Sinto que estou sendo julgada e observada

Feita por >Emily · 4 ago 2021 Desenvolvimento pessoal

Toda vez que saio para algum lugar sinto que estou sendo observava e julgada. Quando falam alguma na rua eu tenho certeza que não é para mim, mas mesmo assim a tensão pelo corpo e a ansiedade não me deixam em paz.

Um exemplo: hoje fui falar com a minha tia e uma garota passou na rua com um homem, ouvi ela dizer "aquela menina" e já pensei que era pra mim; mesmo vendo que eles estavam em outro assunto ainda fiquei com medo, corpo tenso, coração acelerado e sem conseguir respirar direito.

Isso acontece diariamente, todos os dias lembro de coisas do passado e já começo á sentir todo o corpo tenso, tenho ate medo de sair de casa por eventos passados, medo de me sentir observada novamente.

Não sei mais o que fazer, não aguento mais.

A melhor resposta 5 AGO 2021

Você está exemplificando uma distorção de pensamentos, em que potencializam a sensação de julgamento alheio. Provavelmente essa distorção de pensamentos é devido uma projeção crítica sobre si mesma, pois você imagina o risco de ser julgada pelos outros, quando na verdade você mesma está se autojulgando.

Carina Rocha Meneghetti Cassi Psicólogo em São José do Rio Preto

25 respostas

19 AGO 2021

Olá! Parece que você tem uma preocupação excessiva com o julgamento das outras pessoas. E você com isso foca a sua atenção para tentar saber o que as pessoas estão dizendo. Agora pensa na situação que você deu como exemplo, Qual é a chance da garota estar falando de você? O que ela poderia estar falando que te afetaria tanto assim? Isso mudaria a sua vida? Parece que você pensa em possibilidades que podem não ser verdadeiras. Nem tudo que a gente pensa é verdade , e muitas nos enganamos.
A terapia pode te ajudar a avaliar esses pensamentos e a forma que reage, e começar a lidar com essas questões de forma diferente

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

16 AGO 2021

olá! Eu posso lhe ajudar. Se você precisar é so agendar comigo que irei responder o mais rapido que puder

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

15 AGO 2021

Olá, Emily!

Imagino como deva ser essa sensação de estar sendo invadida o tempo inteiro. Do ponto de vista do desenvolvimento emocional, isso acontece quando tivemos uma vida onde não tivemos a oportunidade de uma experiência particular, fomos invadidos o tempo inteiro pelo outro, as fronteiras entre o eu e o outro não puderam ser construídas de forma minimamente satisfatória. Se esse for o seu caso, se tiver condições procure acompanhamento psicológico. Espero que você fique bem.

Atenciosamente,

Psicólogo Evandro Goyann

Evandro Goyanna Psicólogo em Rio de Janeiro

41 respostas

10 AGO 2021

Emily,
Voce está preocupada com o que outros pensam de você... Seja voce mesma e deixe os outros pensarem o que querem. Isto não te dimnui e nem te aumenta.
Pare de julgar os outros... pense em si mesma. Voce não veio aqui para satisfazer os outros; Nasceu para se realizar e ser feliz.
Cada um de nós é diferente, voce é diferente e cada dia é diferente. A Emily de ontem não é a mesma de hoje e a Emily de uns minutos a mais, será diferente. Importa que voce seja feliz à tua maneira, sem se importar com o que os outros pensam de ti, sem se importar com o que querem que voce seja.
Voce é unica, com este corpo lindo que voce tem, que voce é.
Faça assim: viva o teu dia a dia como se voce estivesse nadando na piscina ou no mar... voce passa e a água toca o teu corpo, voce não fica pensando o que a água está dizendo para voce. Voce simplesmente nada e deixa a água para traz. Faça a mesma coisa convivendo com as pessoas, voce passa, vai fazer as tuas coisas sem pensar se está agradando ou não... pouco importa o que as pessoas acham. Importa o que voce esta sentindo contigo mesma.
Se precisar de ajuda ou mais esclarecimentos, solicite.
Abraços

5817 respostas

6 AGO 2021

Olá Emily, ao que você descreveu você bem passando por momentos em que há pensamentos de perseguição e julgamentos. Você também relatou ter lembranças do passado que te trazem os mesmos sentimentos de quando você apresenta insegurança por estarem te julgando. É necessário que você trabalhe estes acontecimentos passados, pois eles estão lhe afetando no presente, podendo gerar agravamento nos sintomas. A terapia vem para ajudar com nossas dificuldades e problemas ocasionados no passado ou presente, por isso eu indico você iniciar terapia para melhor compreensão de seu histórico e cura focada no presente! Fique bem!

Psicóloga Jéssica Scopel Psicólogo em Caxias do Sul

9 respostas

5 AGO 2021

A mania de perseguição é um transtorno psicológico que normalmente surge em função da baixa auto-estima e auto-confiança, o que leva a pessoa a achar que todos estão a olhando, comentando ou rindo dela, podendo muitas vezes interferir no comportamento da pessoa e levar ao isolamento.

Dependendo de cada pessoas e suas características, a mania de perseguição pode se manifestar de diferentes intensidades. Por exemplo, para o grau leve, é normal que o principal sinal seja a timidez, já nos casos mais graves, é comum o surgimento de alterações psicológicas mais sérios, como síndrome do pânico, depressão ou esquizofrenia, que levam a alterações do pensamento e das emoções.

Para tratar a mania de perseguição é indicado procurar ajuda de um psicólogo ou psiquiatra para que sejam avaliadas as características que a pessoa apresenta e, assim, indicar a causa da mania e poder se iniciado o tratamento.

Fernanda Martins Psicóloga Psicólogo em Petrópolis

2 respostas

5 AGO 2021

Oi, Emily

Sinto muito que esteja passando por isso! Sem dúvida essa sensação constante de estar sendo observada, te mantendo em alerta e causando sensações de ansiedade, devem te deixar esgotada física e emocionalmente.

Pelo que relata, você vivenciou algo no passado que te deixou essas marcas, certamente fazer acompanhamento psicológico para entender melhor de onde esse sintoma vem e como deixar de senti-lo. É preciso investigação profissional para posteriormente se trabalhar essa sensação e esse medo.

Não sei como são suas habilidades sociais e o medo de estar em grupos grandes de pessoas, mas cada um desses sintomas podem ser trabalhados de forma diferentes e necessitam de atenção. Não se culpe por se sentir assim, se possível procure por acompanhamento psicológico.

Me coloco à disposição.

Grande abraço,
Vivian Curvelo - Psicóloga

Vivian Curvelo Psicólogo em Hortolândia

175 respostas

5 AGO 2021

Emily, o seu relato descreve, mesmo que em pequenos fragmentos, a necessidade de uma orientação profissional para ajudar você com tais questões.
Você não informa a sua idade, mas tais sentimentos são próprios de adolescentes que por conta de várias transformações somadas às mudanças orgânicas, acabam influenciando nas emoções, criando fantasias e pensamentos desse tipo.
Nesse período da vida, quando o jovem deixa de ser criança para entrar na vida adulta, mas se sente um adulto tão jovem e cheio de questões não respondida, comumente sentem a necessidade de serem aceitos e julgam (por fantasia), não serem adequados ao mundo e daí os temores, semelhantes a estes que você relata; com eles surgem sintomas físicos e uma série de outros sinais que, se não cuidados o quanto antes, podem vir a se ampliar ainda mais.
Contudo, se você já está distante desse período de vida pueril, significa que tais sentimentos não foram tratados no momento oportuno.
Deste modo, entendo que o mais adequado, seja buscar uma ajuda especializada em sua cidade.
Um profissional poderá esclarecer esses sentimentos, ajudando você a compreender a origem e os motivos deles, conduzindo-a, por fim, a uma vida de bem-estar.
Você não está sozinha.
Grande abraço.
Paulo França

Paulo França Psicólogo Psicólogo em Belém

3 respostas

5 AGO 2021

Bom dia, Emily,
Você parece estar bastante insegura sobre sua vida e suas escolhas. Isto faz com que sempre busque (mesmo que inconscientemente) aprovação na fala das outras pessoas, e neste caso tudo soará como uma crítica ou uma comparação.
Eu recomendo entrar em contato com os seus sentimentos e inseguranças, fortalecendo sua personalidade (seu ego, por assim dizer) pra que não se deixe diminuir pela fala das pessoas.
Trabalhe a sua segurança pessoal, e vai perceber que nem todos falam de você, necessariamente.
E faça-se a seguinte pergunta: "Por que é tão importante pra você ser notada pelos outros, mesmo que de forma tão negativa?"
Seu inconsciente duvida de você. Está na hora de mostrar a ele o que você e capz.
A psicoterapia pode ajudar bastante neste processo.
Caso tenha interesse, estou à disposição.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos

448 respostas

5 AGO 2021

Olá Emily!

Você apresenta alguns sintomas de Fobia Social, isto é, medo do julgamento alheio, está entre eles, no entanto, é importante ter um acompanhamento psicoterápico para investigar e tratar da forma adequada. A Terapia Cognitiva Comportamental tem a técnicas adequada para isso.

Espero ter ajudado. Grata por sua participação! A disposição!

Joandia Cassimiro Santos Guerra Psicóloga Psicólogo em João Pessoa

4 respostas

5 AGO 2021

Olá Emily! Grato por escrever. De um lado você está se sentindo centro de atenções. Isso envolve a hipótese que as pessoas teriam alto interesse por você e por seus comportamentos e apresentações; de outro lado, você se sente em perigo por ser alguém de fácil acesso.
Esse tipo de sensação precisa de construção de relação de vinculação sólida com pessoas altamente confiáveis e com o psicólogo.
De certa forma as pessoas se observam mutuamente, porque nós, seres humanos, somos objeto de curiosidade, de atração, de conhecimento, de companhia aos outros.
Tua tensão e medo requerem que você passe por uma caminhada científica por psicólogo, e possa melhorar a interpetação e o esclarecimento das "coisas do passado".
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos, até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Instituto Butantan, TV Cultura, Universidades Públicas, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

5 AGO 2021

Ola Emily seus medos e traumas estão voltando. Alem de terapia seria bom passar no médico também pelas reações que você narrou.
Estamos a disposição

Anônimo-390422 Psicólogo em São Paulo