Sensação de ter perdido o caminho...

Feita por >Rafael · 11 fev 2020 Coaching

Tenho 30 anos, estou atualmente trabalhando em uma escola das 13 as 22hrs... Fico com a sensação de que estou "perdendo tempo" e deveria estar me preparando para meus concursos públicos...
Não sei se devo continuar ou pedir para sair, pois a realidade é que perdi o "encanto" com essa situação...
Fico no aguardo de alguma resposta

A melhor resposta 14 FEV 2020

Olá Rafael, tudo bem?

As vezes você acha pode ter alguns " Conflitos existenciais". No seu relato não parece que você está perdido, e sim que sua vontade e sentido no que faz para você mudou de direção. Talvez a escola não esteja mais fazendo sentido para você, e você agora está atraído pelos concurso públicos. Se é então sua vontade, faça
Agora a questão de sair ou não tem que colocar na balança. Coloque nela tais situações como: financeiro, estresse, tempo de estudo, fadiga, entre outras coisas que podem pesar sua saída dessa escola, ou não

Abs
Murilo Vital

Murilo Vital Psicólogo Psicólogo em Limeira

139 respostas

18 FEV 2020

Rafael, entenda a fundo qual é o seu objetivo profissional e pessoal, coloque pra você mesmo um prazo para alcançar esse objetivo e estruture o passo a passo do como chegar até ele. É importante que você consulte semanalmente o quanto avançou no seu passo a passo e corrija o que tiver que ser corrigido.
Você é a melhor pessoa para saber o que te deixará mais satisfeito. Tenha coragem para seguir seus sonhos...

Patricia Zanelli Psicólogo em São Paulo

9 respostas

18 FEV 2020

Rafael creio que fazer uma Psicoterapia irá te auxiliar nesse momento na sua vida para voce se encontrar!

Natalia Martins Psicólogo em São Paulo

445 respostas

13 FEV 2020

Rafael
Depende da tua situação econômica: O estar trabalhando é um pássaro na mão. O se preparar para concursos, é um pássaro voando...
Uma coisa é o sonho que está no mundo das idéias. Outra coisa é o concretidade: precisa te sustentar.
Tu pode até apelar para outros, mas vai ficar dependente deles.
É uma questão de escolha e decisão que requer responsabilidade pelo que escolher.

5817 respostas

12 FEV 2020

Oi Rafael,
É importante ouvir a si próprio. Se você está com essa sensação de perda de tempo, provavelmente o que faz não tem o sentido que quer dar a sua vida, mas por outro lado, o que te impede de estudar para concursos públicos, se é isso que quer?
O primeiro passo você já deu, que é sua constatação de insatisfação no que faz, mas nao precisa abandonar o barco se ainda n chegou em um porto mais seguro. Eu trabalho ajudando profissionais a fazer essa transição de carreira, com consciência e gradativamente. E te digo, é possível fazer um planejamento para isso, se desejar, posso te explicar como.
abs

Katia Vega Psicólogo em Rio de Janeiro

28 respostas

12 FEV 2020

Oi Rafael
as vezes ficamos tão ansiosos em definir nosso futuro que acabamos por anular nosso presente e tendemos a achar que tudo é perda de tempo. Já parou pra pensar em quantas oportunidades, situações, pessoas etc que vc deixa passar despercebida no seu dia a dia por estar ocupado com sua cabeça pensando num futuro que ainda não te pertence?
Como uma forma de "testar" se o que voce está achando procede ou não, em relação a perda de tempo, que tal começar a vivenciar realmente o seu dia a dia, valorizar seu esforço diario em seu trabalho, usufruir das coisas, pessoas e situações de seu cotidiano?? O resultado do cuncurso será uma consequencia de seu esforço, independente se vc passa muito tempo trabalhando ou estudando, comece a dar sentido para sua vida desde hoje, isso só depende de vc!
Lembre-se que a vida é todo dia, ela não está no futuro e nem no passado, viva!!

Rosiani Ferreira Damasceno Psicóloga Psicólogo em Breves

1 resposta

12 FEV 2020

Olá Rafael! Grato por participar. Fernando Pessoa nos diria: "Tudo vale à pena, se a alma não é pequena." Primeiro você não precisa sair do trabalho para preparar-se para concursos; segundo, você deve procurar trabalho para realizar com prazer, antes de pensar em concurso público. Você não relatou sua personalidade, suas habilidades, suas atribuições atuais de trabalho, seus interesses, sua formação escolar, dentre outros fatores. Perder o encanto hoje, não assegura que esse encanto não poderá ser perdido amanhã. Então, será importante você ponderar algumas questões: Até que ponto o ato de trabalhar é um ato gerador de novos conhecimentos para o que se quer da vida? O trabalho gera um rendimento, sendo assim, qual o grau de importância desse rendimento? Como se aproveita, de fato, o tempo? A perda do encanto decorre do trabalho pouco atrativo, ou do sentido que você está dando a ele? Diante dessas ponderações, será muito enriquecedor você passar por um processo de orientação ocupacional com um psicólogo. Coloco-me à disposição para aprofundamentos. Um abraço: Ary Donizete Machado.

8607 respostas

12 FEV 2020

Olá Rafael, tudo bem?
Geralmente costumamos contar as horas para sair do serviço; desejamos que o final de semana passe para que possamos aproveitar o feriado; contamos as semanas para o os feriados "pois iremos descansar / sair / aproveitar / viver"; ou até mesmo os meses para nossas férias e logo após a nossa aposentadoria!
O questionamento que eu faço é:
Aquilo que você faz lhe agrega como ser humano? Você é aquilo que desejaria ser ou você aquilo que os outros desejaram que você fosse?
A vida não on e off "liga e desliga", nós trabalhamos e estamos vivendo, nós estudamos e estamos vivendo, a vida não ocorre somente aos finais de semana / feriados / férias... Quando mais desejamos que esse tempo passe, mais estamos caminhando para nossa finitude!
Convido a você refletir perante esse questionamentos, se precisar de alguma ajuda busque um psicólogo!

Guilherme Bondezzan Psicólogo em Osasco