Sera que cheguei no limite das minhas capacidades mentais?

Feita por >Cunha · 24 jul 2023 Abordagem psicológica

Tive um relacionamento que durou 3 anos e pouco! Um filho que perdeu a vida com 1 ano e 11 meses! So que no meio de tudo isso eu contrai dividas. As quais nao faço nem ideia de como pagar até hoje. E, chegou uma fase que eu tive que tirar uma Tv sem o concentimento do meu parceio. Para quitar so uma pequena parte da divida! E esse foi o motivo da minha separacao e da minha maior vergonha! Nao superei ainda a separaçao! Vivo inventando historia para as pessoas de que eu tou num relacionamento e por vezes me arrumo e saio sem destino por ai só pelo prazer de que ele ou alguem proximo me veja e comente o quao eu estou bela! Tudo isso para criar a ilusao de que estou bem, só que isso é o de menos, a todo instante eu crio imagens, eu imagino com alguem,e esse alguem é uma personagem que eu criei para mim de um parceiro tudo parece tao real, eu me imagino com filhos, imagino momentos intimos e ate brigas, e isso ocupa 80% dos meus pensamentos. Passo horas sem dormir so a pensar nisso. Me doi o peito so de imaginar que o meu ex tem alguem! Hoje foi alem da imaginacao, eu vi ele acompanhado e isso foi o que me fez chegar aqui e pedir a vossa ajuda.

A melhor resposta 27 JUL 2023

Olá Cunha! Obrigado por escrever. A realidade, muitas vezes é dolorida, mas somente a partir dela, poderemos aprimorar a ela mesma. É preciso encarar a realidade de frente. Certamente os limites das capacidades mentais são infinitos. Você somente precisa organizar as coisas, estruturar estratégias e caminhos. Em teu passado há aprendizados, há memórias, sonhos. Quais teriam sido os fundamentos para a contração de dívidas no passado. Provavelmente forças emocionais que estavam distorcendo as possibilidades.
Estaremos aqui para te ajudar a olhar para dentro de si, ver as riquezas internas, as possibilidades e as potencialidades.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

Ary Donizete Machado – Psicólogo clínico e orientador ocupacional.