Como saber se é hora de me separar?

Feita por >EDI · 7 jan 2016 Separação

Olá, sou casada há 10 anos e meu casamento nunca foi um "mar de rosas", neste período houve muitas discussões, brigas e até algumas separações de quarto. Acontece que nos últimos meses não conseguimos nem dialogar, admito que sou explosiva e intolerante, mas ele tem comportamentos que me irritam. Temos dois filhos um de 9 anos e outro de 4, tenho vontade de me separar de vez, penso muito em um namorado antigo de que gostava muito e que agora está solteiro. O problema é que tenho medo de me arrepender, de não ser o que eu realmente quero, de me precipitar, pois meu marido disse que não quer a separação, mas que se desta vez nos separarmos será definitivo ele seguirá a vida dele... Tenho medo de jogar fora uma vida juntos, de descobrir que gosto dele mais do que imagino, mas nossa vida esta complicada, não há dialogo, carinho e o sexo são raros... Meu esposo me disse que também tem dúvidas em relação aos seus sentimentos comigo, estamos vivendo por meses como amigos, e não sabemos o que fazer, pois já tentamos de tudo, ajuda de terceiros, padre, e não adiantou. Preciso de um "norte" pra minha vida o que devo fazer? Seguir em frente e tentar mais uma vez de tantas outras que tentamos, ou enfrentar as consequências da separação?

A melhor resposta 7 JAN 2016

A briga e os insultos podem ser expressões de desgaste de uma relação. Este desgaste pode ter várias causas e sintomas que precisam ser compreendidos e bem conhecidos primeiramente individualmente. A insatisfação quanto aos pequenos comportamentos podem se intensificar principalmente quando há uma dificuldade de comunicação do casal. Contudo, só vocês podem conversar e se responsabilizar quanto à tentativa de reconciliação ou a separação.
É claro que não há uma resposta ou solução única para todos os casos, mas existem profissionais que podem ajudar neste processo através da terapia individual ou mesmo de casal, caso vocês se sintam a vontade em fazer. Na terapia de casal é preciso que ambos estejam dispostos a ouvir e se entregar na busca da reconciliação conjugal saudável através de novos comprometimentos de cada um, e uma reconciliação de ânimo para manter o relacionamento e avida sexual.
Estou à sua disposição, caso precise de acompanhamento psicológico ou para maiores esclarecimentos. Abraços, Danielle Almeida

Danielle de Almeida Psicólogo em Rio de Janeiro

353 respostas

13 JAN 2016

Ola Edi, tudo bem?
Que tipo de vida e casamento você gostaria de ter? Você acha possível que seu casamento fique dessa forma, mesmo dizendo que "nunca foi um mar de rosas?
O momento é quando você se sentir pronta, independente de se existe um ex namorado ou como ficarão seus filhos, pois seu marido continuará como pai deles.
Boa sorte, tenho certeza que conseguirá ter um relacionamento feliz um dia.

Camila Prado Psicólogo em Mogi Mirim

2 respostas

11 JAN 2016

Olá. A comunicação é peça fundamental em uma relação, e quando ela está prejudicada a relação também não vai bem!. Casamento não é fácil e quando as coisas não vão bem é normal se sentir confusa. Seria importante que você buscasse terapia para poder se conhecer melhor e se fortalecer, pois é preciso estar bem consigo mesmo para estar bem com o outro. Da mesma forma é importante que seu marido também busque apoio psicológico. Outra saída é vocês fazerem terapia de casal.
Qualquer dúvida estou a disposição.
Um abraço.
Dione Issagava Duarte

Dione Issagava Duarte Psicólogo em Ribeirão Preto