Dificuldade após o término de uma relação extraconjugal.

Feita por >Andrey · 14 jun 2024 Abordagem psicológica

Há aproximadamente 1 ano conheci uma garota e acabamos nos envolvendo. Eu sou casado, ela me contou que era casada apenas no terceiro encontro, porém, segundo ela o casamento é meramente protocolar por terem uma filha com autismo, e eu acredito realmente nesse posicionamento dela.

O problema é que com o passar do tempo fomos nos apaixonando e ela me disse por diversas vezes que tudo que teríamos seria exatamente esse tipo de relação, de amantes. Sou infeliz no meu casamento e já tentei por diversas vezes mudar essa situação.

O fato dela não mudar o posicionamento dela quanto ao marido me incomodou pois eu realmente estava/estou muito apaixonado e acabei por terminar a relação e isso aconteceu diversas vezes e com diversas voltas.

Nesse último término acabei falando coisas pesadas e tendo atitudes de ficar com outra mulher com ela vendo, enfim, eu sei que minha decisão é a correta, de terminar com ela, pois não há futuro nessa relação, mas eu estou sofrendo muito com esse término. Não tenho ânimo para nada. Eu sou depressivo e ansioso e passo por tratamento psiquiátrico. Enfim, ontem, como foi dia dos namorados foi um dia muito difícil e entrei em contato com ela, porém ela não aceitou mais um retorno, deixando claro que nossa história havia acabado.

Até aí tudo bem, é melhor que tenha acabado mesmo, mas eu preciso acabar com esse sentimento que está me definhando. Pensamentos suicidas reapareceram e apenas gostaria de ficar em paz. Pelo amor de Deus, me ajude, só ele sabe como eu estou conseguindo trabalhar.

Em tempo, eu sei que eu não presto, que não deveria trair, que isso é errado, mas o que peço é que me ajudem a esquecer essa relação extraconjugal e tentar novamente retomar meu casamento. Por favor, imploro que não me julguem.

A melhor resposta 17 JUN 2024

Ola Andrey, espero que esteja tudo bem com você.

Obrigado por tirar um tempo em seu dia para compartilhar um pouco de sua história conosco. Nós estamos aqui para acolher, e não para julgar. Diante do que foi exposto, é importante refletir sobre qual a sua real contribuição para que a situação chegasse onde chegou. É a partir dessa reflexão que você poderá tomar mais consciência do que aconteceu, e qual foi seu papel nisso tudo, além de usar essa experiência para aprender, e evitar que isso aconteça no futuro novamente. Realmente, começar uma relação com alguém, mesmo que de maneira extraconjugal, apenas para suprir carências, é um início que certamente vai levar a problemas no futuro, e que vai causar desgaste emocional. Um relacionamento deve ser baseado em confiança, autoestima, respeito, honestidade, sinergia e planos em comum. Porque quando a carência vai embora, o que sobre é a realidade, e muitas vezes arrependimento, pois não existia nada de concreto e substancial na relação. Agora, você se encontra nesse momento, de encarar a realidade fruto de suas escolhas, que podem ter sido feitas sem tanta consciência do momento que você estava vivendo. Por isso, em seu caso, é indicado que você possa trabalhar esse conteúdo junto a um profissional de Psicologia. Com esse profissional, você terá oportunidade de superar tudo que está vivendo, e reconstruir seu caminho a partir da melhor elaboração do que foi vivido. Se houver oportunidade, busque esse profissional, e comece a construir sua superação daquilo que você viveu nesses relacionamentos. Para iniciar um relacionamento com alguém, é preciso, primeiramente, estar bem e íntegro consigo próprio.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Neto Psicólogo em Natal

987 respostas

15 JUN 2024

Bom dia, Andrey! Grato por escrever. Quando você diz: "Pelo amor de DEus,..." esperamos que sua convicção tenha a profundidade respeitosa que Deus requer. De outro lado, quando você diz "...eu sei que eu não presto,..." implica que você precisa escolher ou prestar para lidar com a construção de futuro mais digno, do ponto de vista dos valores culturais atuais, caso contrário não poderá evidenciar mentira para si mesmo. Depressivo e ansioso é questão que precisa ser melhor avaliada. Geralmente depressivos com nível inadequado de ansiedade não vivenciam esse tipo de história que você relatou.
Abraços!

9336 respostas

15 JUN 2024

Olá , você pode fazer tudo que quiser, porém nos lidamos com as consequências nesse caso específico o ideal seria você fazer uma análise para identificar os possíveis gatilhos emocionais isso é mais seguro de si conhecendo você mesmo desenvolvendo ferramentas para lidar com adversidades .

Roselita Menezes Vicente Pinheiro Psicólogo em Rio das Ostras

69 respostas

15 JUN 2024

Olá, te aconselho a começar a terapia o mais rápido possível porque antes de mis nada você precisa se perdoar tendo em vista a culpa que carrega quando diz que não presta. Após isso, você vai conseguir dar início há um processo de análise e resignificação desse sentimento que sentiu pela outra mulher. Logo vai conseguir uma liberdade desse sentimento e um entendimento se quer ou não continuar esse casamento. Vamos juntos começar essa jornada.

Gleicy Portes Psicólogo em Curitiba

14 respostas

15 JUN 2024

Você precisa urgentemente de buscar ajuda, aquilo que tira a sua qualidade de vida, e trás sofrimento e pensamentos disfuncionais tem que ser tratado, busque ajuda o mais rápido que vc puder. A vida tem que ser leve, por mais que ocorra algumas falhas ainda existe possibilidade de viver e conseguir se encontrar principalmente a com a sua identidade .

Edjane Santos Psicólogo em Maceió

1 resposta