às vezes é preciso questionar os nossos pensamentos, João Pedro! Pois existem pensamentos que não são fatos, são distorções, mas fazem a gente sofrer.

Para melhor compreensão de como esses pensamentos foram construídos e sobre as formas de ressignifica - los, um acompanhamento psicológico vai te ajudar!

Se cuida! :)

Alessandra da Costa Araújo Psicólogo em João Pessoa

8 respostas

3 JUN 2022

Bom dia.

Seu relato traz questões que beiram o desamparo, sentimento que costumam ter origem familiar, e por isso merecem ser mais detalhadamente avaliadas. Compreender que orientar-se por esses sentimentos pode prejudicar ainda mais a sua rotina, fazendo entrar em um ciclo de desaprovação, de si mesmo e dos outros, pode ser o passo inicial para pensar em possíveis mudanças no sentido de um maior bem estar.
Todos sentimentos merecem atenção, mas nem todos devem ter a credibilidade por parte de quem os tem, e compreender isso pode ajudar a lidar melhor com eles, e é aí que reside a importância da terapia.

Marcio Guimarães Junior - Psicólogo CRP 06/175147

Marcio Guimarães Jr & Jéssica Mendes Psicólogo em São José dos Campos

26 respostas

3 JUN 2022

Olá
Temos a necessidade de pertencer a um grupo, de sentir o valor de um afeto. Essa necessidade exige de nós uma dedicação a esses espaços e a essas pessoas. Penso que, por se tratar de uma situação tão delicada que envolva todo seu histórico de vida de uma forma tão sensível, seria um prazer ouvir essa história com mais detalhes em um processo de terapia, para que assim possamos juntos compreender como se dão teus relacionamentos.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

904 respostas

3 JUN 2022

Olá João Pedro! Que bom que você escreveu! Pertencer a um grupo é essencial, importante, mas demanda tempo, muito tempo, persistência, constância. O começo disso está na autoconfiança, para que possa viver empatia com os outros, começando pela harmonia interna.
Será recomendável que você seja muito persistente, divida esse desconforto com pessoas mais velhas de tua extrema confiança, conte com elas para facilitar contexto apropriado.
Um de nós, psicólogos, poderemos também te ajudar.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue estão vigentes. A maior parte dos políticos são falsos, a imensa maior parte dos ditos: "líderes religiosos" querem é dinheiro, são falsos. São atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Volte a usar máscara; a dengue está aumentando, embora disfarçada pelos sintomas mais leves, devido a vacina. Evite aglomerações e elimine os criadouros de mosquitos.