Sinto entre eu e minha irmã uma competição.

Feita por >Lia Santos · 13 jun 2024 Abordagem psicológica

Sinto que entre eu e minha irmã existe uma competição. Muitas vezes me comparei e me senti inferior desde quando eu era mais nova. Agora estou buscando aumentar a minha autoestima e me sentir bem comigo mesma, não está sendo fácil, mas estou tentando, mas não consigo me aproximar da minha irmã, ter afinidade e até gostar dela as vezes.. as vezes sinto raiva quando me lembro de umas coisas, porquê quando ela via que eu estava me sentindo mal, ela nem tinha empatia e humildade comigo.. as vezes ela se colocava em atitudes arrogantes.. eu só sinto vontade de ficar longe dela, mesmo sabendo que somos apenas duas irmãs.. as vezes penso que o certo seria nós sermos unidas, é o que minha mãe diz e meu pai também.. ela é casada e mora na casa dela, graças a Deus.. as vezes sinto dó dela se eu pensar que ela está se sentindo sozinha ou triste.. mas ao mesmo tempo não consigo me aproximar de novo .. estou vivendo um momento ruim, onde estou com baixa autoestima, e muitas vezes acabo me comparando com qualquer pessoa que está mais feliz que eu.. eu sei que isso é errado e me faz me sentir muito mal, então prefiro me afastar das pessoas e nem ter redes sociais.. só uso para seguir pessoas que agregam valor na minha vida, psicólogos, enfim.. não gosto de ver a vida dos outros, que logo me comparo e acabo me sentindo inferior.. o que você me aconselha? Muito obrigada.

A melhor resposta 15 JUN 2024

Olá, aconselho a buscar a ajuda de um profissional para ajudá-la neste processo. Ressignificar nossos sentimentos não é fácil e você não precisa passar por isso sozinha. Fico a disposição para ajudá-la neste processo. Abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

347 respostas

15 JUN 2024

Existe um traço de personalidade que é altamente comparativo e quando está na dor, se compara para menos. O melhor a fazer pra vencer o que te impede de seguir é você entender melhor sobre esses seus traços de personalidade desenvolvidos na infância (são 5 e todos temos eles, só que tem uns que predominam e comandam os outros). Entra em contato comigo, vem entender como é teu funcionamento mental , quais tuas outras dores e recursos e como conseguir ser você mesma e ser feliz com isso! Te aguardo. O que não é visto ou não se tem consciência, não é trabalhado, e você fica refém! Pense nisso.
Steffany Alves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

502 respostas

14 JUN 2024

Olá, Lia.

Primeiro gostaria de saudar a coragem pela escrita. Imagino que colocar em palavras tantos sentimentos ambíguos lhe tenha sido de muita força de vontade.

Me parece que o processo terapêutico será importante para que você consiga dar sentido a todas essas questões que tem trazido ao longo de sua vida: tanto pelo fato de sua irmã lhe ser alguém distante, como razões que tenham contribuído para que você construísse essa perspectiva de si sobre a baixa estima.

Independente de qualquer coisa é importante que saibas que não estás sozinha e poderás contar com uma escuta empática, sensível e atenta à sua demanda.

Conte comigo.

Michele Santos Tourinho Viterbo Psicólogo em Salvador

1 resposta

14 JUN 2024

Bom dia, Lia! Obrigado por escrever. Vamos lá! A questão básica é que você, no aspecto da competição, pode modificar sensação, interpretação e ação, de forma a não viver a competição. Pelo relatado, você está competindo, não só com sua irmã, mais com todos aqueles nos quais você deposita qualidade de superiores, para legitimar tua sensação de inferioridade. As pessoas podem nem perceber, nem conceber ou imaginar a competição que você está atribuindo a elas, porque vive internamente, direcionada a elas. A questão das redes sociais, elas realmente mais atrapalham do que ajudam porque as pessoas publicam fantasias, maquiagens, momentos escolhidos e não a vida real.
As pessoas reais, de convivência direta, precisam se tornar comuns para trocas. Aconselho que forme e cultive turmas de colegas e conhecidos que sejam éticos e saudáveis, que pratique esporte coletivo de contato, que participe de grupo e/ou escola de teatro, que faça dança, escola de circo, viagens em grupo, que estude seriamente, que trabalhe com comprometimento, que não fujas das interações reais, direta com as pessoas de bem, com bons hábitos. Evite celular, televisão, notebook e outros formatos de tela, o máximo que puder. Esteja o máximo possível em lugar que veja nuvens, árvores, animais, pessoas.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

9308 respostas

14 JUN 2024

Olá, por que competir com a sua irmã? Cada uma tem o seu valor. Que tal olhar mais para você, para as suas habilidades e qualidades. Quando nos comparamos com alguém a gente pode se sentir inferior, mas cada um tem a sua medida e por isso, às pessoas se completam. Você tem qualidades que a sua irmã não tem e vice-versa.
Já pensou em conversar com a sua irmã e dizer que gostaria que vocês fossem unidas ao invés de competir uma com a outra?

Me coloco à disposição.

Suely Barros Psicólogo em Rio de Janeiro