O que fazer para ser livre mentalmente?

Feita por >DCB · 12 jul 2023 Abordagem psicológica

Olá, me chamo Davi, tenho 21 anos. Nos últimos quatro ou cinco anos minha vida sinto que estou preso na minha mente como se eu estivesse entrado num labirinto e estado lá perdido a tanto tempo. Isso me vem afetando de tantas formas, seja na vida social, acadêmica, profissional e por aí vai. Não consigo me expressar ou conversar naturalmente com as pessoas, meus pensamentos parecem que ficam numa neblina muito densa tornando difícil pensar, raciocinar, buscar soluções ou enxergar as coisas de maneira mais ampla, e preciso fazer muito esforço para conseguir realizar tudo que foi dito, consigo me lembrar de tempos que não me sentia dessa forma ou até mesmo de momentos raros que conseguir fugir da minha ''cela''. Sinto que todas as respostas aos estímulos da vida ocorre de forma automática como se não fosse eu que gerasse. Cheguei a pensar que fosse por falta de foco ou atenção, porém não é isso, sempre me vigiei quanta a essas coisas e a ter disciplina, talvez tudo que aconteceu até esse momento no fastidioso caminho da vida tenha alcançado o limite do peso que posso carregar, ou coisas mal resolvidas, ou simplesmente problemas que ficaram para trás nesse caminho, uma suposição, mas realmente não sei, só sei que quero sair dessa prisão que estou na minha própria cabeça. Estou cansado de está dessa forma, estar limitado, quero ser apenas eu de verdade e estar livre.

A melhor resposta 14 JUL 2023

Olá, Davi. Sinto muito ouvir que você está passando por um momento difícil.
Entendo que você esteja se sentindo preso em sua própria mente, afetando diversos aspectos da sua vida. Essa sensação de neblina mental, falta de clareza e desconexão pode ser muito angustiante.

Como psicóloga, gostaria de enfatizar a importância de buscar ajuda profissional para lidar com essa situação. Um psicólogo pode trabalhar junto com você para compreender as causas por trás desse estado, oferecer suporte emocional e auxiliá-lo na busca de estratégias e soluções para lidar com seus desafios.

É possível que esses sintomas estejam relacionados a questões emocionais não resolvidas, estresse acumulado ou outros fatores psicológicos. Um psicólogo pode ajudá-lo a explorar essas questões de maneira segura e colaborativa, fornecendo uma perspectiva neutra e apoio profissional ao longo do processo terapêutico.

Desejo a você tudo de melhor em sua jornada de busca pela liberdade e autenticidade. Lembre-se de que você não está sozinho, e que há profissionais prontos para ajudá-lo nesse processo.

Um abraço.

Gabriella de Oliveira Psicólogo em São Paulo

18 respostas

13 JUL 2023

Davi
Muito importante esta tua pergunda: Como ser llivre mentalmente!
Precisa considerar duas coisas: O que é a vida e o que é o sistema
Voce é Vida e está num meio, num sistema.
Enquanto a vida te dá a liberdade, a possibilidade de sempre fazer novas escolhas e decisões, o meio, o sistema te dá o limite, o impedimento, a dúvida, o medo, a proibição, o certo e o errado, o bonito e o feio, o pode e não pode.
Voce é dono da sua vida e voce vai escolher a quer ser fie: a si mesmo ou ao sistema?
Precisa apenas resgatar a tua Inteligência, a mesma que voce foi forçado a trocar pela intelectualidade, pelo que aprendeu, pela doutrinação do sistema.
O cérebro é uma máquina, a mente racional é um programa que começamos a desenvolver desde o primeiro dia da nossa gestação.
Agora, como adultos, podemos deletar o que não nos serve mais e reprogramar diferente, de forma mais vantajosa.
Faça Psicoterapia, pois enquanto se esforça para compreender e viver a vida permanecendo baseado onde foi alienado só terá processo de autodestruição e perda progressiva.
Abraços

5826 respostas

13 JUL 2023

Boa tarde Davi, tudo bem?

Ao longo da vivência de algumas experiências em nossa vida, naturalmente, vamos desenvolvendo algumas habilidades comportamentais. Tais habilidades são necessárias para a manutenção de nossa sobrevivência, bem como de nossa saúde física, mental e nossos relacionamentos. Gostaria de citar aqui duas dessas habilidades: comunicação e resolução de problemas. A primeira, refere-se a nossa habilidade de comunicar nossos pensamentos e emoções, para si mesmo e para outras pessoas. E a segunda, refere-se a habilidade de encontrar opções viáveis, diante de alguns conflitos que enfrentamos na vida. Em acompanhamento terapêutico com um psicólogo, é possível desenvolver-se essas habilidades, para que desta forma, sinta-se mais tranquilo com seus pensamentos e bem resolvido com conflitos do passado/presente.

Um abraço!

Fernanda Ribero Ramos Psicólogo em Curitiba

19 respostas

13 JUL 2023

Olá Davi! Que bom que você escreveu. Você apresenta promissor potencial e sensibilidade para avançar muito na vida. Certamente você está muito rigoroso e exigente consigo mesmo. Para ser livre é preciso se prender aos princípios mais básicos que acompanham a humanidade por milhões de anos. Simplicidade, naturalidade, nutrição adequada, sono adequado, água em quantia adequada, movimento e exercício físico regular, metas e objetivos éticos, significativos, válidos para você e para as pessoas de tua cultura, predominância de locais abertos em companhia de pessoas, bichos, plantas, céus, flores, nuvens. Muitas vezes as pessoas se sentem forçadas a colocar pequenos momentos culturais, violentando drasticamente a natureza. A gente precisa dormir com conforto e repouso, precisa concentrar em uma coisa de cada vez, precisa se melhorar, mas não podemos querer ser o melhor. Aos poucos é possível, com calma realismo, sensatez, estratégia, técnica, bom senso, ir longe.
Conte com a orientação e apoio de um de nós.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.