Será se devo terminar minha relação?

Feita por >gabriel · 9 jun 2024 Terapia de casal

Depois que eu e meu namorado resolvemos morar juntos, eu passei a pegar pornografia no celular dele, e ele sempre tentava esconder, todavia eu sempre dizia que a pornografia era só uma porta para eventuais traições, já que ele tentava esconder essas coisas que para mim não eram tão grave, ele ficou um tempo sem trabalha enquanto eu me matava no shopping trabalhando em fast food fevereiro desse ano, passava a maior parte da noite trabalhando e chegava em casa meia noite, fiz uma investigação no celular dele, pois sempre tive uma pulga atrás da orelha com relação a ele ficar 10 horas sem falar comigo, descobrir que ele estava em app de pegação gay (e o detalhe que eu não mencionei é que somos homes) peguei conversas e muitas fotos sexuais, conversei com ele e deixei passar, ele prometeu mudar, não sei se vocês psicólogos acreditam em intuição, mas eu segui a lógica dos passos, já sabia o que viria a seguir, porém passar a espionar ele todo dia, estava ficando paranóico e extremamente obcecado em pegar mais uma traição, pois toda vez que eu pegava um emoji de conotação sexual no histórico ele dizia que eu já tava vindo com essa história outra vez, que eu tava ficando doido, que eu tava destruindo ele com minhas desconfianças e acabou que comecei a duvidar de mim mesmo.
Em Maio descobri que ele me traiu fisicamente, disse que foi só uma vez, mas meu interno diz que teve outras, ele implorou uma nova chance eu dei, mas todo dia a gente briga, eu faço insinuações, olho o celular dele, e ele faz a limpa no celular antes de chegar do trabalho, me sinto mal, não acredito mais nele, toda vez que ele diz que não tá fazendo nada eu não acredito, ele tá distante ultimamente, parece que o relacionamento tá acabando, mas eu não sei o que fazer, fora que toda vez parece que ele tá mentindo e eu fico morrendo de vontade de ir até a cozinha e enfiar uma faca no pescoço, isso não tá mais me fazendo bem, todo dia a esperança morre um pouco e não consigo mais acreditar nele, o que eu posso fazer?
Fora que somos tóxicos um com outro, manipuladores e as vezes rola até um glasslight, porém a gente não se separa, sou ciente dessa dependência emocional, mas a cada dia eu eu penso em ser livre dessas desconfianças, e me pergunto se um dia vou confiar nele outra vez, quando para falar a verdade eu nunca confiei.

A melhor resposta 10 JUN 2024

Olá Gabriel!
Sinto muito! Acredito que essa relação esteja te trazendo sofrimento psicológico! Mas acho que você é a pessoa que tem que analisar e compreender o que fazer. Acredito que um profissional de psicologia de auxiliará a buscar as respostas, na Terapia a nossa função é guiar o paciente para uma vida mais estável e adaptada. Dessa forma, eu te diria que você possui muitas questões envolvendo esse relacionamento. Pense se seria o caso de uma Terapia de casal ou se seria uma terapia individual na qual cada um de vocês faria com um profissional diferente. O ideal é você buscar ajuda profissional para identificar e compreender seus padrões de pensamentos e comportamentos e trabalhar estratégias para lidar com tudo isso. Estabeleça as prioridades. Priorize-se! Um profissional sério conseguirá te auxiliar. Faça Terapia!

Lívia Thaísa Oliveira Vitoriano Psicólogo em Rio de Janeiro

9 respostas

10 JUN 2024

Olá Gabriel!

Sinto muito, sei o quanto podem ser perturbadores esses sentimentos e a confusão de querer estar junto e ao mesmo tempo sentir que pode não ser a melhor coisa para vocês.

De qualquer forma, o final do seu relato traz uma consideração importante que você próprio já reconhece, a de que nunca confiou. Junto a isso, há todas essas diversas situações que contribuíram para minar ainda mais a capacidade de confiar na relação.

Só você pode decidir se deve continuar ou não na relação, mas pelo seu relato eu tive a impressão que sua questão maior é como seguir em frente sem ele devido à dependência emocional do que a dificuldade em decidir continuar ou não a relação, não?

Você pode se beneficiar muito da terapia para lidar com essa dependência e se fortalecer emocionalmente. Precisando, estou à disposição para trabalhar nessas questões.

Desejo o melhor pra ti, abraço Gabriel!

Luiza Teixeira Natale Psicólogo em Pelotas

172 respostas

10 JUN 2024

Bom dia, Gabriel! Obrigado por escrever. Certamente vocês precisam terminar a relação. Não há confiança mínima, não há ponderação mínima. O que você acha que acontece com quem enfia uma faca no pescoço do outro? Se vocês se definem como tóxicos e manipuladores, um com o outro, imagine com estranhos?
Cada um de vocês precisa investir no autoconhecimento, na harmonia interna, no amor próprio, antes de procurar novos parceiros.
Para isso, além do trabalho científico com psicólogos (com mente aberta, persistência, disciplina e regularidade, precisam também de turmas de colegas e conhecidos éticos, e com hábitos saudáveis, precisam de esportes coletivos de contato, de estudos sérios e envolvidos, de trabalho sólido, de teatro, arte, cultura. Com isso terão melhor entendimento da natureza humana, da interação com a complexa, diversa, e dinâmica cultura de nossos, tempos. Evitem celulares, internet, televisão e seus assemelhados.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.