Sinto que estou perdendo a consciência de mim mesmo

Feita por >Daniel · 30 ago 2020 Problemas psicológicos

Oq fazer quando não vejo graça na minha realidade? Estou totalmente perdido, não gosto da minha vida, de quem eu sou, da minha aparência. Meu pai me obriga o ser um padrão da sociedade.
Não tenho intimidade com ninguém, não tenho amigos, uma pessoa com quem contar. Estou solitário, me fechei para o mundo a muito tempo. As vezes isso me machuca tanto, tem hora que nem percebo, mas em algumas vezes isso me corta profundamente.
Sou isolado, e isso me machuca. Não consigo disser oq sinto para ninguém, não sinto falta de ninguém.
Sinto que não sei mais quem eu sou, quando penso em mim do passado, tenho uma sensação de que é um estranho. Não consigo me sentir um ser, como se eu estive morto e apenas no automático, fazendo as coisas que tenho que fazer para meu corpo continuar vivo. Não sei o porquê disso, mas é como eu me sinto no momento.

A melhor resposta 31 AGO 2020

Oi Daniel,
Eu imagino o quanto tudo isso dever doer em você. O quanto hoje não faz sentido você estabelecer metas, objetivos, laços...
Você precisa de um acompanhamento imediato, para entender onde tudo isso se perdeu.
Você comentou que seu pai obriga a ser um padrão da sociedade. Será que não é justamente por isso que não sabe mais quem você é? Você pode descobrir tudo isso em terapia. Em um lugar acolhedor, com um psicologo que você sinta confiança.
Onde você pode ser o DANIEL! Onde possa falar, quais são suas vontades, como gostaria de ser, o que gostaria de fazer, que tipo de amigos gostaria de se relacionar, com quem quer ter intimidade.... Sem medos, sem julgamentos.
Um Abraço.

Rute Martins - Psicologa Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo

1408 respostas

31 AGO 2020

Olá Daniel77! Grato por participar. Você precisa se organizar por inteiro. Organizar rotina de vida que envolva sono regular, alimentação, atividade física, contato social, sonhos, metas, planos, estudos, lazer, trabalho.
Talvez a pior coisa que uma pessoa faz nessas situações, seja o isolamento. Procure pessoas éticas, amadurecidas, respeitosas, mas lute com unhas e dentes para não ficar isolado.
A consciência da gente vai se formando na troca com as pessoas, na sensação de pertencimento social.
Não temos dados mais profundos sobre você: idade, quanto tempo faz que está assim, rotina de vida, configuração familiar, história de vida, planos, etc.
Se juntarmos essas informações com a conduta científica de um psicólogo, conseguiremos te ajudar muito.
Conte conosco. Estaremos à disposição para maiores esclarecimentos e aprofundamentos.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, sejamos razoáveis: ética, integração social com cuidados pela saúde, empatia, abertura mental, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8647 respostas

31 AGO 2020

Daniel
Teu relato deixa claro o quanto estás precisando de ajuda.
Sentir tristeza, desânimo, vontade de ficar sozinho eventualmente todos temos e isso é normal. Mas falas de algo maior. Que envolve toda uma história de vida.
Pra começar podes fazer uma lista de coisas que gostarias de fazer e não faz. Escolhe uma e começa imediatamente. Busca a companhia de pessoas que te sentes bem e cria uma rotina de atividades físicas ( qual quer uma).
Busca ajuda profissional o mais breve possível.

Paulo Brum Psicólogo Psicólogo em Pelotas

4 respostas

31 AGO 2020

Olá.
Por seu relato com descrições depressivas, importante começar o processo terapêutico o quantos antes para entender melhor essas questões.
A terapia Cognitivo Comportamental na qual entender que por meio de um acontecimento, leva a emoção e essa emoção leva ao comportamento.
Estou à disposição

Roberto Luiz Junior Psicólogo Psicólogo em São Paulo