Sinto que minha ex é manipuladora

Feita por >AneMor · 15 set 2020 Dependência emocional

Eu tive um relacionamento abusivo do qual ele terminou comigo, eu sou bissexual e acabei fazendo amizade com uma colega de trabalho, começamos a ficar 6 meses depois que ele terminou comigo, quando eu disse pra ela que não queria nada sério ela disse que havia sido somente um passatempo pra mim, quando ela disse isso me senti como se eu fosse igual meu ex e acabei embarcando em uma relação, ficamos juntas desde então e isso faz uns 2 anos, porém sempre brigamos muito e terminamos. Semana passada terminamos pq ela vê problema em tudo, um dos exemplos é que eu dormi enquanto ela jogava videogame, quando ela deitou eu não a abracei pq estava dormindo e nem vi ela deitar, aí no outro dia ela disse que ficou brava comigo por isso e que não me abraçou de propósito, aí tivemos uma conversa da qual eu tive uma opinião contrária da dela e discutimos, ficamos sem nos falar, depois ela veio falar comigo porém eu disse que não queria mais, aí terminamos mas continuamos conversando, hoje eu disse novamente pra ela que não queria mais tentar, que quero ficar sozinha, e ela falou um monte, eu pedi pra ela se cuidar e ela disse que ninguém se importava, que tinha sido qualquer uma na minha vida e que logo mais não estaria aqui, eu estou cansada dessa situação e triste, realmente não aguento mais e tenho medo que ela faça algo para se machucar, quando estávamos juntas ela disse que iria fazer terapia porém hoje já disse que não iria fazer mais.

A melhor resposta 13 OUT 2020

Boa noite AneMor, conselhos e dicas nesse momento não vai ajudá-la nessa dependência emocional, pois, você toma a decisão de terminar, mas se preocupa com as decisões da sua ex, vamos pensar... quem precisa de terapia é você para se fortalecer para entender o que sente, tomar decisões, sim é sim, não é não, cada uma segue seu caminho, numa relação onde se briga mais do que se ama, vale a pena? Fazer o que ela quer, ficar com ela mesmo sem querer, isso é amor? Isso também é uma relacionamento abusivo. Pense e reflita sobre isso, tente responder essas perguntas para você mesma. Procure realizar terapia.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

16 SET 2020

Olá AneMor! Grato por participar. O relato de vocês duas, ,segundo o que você escreveu, trás elementos que indicam a necessidade de as duas amadurecerem. Estão formando certezas que, na verdade não são certezas, são confortos provisórios; transformam pequenos detalhes em direcionadores de decisões. "Sou bissexual", "minha ex é manipuladora" "ela disse que havia sido somente um passatempo para mim", "ela deitou eu não a abracei... "não me abraçou de propósito".
Pequenos componentes estão se sobreponde às buscas maiores. Isso indica claramente a questão: Cada uma de vocês, está namorando, em primeiro lugar, a si mesma? Parace que falta harmonia interior em cada uma de vocês, para poder lidar com as inevitáveis contradições, limitações, divergências e falhas, que todos os seres humanos apresentam.
Cuidado com as certezas. Mentes abertas, sempre estão disposta a repensarem.
Estarei à disposição para esclarecimentos e aprofundamento que se fizerem necessários.
Abraços virtuais: em tempos de pandemia, (sejamos razoáveis: ética, solidariedade, empatia, abertura mental, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.