Sensação de estar sendo constantemente vigiado

Feita por >GilneiAlves · 10 ago 2017 Psicologia clínica

Bom dia prezados psicologos, meu nome e Gilnei , faço adm na Uneb campus I, e comecei a ter problemas quando ainda estudava letras e me formei no campus II da Uneb, sempre fui dedicdo aos estudos, ate que perdir em uma disciplina chamada teoria da literatura, aquilo me deixou muito abatido mais nao desistir, passei a estudar com muita frequencia e afinco teorias, estudava tanto as teorias interdisciplinares desde linguagens, subjetividades, historia, filosofia, que vivia num turbilhao de discussoes dentro da residencia universitaria que eu morava naquele tempo, foi nessa epoca que comecei a namorar, tive dois namoros frustrados, ambos fui traido, tentei de todos os jeitos salvar o relacionamento, lia de tudo ate sobre sexualidade pegando desde Pierre Bourdieu, Michel Foucalt e sites e blogs que ajudasse a salvar o relacionamento, foi nesse tempo que comecei a ficar depressivo e dormir muito, nao estava me dedicando o suficiente, estava sentindo muitas dores internas, nao so pelo termino do namoro, mas por entrar em constantes conflitos de ideias com os moradores da residencia, devido a diversas questoes desde alimentaçao etc, foi ai que num dia na cantina da universidade comecei a escutar pequenos barulhos, parecia vozes muito distante, quase incompreensiveis, ate perguntei a um colega se ele estava escutando aquelas vozes, era muito sofrimento interno devido as disputas nao so na residencia universitaria, mas no campus devido as greves etc, e foi nesse periodo sob a influencia de um colega de residencia que comecei a assistir filmes pornos, assistia de forma cada vez mais frequente, e pedia cada vez mais o interesse em estudar com afinco, foi nesse periodo devido a frustaao de terminar o namoro, que passei a ficar mais deprimido, e dormindo muito, sentindo fraqueza no corpo, e intensas dores por viver naquela confusao de uma moradia estudantil, depois que concluir a universidade no interior do campus II da Uneb, perdir transferencia para continuar estagiando em Salvador, j´ que eu nao queria ficar morando mais naquela cidade de Alagoinhas, mas sem sucesso perdir o estagio, isso acabou me deixando mais ainda depressivo, sem emprego, sem namorada e sem motivaçao, comecei a ficar direto na internet estudando e vendo filmes porno, passei por um periodo tao complicado que via ate sites gays, lesbicos, e todo o horror desses sites, chegando as vezes ao ponto de desespero, pois ja estava querendo me suicidar, ai usava o porno para chamar atençao do meu desemprego, e da minha carencia afetiva e dores amorosa e tentativa de querer me suicidar, queria chamar a atençao de qualquer pessoa como uma forma de perdir socorro, ate de forma politica se fosse preciso, mas percebi que eu estava me autodestruindo, e as vozes se intensificaram na cabeça, parecia que tinha alguem conversando comigo, tudo que fazia ou lia tinha algum sentido para aquelas vozes na cabeça, que partia desde questoes relacionado a sexualidade, a questoes politicas, e sociais, cheguei ate pensar que as vozes eram espiritos fui at´ em algumas religioes para ver se expulsava aquelas vozes de minha cabeça, fui entao para um psiquiatra e comecei a tomar haldol e outros medicamento para ansiedade por exemplo, as vozes diminuiram, porem sempre que eu achava que poderia parar de tomar haldol o problema voltava, achava que as pessoas da rua estava falando de mim, e at´ em casa achava que estava sendo observado, nesse periodo conheci uma pessoa, e parei ate de acessar por um tempo site porno, so que o namoro de 1 ano terminou e eu voltei a ter os mesmos problemas de depresao, afetivo e ver filme porno, at´ que entrei num site de relacionamento e conheci uma pessoa que fiquei por 2 anos, so que sempre nas crises de perseguiçao , achando que eu estava sendo rotulado de gay, lesbico, em questoes que envolvia sexualidade, politica, sociedade, e espirito, quando terminou meu ultimo namoro percebi que estou ainda num problema de depressao nao so pela falta de trabalho , mais afetivo e social, pois de algum modo fico passando o tempo na internet procurando conhecimentos, vendo site porno ainda, e com muita sensibilidade na alma, parecendo que me falta algo, parecendo que gostaria de nao so de ter uma namorada que eu pedir tanto a Deus num sofrimento imenso que tive e tenho, mas de equilibrar meus sentimentos pois crio ate perfis em sites de relacionamento para ver se encontro outra pessoa, ao so para ser minha namorada, mas para me fazer companhia e dividir seus aprendizados comigo e eu com ela. Mas percebo que meu problema est´ sendo em dormir muito, ficar muito na internet as vezes sem dormir direito, e depressivo por nao ter arrumado emprego ainda.

A melhor resposta 10 AGO 2017

Boa tarde Gilnei,

Seu relato apresenta uma ansiedade muito grande. Vejo que já fez uma consulta ao psiquiatra, Mas não entendi se continua com a medicação ou quanto tempo isso faz. Me parece que já faz um tempo que esses sintomas apareceram, não é mesmo? Te indicaria procurar um terapeuta e voltar ao psiquiatra. Creio que a combinação de tratamentos pode ajudar a melhorar seus sintomas.

Abraços

Elisa Lengler

Elisa Canellãs Lengler Psicólogo em Florianópolis

453 respostas

11 SET 2017

Olá, Gildnei. Seria interessante que tivesse o acompanhamento de algum profissional, pois os casos de depressão sempre pedem mais cuidados. Chama a atenção o seu relato sobre a reprovação em uma disciplina e a forma com que busca nos livros e nas teorias respostas para coisas práticas da vida. Parece que está racionalizando coisas que costumam ser da ordem da emoção. Creio que a sua dificuldade está em lidar com os sentimentos e isso te leva a essa constante vigilância de si mesmo (através das vozes) que te acompanham para saber se está mesmo se esforçando e dando o seu máximo. Como pela sua avaliação você não está fazendo o melhor (internet, filmes, sem emprego) o conflito se instala. Se não puder arcar com um tratamento, busque o CAPS ou o serviço de Psicologia de alguma faculdade. Espero ter ajudado. Por favor, cuide-se. Abs.

Verena Freire Psicologia do Esporte Psicólogo em Salvador

28 respostas

22 AGO 2017

Gilnei,
procure um profissional psicanalista para te auxiliar com essas questões que você apresenta. Espero ter ajudado.

Julio Cesar Spehar Psicólogo em Santo André