Sensação de que estou aprontando e prestes a ser pego

Feita por >Usuario · 7 set 2023 Abordagem psicológica

Me considero um pessoa bem sucedida nos aspectos profissional e financeiro, mas tenho uma sensação constante de que estou fazendo algo de errado (como uma criança que está aprontando e tem medo de ser descoberta), mas o detalhe é que não faço nada escondido nem tenho qualquer coisa específica que me faça sentir mal.

Esta sensação piora em atividades rotineiras como lavar a louça, assistir TV, caminhar, fazer compras. Por causa disso, não consigo mais fazer atividades lúdicas como ler um livro ou assistir um filme.

Convivo com este problema há uns 5 anos, quando comecei acompanhamento psiquiátrico, mas a manutenção dessa sensação vem me fazendo questionar o próprio sentido da minha existência.

Nunca tive tendências de me provocar qualquer mal, mas todos os dias desejo que minha existência termine.

Sinto muito medo de ser julgado por este problema. Estou cada vez mais calado e recluso.

Mais que uma dúvida, achei que compartilhar este problema de maneira anônima me aliviaria um pouco, pois não converso sobre isso fora do consultório e hoje estou me sentindo um pouco pior que o normal

A melhor resposta 11 SET 2023

Olá Usuário! Obrigado por escrever. Não ficou claro se você está ou não vivendo acompanhamento com psicólogo, em consultas minimamente semanais, com duração de cinquenta minutos. Certamente há sentimento de culpa, mas ancorado em distorções emocionais que você precisa vivenciar esclarecimento profundo, seguro, confiável em trabalho científico com psicólogo.
Não se esqueça de que você já está se julgando e julgando pesadamente. Não há a possibilidade de outra pessoa ser tão dura em julgamento, quanto você. Você está atribuindo a outros, o julgamento que é seu.
Humanize-se: todos erramos, não somos perfeitos, poderemos nos melhorar, mas nunca seremos perfeitos.
Conte conosco, se for o caso.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8644 respostas

9 SET 2023

Voce tem uma sensibilidade muito forte e isso é muito valioso.
Voce está vivenciando uma crise existencial: não sabe quem é (precisa descobrir), não sabe do teu objetivo/propósito de vida, foi educado pelos padrões do sistema e o que está fazendo, não condiz com o que a tua vida quer, não condiz com o teu propósito de vida.
O sentimento de estar fazendo uma coisa errada é exatamente isso... você não está agindo corretamente de acordo com as coordenadas da vida. E você não veio aqui para ser manipulado por outros; veio aqui para se corrigir, aprender e expandir a consciência.
Precisa resgatar a tua inteligência vital, a mesma que você a substituiu pela verdade dos outros.
Hoje você faz o que o sistema determina, o que os outros te dizem, o que os familiares recomendam, o que a educação ensinou, o que a sociedade e a religião determina, mas não se sente realizado, dentro de ti permanece o vazio, a angústia, a baixa autoestima, o desânimo, o medo, a culpa. Medo e culpa são dois mecanismos que o sistema usa para te manipular.
Consegue se recuperar fazendo Psicoterapia de Autenticação.
Abraços

5817 respostas

8 SET 2023

Olá Usuário, já pensou em fazer acompanhamento psicológico para complementar o acompanhamento psiquiátrico? Será importante, pois assim você vai se autodescobrir e entrar em contato com seus medos e angústias.
Espero ter ajudado.
Abraços,
Mariana

Mariana Coury Nassar Ferreira Godoi Psicólogo em Goiânia