Separação e consequência futuras.

Feita por >Wando · 3 set 2024 Separação

Olá bom dia, sou Wan sou casado ha 17 anos.
Achei que eu tinha um ótimo casamento. Mais de uns anos para cá minha esposa começou a mudar, temos dois filhos e ela passou por um episódio de ansiedade e depressão. Depois do segundo filho ela voltou a trabalhar e aí começou as mudanças ela começou a conhecer amigas e gente. Pois me sugeriu um relacionamento aberto do qual eu não quiz mais já comecei a desconfiar ela falava que queria curti comigo! Brigamos e foi aí nossa primeira separação de ideias, depois de uns 2 dias conversamos e ela falou que era besteira e queria ficar comigo, voltamos! Depois ela começou a ter atitudes como fumar, sair do trabalho e comer um churrasco com as amigas e bebe, chegava em casa um pouco mais tarde!!
Eu me sentia humilhado pois eu ficava em casa com os filhos e então eu saí de casa! Fiquei uns 4 dias no interior na casa da minha mãe. Depois desses 4 dias fora conversamos denovo e ela me pediu desculpas e falou que eu era importante para ela! Mais não demorou muito e ela continuou com sua atitudes e eu acabei vendo umas conversas dela com uma amiga da qual estava separada do marido! No qual a amiga falava que viu um Uber bonito e minha esposa falou que se fosse ela pegaria telefone que não deixaria passar não e daí em diante perdi a confiança nela! Estávamos brigados mais ainda na msm casa, mais começaram o desrespeito pois no tempo que eu fui para o interior ela conheceu um motorista e no dia do aniversário do meu filho ela começou a conversar com ele e. Em fez questão de esconder que estava conversando com alguém. Eu não aguentei vê aqui e fui. Embora aluguei uma casa e sai, ela não fez nem questão de nada ao contrário parecia fria e sem emoção. Ficamos 1 mês mais ou menos separados. Eu seguindo minha vida de boa sem nem procurar ela, mais aí ela começou a me mandar mensagens falando que meus filhos sentem minha falta, que o bebê acorda me chamando e por aí vai, pedia para eu ir tomar café com eles no final de semana resumindo voltamos.... Mais eu não tinha conversado pois achei que ela em 1 mês não teria feito muita coisa mais eu estava erra depois que voltamos que já estamos juntos a 8 meses começou a aparecer coisas que me deixou triste, ela ficou e fez sexo com um professor do qual tinha contato e dizia seu amigo, eu fiquei muito mau pois nois homem ficamos pensando se o cara foi melhor e fico muito mau quando penso nisso! E como foi chegar a esse ponto uma pessoa que sempre admiere simplesmente ficou com outro deu para o cara em menos de um mês de conversar. Mais ela falou que se ela voltou comigo era pq somos diferentes......mais não parou por ai ela tbm saiu e fez sexo com uma amiga do mesmo sexo falou que era para experimentar e não gostou o engraçado é que nesse caso eu não liguei muito pois como eu disse nois homem temos rivalidade.
Mais não parou aí, estamos bem e quando menos espero aparece outra coisa ela conheceu um suposto gringo na internet, ela falou que começou a conversar e ela mandou fotos e vídeos bem pesados a esse cara, agora está sendo chantageada. Eu não acreditei no que vi nem conhecia o cara e mandou aquilo, agora eu não a vejo como um boa mulher, estou com ela mais não me sinto feliz pois me decepcionei muito. Agora não sei o que eu faço continuou eu deixou e dou a oportunidade para mim conhecer uma pessoa melhor, pois embora eu gostei dela mais vejo ela como uma mulher da vida.

A melhor resposta 4 SET 2024

Bom dia vando. No seu relato percebo muita confusão emocional, conflitos, falta de um diálogo assertivo. Te sugiro buscar terapia, individual e/ou de casal para encontrarem apoio profissional e terem clareza do que vocês sentem e querem. Cordialmente,
Lisiane Hadlich Machado
Psicóloga, psicanalista, terapeuta de casal

Lisiane Hadlich Machado Psicólogo em Santa Maria

211 respostas

13 SET 2024

Wan, sinto muito por tudo o que você está passando. É compreensível que você esteja se sentindo perdido e decepcionado com a situação atual. Lidar com traição e mudanças em um relacionamento é extremamente desafiador, especialmente quando há tantos aspectos envolvidos.
É importante reconhecer como as dinâmicas familiares e relacionais influenciam o que está acontecendo agora. Reflita sobre como a mudança na dinâmica do relacionamento e as ações de ambos estão afetando não apenas vocês dois, mas também seus filhos e o ambiente familiar como um todo. Muitas vezes, o comportamento de um membro da família pode estar relacionado a padrões e dinâmicas mais amplas.
O que você está sentindo é completamente válido. A raiva, a dor e a confusão são respostas naturais. Considerar uma conversa aberta e honesta com sua esposa sobre como vocês se sentem e como podem, juntos, tentar compreender e resolver as questões pode ser um passo importante.
Um terapeuta pode ajudar a explorar esses padrões e emoções de forma mais profunda. A terapia de casal pode oferecer um espaço seguro para discutir essas questões, compreender os comportamentos e trabalhar juntos para melhorar a comunicação e a confiança.
Cuide de si mesmo durante esse período difícil. Encontrar formas de se apoiar emocionalmente e mentalmente é essencial. Pode ser útil buscar apoio através de amigos, familiares ou um terapeuta individual. Pense sobre o que você deseja para seu futuro e para a sua família. Às vezes, reconhecer e aceitar a necessidade de mudança pode ser um passo crucial. Se vocês dois estão dispostos a trabalhar na relação, isso pode levar a um novo entendimento e crescimento. Se não, reconhecer isso também pode ajudar a tomar decisões sobre como seguir em frente de uma maneira que respeite ambos.
Mudanças significativas nas relações podem ser um momento de crescimento. Às vezes, lidar com o que está acontecendo agora pode levar a uma compreensão mais profunda e a novas formas de conectar-se.

O caminho a seguir não é fácil, e não há uma solução única. O mais importante é encontrar uma abordagem que ajude você a se sentir mais em paz e a tomar decisões que considerem o bem-estar de todos os envolvidos. Se precisar de apoio adicional, lembre-se de que buscar ajuda profissional pode fazer uma grande diferença. Você merece encontrar uma solução que traga alívio e satisfação para sua vida.
Encontro-me a disposição.

Viviane Azevedo Figueiredo Psicólogo em Montes Claros

12 respostas

8 SET 2024

Olá Wando, tudo bem?
É compreensível que você esteja se sentindo perdido e decepcionado com tantas mudanças em sua relação. Mas precisamos levar alguns pontos em consideração. Antes de tomar qualquer decisão, é importante refletir sobre como você realmente se sente em relação ao relacionamento e o que você precisa para se sentir bem. As pessoas mudam com o tempo e os relacionamentos também, por isso é importante uma comunicação honesta e aberta. Pode ser útil ter uma conversa franca com sua esposa sobre seus sentimentos e preocupações. Pode ser extremamente útil buscar o apoio de um terapeuta para que você possa trabalhar suas questões. Dar-se o tempo necessário para refletir e buscar apoio pode ser fundamental para encontrar uma solução que traga paz e felicidade para você.
Se precisar estou à disposição.
Marília - psicóloga de abordagem psicanalítica.

Marília Figueiró Bueno de Oliveira Psicólogo em Ribeirão Preto

168 respostas

6 SET 2024

Olá, Wando.
Os relacionamentos realmente mudam ao longo do tempo, mas cabe a você a escolha de se essa relação continua valendo a pena para você. Algumas mudanças, conseguimos nos adaptar e adaptar o relacionamento, mas outras se tornam difíceis demais e começam a tornar o dia a dia com a parceira mais difíceis, mais angustiados, mais ansioso e menos alegres. Com certeza é importante destacar que momentos nos quais os dois cônjuges não estão de acordo acontecem em qualquer relacionamento, mas cabe pensar qual é a profundidade desse desencontro de ideias de vocês, se é algo que te afeta em seu bem-estar, em seus valores, na vida que você quer levar, ou se na verdade é algo com o qual consegue conviver. Viver um relacionamento esperando que a outra pessoa mude, pode ser complicado.. pelo que vocês vêm vivenciando, é importante pensar se você acredita nessa capacidade e, principalmente, na vontade dela de mudar por você.

Espero ter ajudado ou ter trazido alguma luz e conforto para você!

Cecília Xavier Psicólogo em Belo Horizonte

4 respostas

4 SET 2024

Olá Wando,

Pela maneira como escreveu vc parece estar se direcionando para uma separação. A situação com a esposa é bastante delicada são vários eventos que te magoaram e fizeram vc perder a confiança. Penso que vc não devia a ver como uma "mulher da vida" mas como uma pessoa que está apresentando comportamentos imaturos em relação a própria sexualidade, por isso, tem se metido em confusões. Provavelmente ela não deve estar se sentindo completamente satisfeita com a vida que está levando.
Acredito que faltou mais dialogo entre vcs, o que não justifica ela ter te magoado e quebrado com a sua confiança. Faça as coisas com calma, mantenha o respeito por vcs e pelos filhos. Procure por terapia se for preciso. Inclusive até terapia de casal, caso haja essa disponibilidade emocional entre vcs.

Respeitosamente,
Estou disponível para acompanhamento psicoterapêutico, caso precise!

Angela Dias Campanha Psicólogo em São José do Rio Pardo

48 respostas

4 SET 2024

Wan, sinto muito que você esteja passando por essa situação difícil. É claro que você tem sido profundamente afetado pelas ações da sua esposa, e é compreensível que você esteja se sentindo confuso e magoado.

Parece que sua esposa passou por várias mudanças que impactaram o relacionamento de vocês de maneira significativa. Em situações como essa, é importante refletir sobre o que você realmente deseja e o que é necessário para a sua própria felicidade e bem-estar. Talvez seja útil buscar apoio profissional, como um psicólogo de casais ou individual, para ajudar a processar esses sentimentos e a tomar uma decisão que seja melhor para você e seus filhos.

Você mencionou que, apesar de ainda gostar dela, as ações dela mudaram a forma como você a vê, o que está afetando a sua felicidade no relacionamento. Talvez seja importante considerar se essa relação ainda pode ser restaurada e, caso sim, o que ambos estariam dispostos a fazer para reconstruir a confiança e o respeito. Se decidir que o relacionamento não pode ser salvo, pode ser hora de pensar em seguir em frente para buscar sua própria felicidade.

O que importa é que você tome a decisão que seja melhor para você e seus filhos, com base no que você sente e no que você acha que é o certo para o seu futuro.
Abraços Psicóloga Hovena cunha

Hovena Cunha Psicólogo em Marília

2 respostas

4 SET 2024

Wando,
Noto pela sua mensagem que existe muita magoa, tristeza e possivelmente ate raiva na tua fala
Os relacionamentos mudam ao longo do tempo, porque cada um de nos também muda ao longo da vida. O que noto, por sua mensagem eh que vocês passaram por transformações em sentidos diferentes. Seria muito importante que você entenda tudo o que estes acontecimentos geram em você. Conversar com um profissional capacitado, te ajudaria muito
Conte comigo
Daniela

Daniela Garcia Glezer Psicólogo em São Paulo

9 respostas

4 SET 2024

Wando, sinto muito por tudo que você está passando. As dificuldades em um relacionamento de longo prazo podem ser muito desafiadoras, especialmente quando há uma quebra de confiança e muitos sentimentos envolvidos. O que você descreve parece ser um ciclo de tentativas de reconciliação, seguido de mais dor e decepção, o que pode estar desgastando emocionalmente não só você, mas toda a família.

É importante que você reflita sobre o que realmente deseja para sua vida e seu relacionamento. Manter um relacionamento saudável exige confiança mútua, respeito e, sobretudo, honestidade. O que você e sua esposa estão enfrentando parece ser uma mistura de mágoas, frustrações e questões não resolvidas, além de comportamentos que estão gerando mais dor e desconfiança.

Pode ser útil conversar com ela de forma aberta sobre seus sentimentos, mas também sobre o impacto que tudo isso está tendo sobre você, seus filhos e o futuro da relação. Um espaço seguro, como a terapia de casal, pode ajudar a guiar essa conversa, oferecendo a oportunidade para ambos expressarem seus sentimentos e necessidades.

Também é essencial que você se cuide emocionalmente e pense no que é melhor para você e seus filhos. Se continuar na relação está te causando mais dor e sofrimento, talvez seja o momento de considerar se essa é realmente a melhor escolha para você. Entender seus próprios limites e o que você precisa para ser feliz é fundamental. Independente do caminho que você escolher, o mais importante é que você possa encontrar paz e clareza para seguir adiante, seja reconstruindo esse relacionamento ou buscando um novo começo.

Natasha Gouveia Studzinski Psicólogo em Cascavel

4 respostas

4 SET 2024

Wando,
Se voces estão junto é porque ela quer estar com você, mas voce não acorda... voce está adormecido e não percebe as súplicas dela.
Ela estava infeliz e demonstrou pela ansiedade e depressão... mas voce não deu bola.
A ansiedade e depressão dela tinha a ver com a infelicidade dela... lá, faltou diálogo, compreensão de ambos, mas como você deixou rolar, ela começou a mudar o seu comportamento...
A finalidade de cada um é se realizar, tanto você como ela.
A finalidade do casamento é continuar o desenvolvimento de cada um, agora com a ajuda do parceiro, da parceira.
Voces não fizeram isso, ela buscou a solução da forma dela e a cada investida dela, novamente você não entendeu nada e em vez de compreender e ajudar ela, você a condenou, a julgou...
Foram várias tentativas e você queria que ela se adequasse a ti, às tuas exigências o que não a realizava...
Não ela não é uma "mulher da vida"... ela é uma mulher com Vida e por isso ela está lutando para ser vida. Você também é vida, mas está dormindo, está levando a vida dominado pelo sistema...
Tem saída para voces sim.... façam psicoterapia para compreender toda esta história e se harmonizar.

6349 respostas

4 SET 2024

Olá Wando, bom dia! Parece que sua confiança foi muito abalada, e isso é difícil de superar. Você precisa pensar no que é melhor para sua felicidade e bem-estar, além do impacto sobre seus filhos. Talvez seja útil conversar com um psicólogo para entender melhor seus sentimentos e tomar uma decisão sobre o futuro do relacionamento. Lembre-se de que você merece respeito e um relacionamento saudável.

Att,
Vitória

Vitória Martins Suliano Psicólogo em São Paulo

23 respostas

4 SET 2024

Bom dia, Wan! Obrigado por escrever. ´Será preciso precaução, amadurecimento. Embora você tenha colocado vários aspectos históricos, será prudente completar com mais informações, com mais entendimento da realidade familiar de vocês, da real disposição de cada um para modificar as coisas. Essa precação é solicitada especialmente por dois fatores: você relata que esse não é o comportamento habitual dela; começou faz dois anos, após um nascimento de filho; segundo, vocês tem crianças e precisam ponderar formas sábias para lidar com as coisas, ponderando o melhor desenvolvimento possível dos filhos, em conexão com a falta que poderão sentir deles.
Também é claro; precisa-se cuidar muito para não perder de vista que são pai e mãe juntos, que os filhos são de ambos, amam a ambos, precisam de ambos, com a sabedoria e o entendimento.
Estarei a disposição para aprofundar ponderações.
Atenciosamente,

9308 respostas

4 SET 2024

Olá! Relacionamento requer muita maturidade e responsabilidade afetiva. O casal precisa estar de acordo com o que é ou não é permitido dentro da relação. Casamento precisa ser um lugar onde se encontre união, parceria, crescimento, saúde e bem estar, quando uma parte ou as duas estão adoecendo ou sofrendo é preciso rever esta união. A terapia poderá te auxiliar neste momento, busque por uma orientação de um profissional que trabalha com relacionamentos, sua vida é preciosa, cuide dela! Abraço

Pollyane Lattmann Psicólogo em Balneário Camboriú