Sinto ódio e raiva de tudo e todos

Feita por >Lina · 1 ago 2020 Desenvolvimento pessoal

Não consigo fazer amizades honestas com as pessoas, a não ser que eu precise me distrair ou precise delas no futuro. Tenho muita facilidade em fazer amizades, pois observo como as pessoas são e crio uma nova identidade que agrade elas, para só depois me aproximar. Sou extremamente dócil e adorável no começo. No entanto, não consigo manter amizades, porque se me enchem o saco, eu mostro quem eu sou de verdade e as dispenso. Mas quando faço isso, faço questão de humilhar essas pessoas, pegando em seu ponto fraco e as fazendo sentirem-se um lixo. Gosto de me sentir superior às pessoas. Eu sempre estou tentando manipular as pessoas, mesmo que isso não me traga benefícios às vezes. Sempre estou mentindo e quando alguém me pega mentindo, eu manipulo a situação para que ela se sinta culpada por me "afrontar" mesmo que tenha sido eu quem fez a merda. Eu posso até gostar de algumas pessoas, mas se eventualmente elas saírem da minha vida, não irá fazer nenhuma diferença, pessoas são descartáveis pra mim. Eu não tenho empatia por ninguém, sou indiferente à quase tudo e todos, a única forma de me fazer esboçar alguma reação é me confrontar sobre meus traumas que são como um gatilho para mim. Você pode morrer na minha frente que não vou me importar, não é problema meu. Eu desprezo todas as pessoas no mundo. Tudo o que sinto é ódio e tenho ataques de raiva quando as coisas dão errado, chegando até a me ferir. Escrevo isso porque eu quero mudar, de verdade, mas sinto que não posso, eu já me acostumei a ser assim. Gostaria de saber o que poderia ser.

A melhor resposta 2 AGO 2020

Olá Lina! Obrigado por participar. Dê chances a si mesma! Ataques de raiva e ódio acontecem dentro de você, machucam você. Tua aparente esperteza e superioridade, você sabe: são uma farsa, uma forma de esconder teus limites e desconfortos. Você pode enganar todos, menos a si mesma. Foi isso que você descobriu. Ninguém de nós é perfeito, todos temos falhas, contradições, limitações: aceite isso.
Será altamente enriquecedor você parar de usar essa estratégia que está te afastando das pessoas, te fazendo perder os enormes benefícios da convivência, bem como está te gerando raiva e ódio. Raiva e ódio são sentimentos ruins que, com o passar do tempo, passam a gerar visões, interpretações e análises distorcidas de si mesma e das pessoas, envolvendo doenças físicas.
Procure um psicólogo, com mente aberta, persistência e disciplina. Certamente você, agindo com abertura mental, será muito beneficiada com a conduta científica desse psicólogo.
Estou à disposição para os necessários aprofundamentos.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, cuidemo-nos!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

2 AGO 2020

Olá Lina, tudo bem?

Será que temos raiva de tudo e de todos? Será que de certa forma acordamos e vivenciamos da mesma forma o dia de ontem? Durante o nosso desenvolvimento experimentamos e vivenciamos diversos sentimentos, assim como de certa forma uma tempestade passa o dia de amanhã poderá ser completamente diferente "do dia de hoje". Dê uma oportunidade para si mesma e busque o processo de terapia, afinal de contas o processo terapêutico se inicia antes mesmo de procurar um profissional, pois enxergamos que existe algo que precisamos mudar, lembre-se que um profissional poderá lhe auxiliar!

Att,
Guilherme Bondezzan

Guilherme Bondezzan Psicólogo em Osasco