Dificuldade em se relacionar após traumas de relacionamento passado.

Feita por >Guilherme · 3 jul 2024 Abordagem psicológica

Olá!
Vivi um relacionamento conturbado por 7 anos e meio, o término foi horrível e traumatizante. Fiz acompanhamento psicológico e psiquiátrico para conseguir superar.
Depois do término eu tive dificuldade de me relacionar com outras pessoas, sequer conseguia manter uma conversa. Quando imaginava que poderia virar um relacionamento, eu me distanciava da pessoa excluindo toda e qualquer possibilidade de criar algo.
Com o passar dos meses eu consegui voltar a me relacionar, porém não consegui manter o sentimento por muito tempo.
Agora, um ano após meu término traumático, estou em outro relacionamento que dura um pouco mais de um mês. Estou exatamente com o mesmo sentindo de que não estou pronto para encarar isso. Não sei o que é a realidade e o que é minha mente me sabotando.
Recentemente tive uma “dr” com meu namorado por eu estar me distanciando dele mal falando durante o dia. Eu sequer noto que estou deixando ele sem respostas. Não sei o que fazer.

A melhor resposta 4 JUL 2024

Olá Guilherme!

Parece haver muitas dores e sofrimentos ainda não processados da sua relação anterior. Pelo que entendi, você não está mais em acompanhamento psicológico. Sugiro que considere retomar um processo psicoterapêutico para tratar essas questões e desenvolver mecanismos de enfrentamento saudáveis.

Considere também se abrir com seu namorado, o diálogo é um grande aliado para uma relação madura e saudável. Assim, vocês podem encontrar juntos um caminho para lidar com esses desafios.

Fico à disposição para auxiliar você nesse caminho.

Abraço Guilherme!

Luiza Teixeira Natale Psicólogo em Pelotas

177 respostas

4 JUL 2024

Guilherme
Voce precisa fazer Psicoterapia para se curar de traumas.
Você fez acompanhamento, mas não se curou. A causa não foi aquele relacionamento conturbado... este foi causado por traumas acontecidos na tua infância e enquanto não forem resolvidos, não vai conseguir se relacionar de forma madura e com domínio emocional. E cada experiência aumenta o conflito porque junto vem a frustração, baixa autoestima e descrédito de si mesmo.
Faça Psicoterapia

Abraços

6353 respostas

4 JUL 2024

Bom dia Guilherme. Eu já entendi o que aconteceu. Apesar do seu acompanhamento psicológico para superar o antigo termino, você não tratou psicologicamente as causas no seu inconsciente e não fez uma terapia para ressignificar traumas. Por isso, as consequências psicológicas do trauma continuam e causa auto sabotagem na sua vida e relacionamentos, o que você já esta vivenciando. Sugiro fazer uma terapia na especialidade de traumas emocionais. A psicanalise/psicologia junguiana trabalha essa parte a fundo. Cordialmente, a disposição,
Lisiane Hadlich Machado
Psicóloga & Psicanalista

Lisiane Hadlich Machado Psicólogo em Santa Maria

256 respostas

4 JUL 2024

Bom dia, Guilherme! Obrigado por escrever. Pelo conteúdo descrito, tanto no que se refere a desdobramentos, quanto no que refere a duração, seu trabalho com psicólogo foi interrompido antes da hora. Não temos tua idade, tua história, mais há indicativos de imaturidade.
Em termos gerais, as pessoas, até mais ou menos os vinte e sete anos, desde que vivam evoluções normais, devem priorizar mais turmas de colegas que sejam éticos e saudáveis, esportes coletivos de contato, artes, cultura, estudos comprometidos, trabalho responsável, do que namoro.
Os namoros devem ser secundários, muito mais para amadurecer, conhecer mais de perto, entender melhor a complexa natureza humana.
O que implica trauma para um, para o outro não tem a mesma dimensão. Quais são as causas dessa diferença?
Vamos amadurecer?
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

9314 respostas

4 JUL 2024

Olá, para uma orientação mais acertiva seria importante entender o trauma que aconteceu, pois assim seria possível compreender o que levou a esses comportamentos. Primeiramente, você está realmente aberto a essa nova relação? Se sim, saiba que se afastar é uma defesa, o que é normal diante do que relatou. Caso deseje seguir em frente é possível usar técnicas compensatórias para ir ajustando o relacionamento como por exemplo: indentificar os problemas, nesse caso você já sabe que “ está se distanciando sem perceber” e dessa forma fica mais fácil evitar e trabalhar isso no dia a dia. O diálogo sempre será o maior aliado, seja sincero com o seu parceiro em relação ao seu passado, aos seus acompanhamentos, ao que vem enfrentando e todo seu processo. Será uma caminhada de muita parceria e com paciência, se houver amor, confiança, lealdade, reciprocidade podem superar juntos! Conversem sempre, mas também tenha em mente que não depende de você a resposta do outro e não será sua culpa caso ele não esteja apto para compreender. Fique a vontade para contar comigo caso seja necessário. Felicidades!

Sabrina Rattes Psicólogo em Manaus