Sexualidade e relacionamento

Feita por >Oliver · 25 out 2022 Orientação sexual

Olá!

Estou em um relacionamento há uns meses com uma mulher bissexual, mas que ainda não se assumiu para a família. Ela costuma dizer que ainda não se sente preparada, mas eu não a vejo se esforçando o suficiente para se assumir totalmente. Com isso, sinto que a nossa relação acaba sendo excluída. Quero esperar o tempo dela e não forçar nenhuma barra nesse sentido, mas fico com a sensação de que a nossa relação fica excluída, talvez limitada. Além de eu acabar considerando a pessoa um tanto imatura se tratando disso.
Estou deixando essa questão nesse espaço para conseguir novas percepções a respeito e como enxergar melhor essa situação.

A melhor resposta 26 OUT 2022

O que muda para voce a relação que ela tem com voce?
Sendo bi, hetero ou omo... se ela consegue se entregar, e mesmo se ninguém sabe, o que muda?
Acha que vai ter vantagens se ela declara pra familia ou não?

5817 respostas

26 OUT 2022

Olá, Oliver!

Ela sabe como você se sente em relação a isso? Uma relacionamento tem sempre que ser bom pra ambos os envolvidos. É importante que vocês consigam achar acordos que sejam um meio do caminho entre os pontos que vocês divergem. E, claro, se só for possível um acordo unilateral, é importante ter bem claro para você o porquê de estar cedendo, se é algo definitivo ou se há um prazo, se te causa algum prejuízo, quais são seus limites, entre outras coisas.

Acredito que um bom processo terapêutico possa te auxiliar a passar por isso e a se conhecer melhor.

Fernanda Koba , Psicóloga, Terapeuta Cognitivo Comportamental e Especialista em Psicologia Positiva

Fernanda Koba Psicólogo em Rio de Janeiro

7 respostas

26 OUT 2022

Olá Oliver! Obrigado por escrever. A sexualidade de cada um de nós, é um desafio, uma construção para toda a vida. É muito simples dizer que se é heterossexual, homossexual, bissexual, e outras variações. Na prática cada um de nós vai construindo um identidade sexual que é única em cada pessoa. Será que você lida bem com a dita, "bissexualidade" dela? É raro alguém conscientemente afirmar isso. Quando uma pessoa ainda não assumiu algo dela, significa que ela não está pronta para assumir. Quando ainda não foi assumido, não há fato. Esse tipo de posição falada é fácil, difícil é compatibilizar com a cultura, com a sociedade, com plenitude cidadã. Será necessário muito amadurecimento.
Por outro lado, namoro de meses, é tempo de se conhecer melhor. A maior parte dos namoros, por gerar maior conhecimento, terminam.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. As mentiras ainda perduram nos falsos religiosos e políticos com intenções egoístas. É impressionante como falsos religiosos usam a fé dos mais simples, para manipular e levar vantagens. Resgatemos a democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Resgatemos a empatia e a democracia.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador vocacional