Será que tenho retardo mental?

Feita por >M. Santos · 26 ago 2013 Dificuldades de aprendizagem

Bem, faz um tempo que venho percebendo meu problema de não conseguir absorver informações. Na aula, por exemplo, estou super atenta às informações, detalhes e mesmo assim não consigo absorver o conteúdo - acho que nem 10% da aula. É como se eu não tivesse assistindo à aula, não sei bem como explicar, mas é basicamente isso.

A partir daí, comecei a pesquisar sobre retardo mental e me deparei com a notícia de que não existe cura para este problema e que pode ter sido causado por doenças pós-parto . Uma dessas doenças seria a meningite, a qual eu tive quando criança. Na época, tive até que raspar a cabeça na frente por causa da injeção. Como meu corpo não tinha mais veia disponível para tal ato, a injeção teve que ser aplicada na cabeça.

O que fazer?

A melhor resposta 27 AGO 2013

Boa tarde, M.Santos!

As complicações neurológicas advindas de doenças podem ser verificadas por médicos através de exames. Mas muitas vezes as dificuldades de concentração e absorção de conteúdo se devem a problemas de ansiedade, por muitos motivos possíveis. Às vezes a pessoa deseja tanto aprender e tem medo de não conseguir e entra em ansiedade. Às vezes ela foi motivada inadequadamente, às vezes os professores não têm a habilidade necessária para tornar o conteúdo aplicável, às vezes a pessoa tem muita motivação ou motivações concorrentes, etc.

O importante é que antes de se considerar tendo este ou aquele problema, você procure um profissional que avalie a sua situação e queixas, e identifique o que é possível fazer para superá-las. Quando as dificuldades são psicológicas ou emocionais, elas são totalmente superáveis, dentro das condições dadas.

E mesmo que haja comprometimentos neurológicos é preciso verificar a situação. Também existem muitas alternativas para que as pessoas avancem em seu aprendizado e conquistas.

Ana Claudia de Souza - Consultório Relações - Psicologia e Psicoterapia

Relações Psicologia e Psicoterapia Psicólogo em Florianópolis

31 respostas

29 MAR 2017

Não da para afirmar que a meningite comprometeu sua cognição. Nesse ponto duas coisas são importantes. A primeira é realizar uma avaliação com um neurologista, para saber se existe alguma sequela. A segunda é buscar um psicólogo especialista em avaliação psicológica (ou um neuropsicólogo), que vai poder realizar testes com você para verificar quais áreas da sua cognição estão afetadas e como. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

3 SET 2013

Olá!
Problemas de atenção e memória podem ter diferentes causas, se quiser saber se estes sintomas têm relação com a meningite o melhor é consultar um neurologista. Também recomendo uma bateria de testes neurológicos que podem ser aplicados por um psicólogo que faça avaliação. Depois do diagnóstico é que se resolveria qual o tratamento mais adequado para começar.
Procurar diagnósticos em internet pode dar confusão já que alguns sintomas são encontrados em diferentes dificuldades, o melhor é consultar diretamente os especialistas.

Susana Rodriguez Iglesias Psicólogo em Balneário Camboriú

39 respostas

2 SET 2013

Questões de ordem psicológica também podem ter reflexo no desempenho acadêmico. Elas podem dar origem aos chamados "bloqueios", que podem influenciar na aprendizagem ou expressão comunicativa. Conversar com um psicólogo sobre as suas dúvidas pode ajudá-la a compreender se a sua dificuldade é de ordem psicológica ou não.

Consultório De Psicologia E Psicanálise Glenda Almeida Pratti Psicólogo em Vitória

4 respostas

29 AGO 2013

Dificuldade de concentração pode ter vários fatores determinantes, um deles o stress. Procure um terapeuta para que você seja melhor direcionada e orientada, além do que ele poderá dirimir suas dúvidas!

29 AGO 2013

Provavelmente não, ao que parece você tem apenas um problema situacional, que é bastante corriqueiro e comum em situações de stress e cansaço mental.
Sugiro a você procurar um psicólogo para ser orientada e direcionada da melhor forma possível, e que suas dúvidas sejam dirimidas.

Dínerson Fiuza Psicólogo em São Paulo

272 respostas

28 AGO 2013

Olá M. Santos!

Pelo seu nível de descrição do problema, não creio que seja esse o problema, talvez dificuldades em focar sua atenção.
Para auxiliar você a enfrentar suas dificuldades aconselho uma ajuda profissional, um psicólogo num processo de psicoterapia poderá ser a melhor opção.

Att. Rosanna - Allfamilypsico

Anônimo-157845 Psicólogo em Santos

36 respostas

28 AGO 2013

Caro M. Santos

Dificuldades envolvendo aprendizagem ou concentração podem ter vários fatores de explicação, desde alimentação e sono até condições mais graves, como déficit de atenção e ansiedade generalizada. Não é possível uma definição concreta sobre qual possa ser o motivo do seu quadro sem um exame mais apurado, mas casos de retardo mental em geral são reconhecidos ainda na infância, por envolverem dificuldades no desenvolvimento cognitivo bastante claras e, não raro, debilitantes.

Não me parece ser o seu caso. Em todo caso, recomendo uma avaliação com neurologista e, posteriormente, um acompanhamento psicológico para melhor avaliar suas dificuldades.

Melhoras!

Rodrigo Bastos Mello Psicólogo em Salvador

23 respostas

28 AGO 2013

Bom dia M, você deve procurar um(a) psicólogo(a) a fim de ter um diagnóstico preciso, que possibilite o tratamento adequado. É impossível você descobrir o que tem sozinha e essa tentativa de fazê-lo pode causar-lhe muita ansiedade e sofrimento desnecessário, além de retardar o diagnóstico e o início do tratamento.

A causa pode ser mais simples do que você imagina. Até estresse crônico pode causar dificuldades de aprendizagem. Busque apoio profissional.

Abraços, Cybele Cypriano.

ViaPsi Psicólogo em Salvador

4 respostas

27 AGO 2013

Boa tarde.

Tudo bem? Antes de se alarmar, sugiro que procure um neurologista e um psicólogo para que seja feita uma avaliação integrada. Procure um psicólogo que faça avaliação neuropsicóloga, pois ele irá avaliar vários domínios cognitivos e assim poderá identificar o que há de errado para que você não consiga apreender informações que lhe são fornecidas.

Fique tranquila que, possivelmente, pode haver outras questões envolvidas que nada tem a ver com retardo mental.

Tatiana Gonçalves Psicólogo em Salvador